NOTÍCIAS

04-JUL-2023

CineSolar chega a Icapuí com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações para toda a família

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Centro Cultural da Praia de Quitérias, com evento gratuito no sábado (08/07), a partir das 18h30

#Cultura POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 04 DE JULHO DE 2023

Arte: Reprodução Cine Solar l Benu Comunicação

A experiência do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a Icapuí (CE) com atividades culturais gratuitas para a população. Com apoio da Prefeitura Municipal, serão exibidos curtas-metragens com temas infantis e ambientais e o filme "Mogli - O Menino Lobo", no sábado (08/07), a partir das 18h30, no Centro Cultural da Praia de Quitérias. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

"Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais", diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com infográficos, iluminação e decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma -, o veículo é uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades e mostra, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Nas sessões de cinema, o CineSolar também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas): saúde de qualidade; igualdade de gênero; redução das desigualdades; consumo e produção responsáveis; paz, justiça e instituições eficazes; educação de qualidade; energias renováveis; cidades e comunidades sustentáveis; combate às mudanças climáticas; e parcerias e meios de implementação.

"Para nós, difundir essa proposta em parceria com a Unesco é fundamental, tanto para sensibilizar a população, na compreensão de que todos nós fazemos parte deste grande ecossistema vivo do Planeta Terra, e que somos responsáveis pelas mudanças possíveis de serem feitas hoje, quanto para deixarmos esse legado nas cidades, nas comunidades por onde passamos", destaca Cynthia Alario.

Neste Circuito, a Sétima Produções Culturais foi convidada para selecionar os curtas-metragens infantis e ambientais com a temática "Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro". A curadoria é da diretora artística Ana Arruda, que tem se dedicado a projetos que unem cinema, artes, tecnologia e educação, como realidade virtual e laboratórios internacionais de narrativas imersivas. Ela também é idealizadora e diretora do Curta Brasília - Festival Internacional de Curta-metragem.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

Sessões de Cinema

Data: sábado (08/07)

Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais com o tema ‘Protagonistas do Amanhã: Moldando o Futuro'

19h30 - 2ª sessão: filme ‘Mogli - O Menino Lobo'

Entrada: gratuita - não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Centro Cultural da Praia de Quitérias - Praia de Quitérias, s/n - Icapuí/CE

1ª sessão

‘A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira' - Direção: Beatriz Ohana - Rio de Janeiro/2019 - Ficção - 15 minutos - Livre

Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: Lixeira Furada e Capitão Sujeira. Uma aventura cheia de imaginação, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.

‘Trincheira' - Direção: Paulo Silver - Alagoas/2020 - Ficção - 15 minutos - Livre

Num aterro de lixo, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

‘Pedro e o Velho Chico' - Direção: Renato Gaia - Minas Gerais/2017 - Animação - 18 minutos - Livre

Após acordar de um pesadelo, o garoto Pedro fica assustado com o destino do planeta. Ao entregar o lixo ao catador de material reciclável "Seu Chico", Pedro recebe do simpático velhinho um misterioso diário que o convida para uma viagem mágica pelo São Francisco revelando uma verdade assustadora sobre o Rio.

‘Valentino' - Direção: Cassiana Maranha - Paraíba/2014 - Ficção - 4 minutos - Livre

Valentino tem nove anos, quando é apresentado à música por sua amiga da mesma idade, Sofia. Ele se encanta e um novo mundo se abre ao pequeno garoto. Valentino decide ser músico. Só um detalhe: ele possui surdez profunda. Uma história sobre a realização do improvável, a determinação para alcançar um objetivo e o valor do amor. Valentino ouve menos e sente mais.

2ª sessão

‘Mogli - O Menino Lobo' - Duração: 1h51 - Gênero: Aventura/Fantasia - Diretor: Jon Favreau - País: EUA

A trama gira em torno do jovem Mogli, garoto de origem indiana que foi criado por lobos em plena selva, contando apenas com a companhia do urso Baloo e da pantera negra Bagheera, sem nenhum contato com humanos. O menino é amado pelos animais, mas visto como uma ameaça pelo temido tigre Shere Khan, que está decidido a matá-lo. Com a família de lobos ameaçada, Mogli decide se afastar. Baseado na série literária de Rudyard Kipling.

Sobre o CineSolar

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 oficinemas - que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando acesso às técnicas básicas que compõem a linguagem cinematográfica. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.

O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de 3 milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).

O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.

O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.

Sobre a Sétima Produções Culturais

Criada em 2010, vem se destacando no mercado audiovisual nas áreas de exibição, distribuição e internacionalização de filmes, assim como na execução de eventos de cultura, tecnologia e economia criativa. A empresa conta com experiência na realização e produção de mais de 30 eventos, mostras e festivais de cinema em Brasília, em outras cidades e países. A Sétima conta também com vasta experiência na distribuição de conteúdos de curta-metragem, especialmente para escolas e cineclubes nacionais e internacionais, e acredita no potencial do cinema e da linguagem audiovisual para transformar a realidade e a sociedade, especialmente por meio de projetos que agreguem cinema, educação e cultura e que produzam novos saberes.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Trânsito Há 2 dia(s)

Maio Amarelo: ATMI realiza programação de conscientização para o trânsito

O Maio Amarelo é um movimento criado para chamar a atenção da população para o alto índi [...]

#ConcursoPúblico Há 2 dia(s)

Concurso Público 2021: veja o 7º Edital de Convocação para nomeação e posse - (téc. de enfermagem)

Em atenção à decisão judicial do Juízo da Vara Única da Comarca de Icapuí, a Prefeitura [...]

#Cidadania Há 2 dia(s)

Maio Amarelo: emissão de credencial de estacionamento para pessoas com deficiência acontece na próxima terça-feira (7)

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) e o Núcleo de Atendimento Psicopedagó [...]

#SeleçãoPública Há 5 dia(s)

Educação: veja o 17º Edital de Convocação para professores temporários

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria da Educação, divulga o 17º Edit [...]

#Turismo Há 5 dia(s)

Icapuí participa do Mega Feirão de Viagens da ABAV-CE

Buscando a promoção e divulgação do turismo local, a Prefeitura de Icapuí, por meio da S [...]

#Pesca Há 5 dia(s)

Barcos ao Mar 2024: pescadores participam de momento de confraternização e recebem votos de boas pescas

Entrega de kits, sorteios de brindes, serviços de saúde, palestras e shows, além de um c [...]

#Educação Há 6 dia(s)

Encceja 2024: inscrições para o exame acontecem de 29 de abril a 10 de maio

O Encceja é o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, destin [...]

#SeleçãoPública Há 9 dia(s)

Nomeação: confira o 6º Edital de Convocação para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura Municipal de Icapuí torna público o 6º Edital de convocação para nomeação e [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito