NOTÍCIAS

05-JAN-2026

Dignidade Menstrual: Icapuí conta com farmácia credenciada para oferta gratuita de absorventes

Por Assessoria de Comunicação 05/01/2026 #saúde

Arte: Reprodução

Visando garantir o acesso gratuito a absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade ou baixa renda, Icapuí conta com farmácia credenciada ao programa do Governo Federal. A Fernandes Farma fica localizada no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz.

Quem pode ter acesso?

Pessoas que menstruam entre 10 e 49 anos cadastradas no CadÚnico e que atendam a, pelo menos, um dos critérios abaixo:

- Ter renda mensal de até R$ 218.

- Estar em situação de rua, sem limite de renda.

- Ser estudante de baixa renda da rede pública com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo.

Como funciona a retirada?

- Cadastro no CadÚnico

- Para acessar os absorventes menstruais nas Farmácias Populares credenciadas ao programa, é necessário emitir uma autorização que pode ser obtida de duas formas:

No Meu SUS Digital - Você mesma pode emitir com a autorização pelo computador ou smartphone. Faça o login no Gov.br e acesse o aplicativo ou o site do Meu SUS Digital.

clique em "Emitir Autorização" no Programa Dignidade Menstrual.

Se preferir ou se não tiver acesso a um dispositivo ou à internet, vá até a UBS mais próxima e peça para a sua autorização ser emitida por lá. As equipes de saúde da atenção primária estão prontas para orientar sobre o programa e qualquer profissional pode imprimir essa autorização, incluindo agentes comunitários.

Além do acesso rápido e próximo de você, aproveite para tirar dúvidas sobre saúde menstrual e outras questões de saúde.

Como fazer a retirada?

Apresente um documento pessoal com foto, CPF e a autorização impressa ou digital em uma farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular. É permitido retirar até 40 absorventes por vez.

Sobre o programa Dignidade Menstrual

O Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual é uma iniciativa do governo federal que promove equidade de gênero, justiça social e garantia de direitos para meninas, mulheres e todas as pessoas que menstruam. Para enfrentar a pobreza menstrual no país, desde 2024, o programa oferta absorventes gratuitamente a quem vive em vulnerabilidade por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil e desenvolve educação em saúde menstrual para agentes públicos, profissionais de saúde e toda a população, a fim de combater os estigmas e a desinformação sobre o ciclo menstrual.

Em caso de dúvidas, procurar a Secretaria Municipal de Proteção Social.

 

Deixe seu comentário

pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo

Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024