NOTÍCIAS

21-MAI-2025

Igualdade Racial: COMPIR recompõe o colegiado e faz escolha da mesa diretora para o biênio 2025/2027

Por Assessoria de Comunicação 21/05/2025 #cidadania

Foto: ASCOM (por Júnior Rebouças)

Dois anos se passaram da primeira posse dos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). Agora, um novo colegiado chega para somar. Na ocasião, também aconteceu a escolha da mesa diretora para o biênio 2025/2027, nesta quarta-feira (21), no auditório da secretaria da educação.

O Conselho foi criado pela Lei Nº 888/2021, de 15 de dezembro de 2021, como órgão consultivo e deliberativo, formado por representantes do Governo Municipal e membros da Sociedade Civil Organizada para mandato de dois anos.

O principal objetivo é a elaboração de políticas públicas para assegurar as condições de igualdade às populações negras, indígenas, ciganas, e outros segmentos étnicos que sofrem violências e violações de direitos na sociedade. Além de prestar assessoramento, propor ideias, atuar e fiscalizar no combate ao racismo.

Andrea Carla, ex-presidenta do conselho, afirmou que o conselho precisa de uma atuação integrada e integral, intersetorial, em diálogos com as secretarias, com a sociedade civil e o governo, dando visibilidade a missão e as estratégias para as políticas raciais.

Cláudia Robéria, eleita presidenta, destacou que "as contribuições do COMPIR para a sociedade, é que seja uma política efetiva, de maior representatividade nos espaços públicos, de maior participação e poder nos espaços de decisão, de enfrentamento do racismo, da intolerância religiosa de mais respeito a diversidade".

Foram escolhidos, Cláudia Robéria como presidenta, Francisco Anderson da Silva como vice-presidente e Abdiane Lúcia da Silva como secretária.

Confira os membros do novo colegiado abaixo.

COLEGIADO 2025/2027

GOVERNO

Jardel Oliveira da Silva

Eldevan Nascimento Silva

EDUCAÇÃO

Claudia Robéria da Silva (Presidenta)

Maria Aparecida de Alcântara

PROTEÇÃO SOCIAL

Andréa Carla Pereira

Clemilda Martins Alves

CULTURA E TURISMO

Vanessa Camilo dos Santos Silva

Francisco Nacélio de Paula

SAÚDE

Gislaine Thaís Rebouças de Freitas

Joice Silva de Almeida Sousa

SEDEMA

Abdiane Lúcia da Silva (Secretária)

Raimundo Mauricio Braga

CÂMARA

Erika Costa da Silva

Normando Nonato da Silva

ASSUMI

Josenildo Soares de Sousa

Eduardo Rodrigues de Andrade

SINDSERPUMI

Francisco Celestino Cavalcante

Enock Douglas Roberto da Silva

ADECI

Antonio Sérgio de Araujo

Antonio Sávio de Araújo

OAB - Subseção Litoral Leste

Norma Navegantes da Silva

Xeila Maiane da Silva Freitas

RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA

Francisco Anderson da Silva (Vice-presidente)

Aléxya Silva Borges

CMDCA

Francisca Neuma Pereira da Silva

Carla da Paz Bezerra

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo

Selo ATRICON Prata 2024Selo UNICEF 2021-2024