Foto: ASCOM (por Thiago Tavares)
A última Consulta Pública da Política Nacional Aldir Blac (PNAB) aconteceu na Casa de Cultura Cores da Vida, na tarde desta quarta-feira (23). O momento reuniu representantes da pasta, moradores do centro e fazedores de cultura.
Na ocasião, foram apresentadas três propostas para o Plano de Alocação dos Recursos (PAR - 2025), conforme as informações colhidas nas consultas realizadas durante o mê, no qual os presentes fizeram a escolha da proposta mais adequada à realidade local.
As Consultas Públicas da PNAB aconteceram durante todo o mês de julho, de forma virtual, por meio de questionários. E de forma presencial, em Redonda, na Bibliopong, ocorrida no dia 11/07, em Peixe Gordo, no Centro Cultural, ocorrida em 18/07 e por fim, na Casa de Cultura Cores da Vida, no dia 23/07.
Em breve a Secretaria de Cultura e Turismo vai publicizar todas as informações sobre a PNAB.
O que é a PNAB?
A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc I e na Lei Paulo Gustavo. Os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os/as trabalhadores(as) da área da cultura. Assim como poderão executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.
O objetivo das Consultas Públicas foi ouvir a população visando a transparência na execução dos recursos da PNAB e o fortalecimento da participação social. Em Icapuí serão R$ 178.505,25 para o investimento nas políticas culturais pela PNAB em 2025.