Desde 2017, prefeitura e IPHAN estão em diálogo sobre o projeto
Foto: ASCOM - Reprodução
O município de Icapuí possui uma grande quantidade de sítios arqueológicos pré-coloniais e coloniais, um desses acervos se encontra na Casa de Cultura Pindu, na praia da Ponta Grossa. Nesse sentido, aconteceu nesta sexta-feira (23), na secretaria de governo, uma reunião para tratar do projeto de implantação do Museu Arqueológico na comunidade, com representantes do IPHAN e da prefeitura.
O objetivo é que com a implantação do museu, o acervo seja melhor acondicionado, e que a comunidade possa receber de forma adequada moradores, pesquisadores e turistas que buscam conhecer e estudar a história local.
Participaram do momento, o prefeito Kleiton Pereira, a primeira-dama e secretária de planejamento, administração e finanças, Janice Pereira, o assessor do prefeito, Júnior Maia, o secretário de governo, Jardel Oliveira, o secretário de cultura e turismo, Maxsuel Barros, o secretário da SEDEMA, Eurivan de Paula, o presidente do IMFLA, Hernandes Félix, o vereador Sidivânio, representantes da comunidade de Ponta Grossa, técnicos da secretaria de cultura, de governo e infraestrutura, além da Superintendente do IPHAN no Ceará, Sra. Cristiane Buco e Alexandre Jacó.
Na ocasião, foi apresentado o projeto e as etapas para instalação, formas de recuperação do acervo e maneiras de financiamento do projeto. Também foi encaminhado a criação do grupo de trabalho para dar prosseguimento às ações e mencionado sobre a busca de parcerias público-privada.