NOTÍCIAS

10-SET-2025

Icapuí recebeu intercâmbio cultural de Minas Gerais com o espetáculo Mistérios do Urro

Programação gratuita teve teatro, oficinas, rodas de conversa e espaço de escuta comunitária, conectando Minas Gerais e o Nordeste em um intercâmbio cultural

Por Assessoria de Comunicação 10/09/2025 #cultura

Foto: Acervo da Secretaria de Cultura e Turismo

Icapuí recebeu na quarta-feira, 3 de setembro, na praça central, o espetáculo "Mistérios do Urro", da companhia Mundo Cênico, de Perdões (MG). A apresentação foi gratuita e fez parte de um intercâmbio cultural que envolveu teatro, oficinas, rodas de conversa e um espaço de escuta comunitária chamado Palco Livre.

A iniciativa foi apresentada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pela Aliança Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fortalecendo o diálogo entre territórios, valorizando saberes comunitários e promovendo consciência ambiental por meio da arte.

O espetáculo

A peça "Mistérios do Urro: uma história de encantamento e cuidado com o planeta", acompanha Amora, uma jovem cientista que se aventura em um mundo em desordem, onde tempo, estações e sonhos parecem fora do lugar. Movida pela curiosidade, ela parte em busca da origem de um urro misterioso que ecoa sem cessar. No caminho, encontra criaturas fantásticas e se conecta às vozes de sua mãe, avó e bisavó, descobrindo que cuidar do planeta é também um ato de memória e identidade.

Oficina de Teatro

Direcionado a grupos de associações locais de Icapuí, o Mundo Cênico proporcionou uma oficina de teatro com o objetivo de promover a arte como ferramenta de integração social, desenvolvimento cultural e fortalecimento comunitário, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar técnicas cênicas, expressão corporal e criação coletiva. Mais do que uma atividade artística, a oficina estimulou o protagonismo, a criatividade e a valorização da identidade cultural dos territórios envolvidos.

As associações participantes receberam livros educativos da cultura afro-brasileira e instrumentos musicais.

Palco Livre: espaço de escuta e expressão

Aberto à comunidade, o Palco Livre reuniu artistas, moradores, educadores e jovens que compartilharam expressões artísticas, histórias e saberes. A proposta foi criar um ambiente colaborativo, onde cada voz importa e cada gesto inspirou transformação.

Para a Aliança Energia, iniciativas como essa reforçam a conexão entre cultura, educação e sustentabilidade. "Acreditamos que apoiar a arte é também investir em conhecimento, sensibilidade e transformação social", destacou Marcelo Werly, Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia.

O intercâmbio cultural foi ao encontro do compromisso da empresa com a democratização do acesso à arte e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial o de número 4, que busca garantir educação de qualidade para todos.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo

Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024