CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Segurança 21/02/2024 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI divulga balanço da Operação Carnaval 2024

A Autarquia de Trânsito Municipal (ATMI) encerrou na quarta-feira (14), a Operação Carnaval 2024, iniciada na sexta-feira (9), a ação foi direcionada à conscientização dos cidadãos quanto à importância de seguir as regras de trânsito, além da sensibilização para um carnaval com segurança.

Durante a operação, foram fiscalizados 322 veículos. Sendo 19 condutores flagrados realizando ultrapassagens proibidas. Além de 172 autos de infrações de trânsito. Um caso de motorista preso e autuado por dirigir sob efeito de álcool ao realizar o teste do "bafômetro" (etilômetro). Também foram contabilizados 7 acidentes e uma moto foi recuperada com restrição de furto e roubo.

A campanha Carnaval Seguro foi realizada em conjunto com a Polícia Militar que também estava nas ruas fazendo a segurança da população.

#Segurança 08/02/2024 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Segurança Pública: ATMI, Polícia Civil e PMCE realizam operação carnaval 2024

A Autarquia de trânsito municipal de Icapuí (ATMI), Polícia Civil (PC) e Polícia Militar do Ceará (PM-CE), por meio dos seus respectivos batalhões BPTUR, POG, BPRAIO e BPRE durante o período carnavalesco, reforçará o policiamento e a fiscalização através de esforços e ações estratégicas que terão como foco a segurança dos munícipes e visitantes.

Durante o feriado prolongado de Carnaval, a ATMI em parceria com a PM-CE irá aumentar a presença em locais e horários com maior concentração de registros de sinistros de trânsito e delitos na cidade, com integração e atividades conjuntas, objetivando a redução da violência e garantindo aos usuários das CEs e vias municipais, a segurança, conforto e fluidez do trânsito.

Além disso, a operação também priorizará ações de fiscalização de trânsito, voltadas para as ações de risco dos condutores, principalmente a embriaguez ao volante devido à temporada de festejos e aumento da ingestão de bebidas alcoólicas nessa época do ano.

Haverá a intensificação dos testes de alcoolemia, ultrapassagem indevida, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta de uso do capacete, excesso de velocidade e utilização do telefone celular durante a condução de veículo.

A Polícia Militar e a Polícia Civil também intensificarão a atuação no combate ao crime, em especial, realizando abordagens focadas na prevenção, identificação de criminosos, recuperação de veículos, desarmamento e combate à circulação de drogas ilícitas.

A operação carnaval é uma parceria entre o Policiamento Ostensivo Geral (POG), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO), Polícia Civil (PC) e Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI).

#Trânsito 01/02/2024 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI divulga balanço da Operação Veraneio realizada em dezembro e janeiro

Com o objetivo de fortalecer a segurança viária, coibir excessos, reduzir o índice de sinistros e vítimas no trânsito em Icapuí, a Autarquia de Trânsito Municipal (ATMI) e Polícia Militar realizaram a Operação Veraneio, de dezembro de 2023 a janeiro de 2024.

Conforme balanço divulgado pela ATMI, foram abordados 348 carros e 212 motos, em 17 blitz realizadas. Sendo 6 casos de embriaguez ao volante, 8 veículos guinchados, 1 veículo roubado e recuperado. 462 autos de infração confeccionados e 36 flagrantes de ultrapassagens irregulares.

O órgão alerta para o respeito à sinalização e às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para salvar vidas e diminuir acidentes.

#Segurança 13/12/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI realiza Operação Veraneio durante o período de dezembro a fevereiro de 2024

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí visando garantir a segurança no trânsito, durante o período de dezembro, janeiro e fevereiro, realiza a operação veraneio.

Com apoio das forças de segurança Polícia Militar (PM-CE), Policia Civil (PC), Batalhão de policiamento turístico (BPTUR), Batalhão de Policiamento de Rondas ações intensivas e ostensivas (BPRAIO) e o Batalhão de polícia de trânsito urbano e rodoviária estadual (BPRE) a autarquia está trabalhando para proporcionar um verão tranquilo para todos os moradores e visitantes.

De acordo com Marcos Jefesson, diretor da ATMI, "durante esse período, redobraremos nossos esforços para garantir a fluidez do trânsito, a segurança nas vias e praias, além de promover a conscientização sobre a importância do respeito às normas de trânsito e ao meio ambiente", afirmou.

#Educação 08/12/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI e Detran promovem roda de conversa sobre segurança no trânsito na Escola Carlota

A equipe da Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Serafim e Igor Freire, participaram no dia 1º de novembro, de roda de conversa sobre segurança viária com os alunos dos 8º e 9º anos da E.E.F.Professora Carlota Tavares de Holanda.

Visando humanizar as relações no trânsito e transformar comportamentos adquiridos ao longo dos anos, as ações buscam preservar a vida, reduzir os acidentes e promover a convivência no trânsito de modo seguro e responsável.

A educação para o trânsito é uma dos segmentos de trabalho da ATMI, que juntamente à Secretaria da Educação articulam ações educativas nos Centros de Educação Infantil e Escolas.

#Segurança 05/10/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI promoveu ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, a Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí realizou ações para promover a segurança e a educação no trânsito com atividades diversas em escolas, nas ruas e empresas locais.

Uma das iniciativas foi a realização de palestras educativas em escolas, envolvendo os alunos da rede de ensino local. As palestras não apenas transmitiram conhecimentos sobre as leis e regulamentos de trânsito, mas também destacaram a importância do respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres, criando uma consciência coletiva sobre a importância da segurança viária.

Além disso, ocorreu blitz educativas em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de orientar os condutores sobre o correto uso dos equipamentos de segurança e alertar para os perigos da direção sob o efeito de substâncias. Estas operações não se limitaram a sancionar comportamentos imprudentes; ao contrário, educaram os motoristas, contribuindo significativamente para um trânsito mais seguro e responsável.

Outra ação foi a simulação de um atropelamento na faixa de pedestres, a dramatização realista para mostrar os riscos no trânsito e a importância de obedecer às regras de trânsito.

O tema abordado durante todas as ações foi "No Trânsito, Escolha a Vida", além das atividades educativas em espaços escolares, a Autarquia expandiu sua abordagem, engajando-se com empresas locais, incluindo a 3R Petroleum e a Aliança Energia, por meio de palestras.

#Segurança 28/09/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Semana Nacional do Trânsito: ATMI promove ação educativa de simulação de atropelamento na faixa de pedestres

A ATMI e a Secretaria da Educação realizaram durante a Semana Nacional do Trânsito, uma ação educativa de simulação de atropelamento na faixa de pedestres da Escola Raimunda Lacerda.

A ação contou com a colaboração do SAMU, dos alunos do grêmio estudantil Geração Consciente da E.E.F Professora Raimunda Lacerda, produção cinematográfica dos alunos do grêmio Poder Jovem da Escola E.E.F Professora Mizinha.

O diretor da ATMI, Marcos Jefferson, apontou que "a simulação teve como objetivo destacar a relevância da segurança no trânsito e a prioridade dos pedestres nas faixas de travessia. Com essa ação, buscamos conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito às regras de trânsito e garantir a segurança de todos, assim como promover a educação sobre os primeiros socorros", destacou.

A Semana Nacional do Trânsito aconteceu do dia 18 a 25 de setembro com o tema "No trânsito, escolha a vida" com diversas ações educativas nas escolas, nas ruas e empresas instaladas na cidade.

#Trânsito 15/09/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI realiza Semana Nacional de Trânsito de 18 a 25 de setembro

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) realiza durantes os dias 18 a 25 setembro, ações da Semana Nacional de Trânsito, como um reforço das atividades do maio amarelo, para incentivar à sociedade com práticas para um fluxo mais seguro.

Com a temática "No trânsito, escolha a vida", a programação foi pensada de forma intersetorial para intensificar a educação no trânsito no município.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

- 18/09/2023 (Segunda) - Apoio na Caminhada da Inclusão - Saindo do ginásio José do Carmo Rebouças - 7h

- 19/09/2023 (Terça) - Palestra/Reunião com pais e representantes no NAPI - Sede do NAPI - 7h

- 20/09/2023 (Quarta) - Teatro com os alunos da Escola Raimunda Lacerda - Escola Raimunda Lacerda - 7h30

- 21/09/2023 (Quinta) - Visita a sede da 2W Energia para mesa redonda sobre itens de segurança no trânsito - Sede da 2W - 7h

- 25/09/2023 (Segunda) - Ação no C.E.I Alfredo Teodolino em Tremembé - 14h

- 25/09/2023 (Segunda) - visita a sede da 3R redonda sobre itens de segurança no trânsito - sede da 3R - 7h

#Cidadania 22/08/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI realiza Operação Silêncio no combate à circulação de motocicletas com escapamentos adulterados

Começa nesta quarta-feira (23) em Icapuí, a operação "Silêncio", de combate às motocicletas com escapamento adulterado. Para coibir a circulação destas motos no município, serão realizadas blitz em pontos estratégicos.

Diante de incômodos causados pelos ruídos desses escapamentos, a operação busca aplicar a lei sobre veículos que possuem alterações no escapamento e provocam ruído além do limite permitido.

A operação é uma ação conjunta da Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI), Polícia Militar/CE e Polícia Civil/CE.

#Trânsito 14/08/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI participa de reunião com Detran/CE em Fortaleza

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí participou na última quinta-feira (10), de reunião na Superintendência do Detran/CE em Fortaleza, para tratar da segurança viária do município.

Participaram, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o diretor e o coordenador operacional da ATMI, Marcos Jefesson e Alexandre André, que estiveram com o Superintendente Adjunto, Marcelo Pinheiro, e o Diretor de Trânsito, Júlio Cavalcanti.

Na ocasião, foram entregues documentos de solicitação e foi tratado da segurança viária para Icapuí. Conforme Marcos Jefesson "é de fundamental importância estreitar os laços e firmar parcerias em prol da busca por melhorias para vias do nosso município", afirmou.

#Educação 10/08/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI participa de reunião com PRF/CE sobre educação no trânsito

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) esteve em reunião nessa quarta-feira (9), na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, em Fortaleza, com o superintendente executivo David Breno, para solicitar apoio nas áreas da educação de trânsito, formações para os agentes de trânsito e reafirmar parcerias.

Participaram do momento, o diretor da ATMI, Marcos Jefesson, o coordenador operacional Alexandre André, e o superintendente executivo da PRF/CE, David Breno.

Conforme Alexandre "a reunião contou, ainda, com a solicitação de apoio para a semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), que está sendo planejada, em ajustes finais que abordará sobre a educação no trânsito", afirmou.

#Educação 03/08/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI e Secretaria da Educação planejam a Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é um evento realizado anualmente no país que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro para conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito e reduzir o número de acidentes.

Pensando nisso, a Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) e a Secretária da Educação, por meio da coordenação de apoio ao estudante, realizaram na terça-feira, 1º de agosto, o planejamento da programação.

Foi definido o plano de ação para área educacional e de conscientização social com iniciativas de panfletagens e fiscalização, além da inclusão do setor de trasporte local, de cargas e turismo.

Estiverem na reunião o diretor da ATMI, Marcos Jefesson, a coordenação operacional e administrativa, Alexandre, Dallvan e Raylson e a representante da secretária da educação e coordenadora de apoio aos estudantes, Cláudia Robéria.

#Segurança 17/07/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI, ONG Aquasis e Detran/CE firmam parceria para recolhimento de animais em vias públicas do município

Os acidentes envolvendo animais em vias públicas são uma preocupação crescente em muitas regiões, podem resultar em danos materiais, ferimentos graves ou até mesmo perda de vidas humanas e dos animais. Pensando nisso, a Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí (ATMI), juntamente a ONG Aquasis participaram de uma reunião na sede do Detran em Fortaleza, para traçar estratégias de prevenção, na última quinta-feira (13).

No momento foi firmada uma parceria na fiscalização e recolhimento de animais nas vias públicas além da realização de blitz educativas nas praias e áreas de preservação ambiental do município.

Participaram, os representantes da ATMI, Marcos Jefesson e Alexandre André, a coordenadora de Políticas Públicas da ONG AQUASIS, Gabriela Pereira, e servidores do Detran/CE, o coordenador de núcleo das regionais, João Carlos, e a assistente de trânsito e transporte, Fabiana.

A parceria entre órgãos públicos, ONG's e sociedade civil organizada é fundamental para redução dos acidentes e na busca de medidas de prevenção e segurança.

#Cidadania 05/06/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI promoveu ações educativas no maio amarelo

A Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí, seguindo seu compromisso em promover a conscientização e segurança viária em nossa cidade, realizou uma série de ações durante o mês de maio, em consonância com o Movimento Maio Amarelo.

Dentre as atividades, destacam-se rodas de conversas nas escolas de ensino fundamental e médio, participação na rádio FM educativa, e uma blitz educativa, que contou com o apoio da Polícia Militar, SAMU e Polícia Civil.

Inicialmente foram realizadas rodas de conversas nas escolas do município, nas quais, foram visitadas todas as sete unidades de ensino fundamental e as duas escolas de ensino médio do município. Onde foram abordados temas como educação para o trânsito, respeito às regras e sinalizações, importância do uso dos equipamentos de segurança, como cinto de segurança e capacete, os riscos do uso de celular ao volante. Além disso, foram realizadas dinâmicas e exibição de vídeos educativos, a fim de envolver os estudantes e despertar neles a consciência para a segurança viária.

Outra ação importante foi a participação da Autarquia na rádio FM educativa do município. Por meio de programas especiais, foram transmitidas informações sobre a importância da segurança no trânsito, dicas para condutores, pedestres e ciclistas, além de esclarecimentos sobre as leis de trânsito. Essa parceria permitiu alcançar um público amplo e diversificado, disseminando conhecimento e conscientização sobre a segurança viária.

Também foi realizada uma blitz educativa, com a participação da Polícia Militar, SAMU e Polícia Civil, com o objetivo de chamar a atenção dos motoristas para a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos seguros. Durante a ação, foram realizadas abordagens aos condutores, entrega de folhetos informativos, orientação sobre o uso correto dos equipamentos de segurança e realizando testes de alcoolemia. Essa iniciativa conjunta reforçou a importância da segurança viária e demonstrou o comprometimento das autoridades locais em garantir um trânsito mais seguro para toda a população.

As ações promovidas pela autarquia seguiram a temática da campanha nacional "No Trânsito Eu Escolho a Vida" e promoveu a conscientização da população.

#Segurança 02/05/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Maio Amarelo: ATMI promove ações de prevenção e educação no trânsito

Maio Amarelo é uma campanha de conscientização no trânsito que tem como objetivo reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, nesse sentido, a Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) promove ações educativas no município e nas escolas.

A falta de atenção, o excesso de velocidade, o uso de celular ao volante e a combinação de álcool e direção são algumas das principais causas de acidentes.

A educação no trânsito é uma iniciativa que ensina valores essenciais para vida em sociedade, de locomoção, respeito nas vias públicas e senso de responsabilidade.

As ações acontecem pela manhã, a partir das 7h30, e abordarão a conscientização do uso do capacete; proibição de tráfego de veículos em praias; proibição de condução de veículo sem habilitação por menor de idade e outros.

Confira a programação

03/05/2023 (quarta) - Blitz Educativa - Distribuição de panfletos (em frente a Mizinha)

04/05/2023 (quinta) - Palestra Educativa na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Jaime Cunha Rebouças

09/05/2023 (Terça) - Palestra Educativa na Escola Professor Francisco Ezequiel da Costa

10/05/2023 (Quarta) - Palestra Educativa na Escola Municipal Gabriel Epifanio dos Reis

12/05/2023 (Sexta) - Palestra Educativa na Escola Raimunda Lacerda

16/05/2023 (Terça) - Palestra Educativa na Escola Joana Marques Bezerra

19/05/2023 (Quinta) - Palestra Educativa na Escola Maria Edilce Barbosa

23/05/2023 (Terça) - Palestra Educativa na Escola Horizonte da Cidadania

25/05/2023 (Quinta) - Palestra Educativa na Escola Mizinha

30/05/2023 (Terça) - Palestra Educativa na Escola Municipal Carlota Tavares

#Segurança 14/04/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI divulga balanço da operação Semana Santa

Durante o feriado da Semana Santa, a cidade de Icapuí recebeu muitos visitantes, e para garantir a segurança dos munícipes e turistas, a Autarquia de Trânsito de Icapuí e a Polícia Militar do Ceará realizaram a Operação Semana Santa.

Os agentes de trânsito e o policiamento estiveram presentes nas principais vias da cidade para abordar os condutores e orientá-los sobre as leis de trânsito e as medidas de prevenção de acidentes. Foram realizadas fiscalizações de alcoolemia e o uso obrigatório dos itens de segurança

O balanço divulgado pelos órgãos registrou apenas (um) sinistro de trânsito durante todo o feriado e nenhuma ocorrência criminal.

A operação contou com a participação da Autarquia de trânsito Municipal de Icapuí (ATMI), Polícia Militar, por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG), o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR) e da equipe do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO).

#Segurança 07/04/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Operação Semana Santa: ATMI e PM-CE intensificam fiscalizações no município

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) e Polícia Militar do Ceará (PMCE) iniciaram na quinta-feira (6) a operação semana santa, com a fiscalização e conscientização dos condutores.

Com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como identificar possíveis infrações, os trabalhos serão intensificados durante o feriado, uma vez que existe um aumento da circulação de pessoas e veículos.

O policiamento e a fiscalização ocorrem em conjunto entre as forças de segurança ATMI, POG, BPTUR e BPRAIO.

Confira algumas recomendações de segurança no trânsito:

- não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas:

- utilizar o cinto de segurança e dispositivos de retenção adequados;

- uso do capacete é obrigatório;

- respeitar os limites de velocidade;

- ultrapassar somente com segurança;

- respeitar as regras gerais de circulação e conduta.

#Segurança 03/04/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI realiza operação de recolhimento de animais nas estradas do município

Ocorrências com animais nas pistas é uma das principais causas de acidentes de trânsito no país, por isso, a Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) realizou nos dia 29 e 30 de março, a operação em conjunto com outros órgãos competentes, para e retirada de animais das (CE's) do município.

Visando a segurança nas estradas, atendendo ao pedido da população e pelo registro de colisões no município, a ação aconteceu por meio de solicitação feita pela ATMI ao DETRAN/CE, que atendeu ao pedido.

Conforme Alexandre Silva, coordenador operacional da ATMI, "os animais foram levados para Morada Nova, onde passam por todos os cuidados e os tutores têm até 7 dias para fazer a retirada".

A ação aconteceu por meio da parceria entre a ATMI, DETRAN/CE e o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

#Segurança 16/02/2023 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Segurança: ATMI E PM-CE farão fiscalização no período de carnaval

Durante o período de carnaval, a Autarquia Municipal de Trânsito (ATMI) e a Polícia Militar do Ceará (PM-CE) reforçarão as fiscalizações no município, com foco no uso do capacete, no uso do cinto de segurança, embriaguez ao volante, ultrapassagens indevidas, nos perigos do uso celular ao dirigir e na importância do uso da cadeirinha e dispositivos de segurança no transporte de crianças.

O patrulhamento preventivo será intensificado por meio de rondas ostensivas na cidade e do posicionamento estratégico das viaturas ao longo dos trechos mais movimentados e considerados pontos críticos, pelo alto índice de acidentes e pela elevada taxa de infrações de trânsito.

Aliado às atividades de fiscalização e policiamento, os profissionais irão desenvolver trabalhos preventivos com ações educativas para um trânsito seguro, visando sensibilizar os foliões e visitantes na assimilação de hábitos e atitudes responsáveis no trânsito.

A PM-CE também intensificará sua atuação no combate ao crime, em especial realizando abordagens focadas na prevenção e na utilização de ferramentas de comunicação, para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais e drogas de circulação, visando combater crimes e roubos de veículos.

A ação é uma parceria entre o Policiamento Ostensivo Geral (POG), Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e ATMI.

#CNHPopular 20/10/2022 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ CNH POPULAR: Comissão acontece 25 de outubro - confira a lista dos candidatos selecionados

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Departamento de Trânsito do Governo do Estado (DETRAN/CE), torna público o resultado dos candidatos selecionados para o Programa CNH Popular.

O Programa visa possibilitar a obtenção da primeira habilitação sem custos, categorias A e B, para pessoas de baixa renda. Iniciado em 2009, quase 140 mil cearenses já foram beneficiados. Nesta edição, em Icapuí, são 62 pessoas contempladas.

Os candidatos devem conferir o status da inscrição, através da janela virtual, disponível na página inicial do site oficial do Detran-CE (www.detran.ce.gov.br) ou através do link na central de serviços (Habilitação - CNH Popular - Consultar inscrição) do site. Serão atendidos os candidatos que cumpriram todos os requisitos estabelecidos no programa e tiveram o seu cadastro deferido (APROVADO).

A próxima fase será no dia 25/10, terça-feira, onde a comissão atenderá no município, de 8h às 12h, na EEEP Jaime da Cunha Rebouças, CE- 261, Serra do mar, Mutamba.

Documentação necessária (originais e cópias):

- Identidade (RG)

- CPF

- Comprovante de endereço ou declaração de residência

- Declaração do CRAS (para Beneficiário do Programa Auxílio Brasil)

- Laudo Médico com Código CID (para deficiente físico)

- Declaração da Secretaria de Segurança Pública (para egresso do Sistema Prisional)

Confira a lista dos selecionados abaixo.

#Trânsito 26/09/2022 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ ATMI realiza programação educativa na Semana Nacional de Trânsito

A Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI) realizou durantes os dias 18 e 25, ações da Semana Nacional de Trânsito, como um reforço das atividades do maio amarelo, para incentivar à sociedade com práticas para um fluxo mais seguro.

Com a temática "Juntos Salvamos Vidas", na segunda-feira (19), foi realizada em frente à Escola Raimunda Lacerda, ação para a redução de velocidade e travessia de pedestres. Na terça-feira (20), o coordenador operacional da ATMI, Alexandre André, participou do Programa Bom dia Cidade, na rádio FM Educativa, dando orientações de segurança no trânsito.

Na quarta-feira (21), aconteceu a palestra sobre educação no trânsito na Escola Profissional Jaime Cunha Rebouças, para os(as) estudantes e rodas de conversa. Na quinta-feira (22), foi realizada a cobertura da procissão "pedalando com Maria". Além de blitz educativas, nos dias 21 a 24.

A programação foi encerrada no dia Nacional do Trânsito (25), domingo, com a blitz de fiscalização.

#Trânsito 15/02/2022 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Município de Icapuí inicia processo de atuações no trânsito

A partir da próxima segunda-feira (21), os agentes de trânsito da Autarquia Municipal iniciarão as atividades de autuações no trânsito para condutores que cometerem alguma infração ao dirigir.

Para poderem iniciar as atividades propriamente ditas, foi necessária uma série de adequações no órgão, bem como autorizações junto ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-CE), e também do registro junto ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Por meses, a Autarquia Municipal preparou a população com a realização de blitz educativas, palestras, panfletagem, além de outras ações como forma de educar e sensibilizar os munícipes para o início do processo de autuação no trânsito, assim como é recomendado pelos órgãos oficiais.

Condutores de veículo e de motocicletas deverão se atentar para atender as normas obrigatórias como uso de capacete, uso de cinto de segurança, se atentar para os locais não autorizados a estacionar, não fazer uso de bebida alcoólica ao dirigir, bem como todas as outras diretrizes previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As medidas visam principalmente educar, evitar acidentes e também melhorar o fluxo e organização do trânsito municipal de Icapuí.

#CNHPopular 11/11/2021 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí receberá Comissão do DETRAN - CE para realizar segunda etapa da CNH Popular

Ontem, 10, a Prefeitura de Icapuí recebeu a equipe técnica do DETRAN-CE para tratar de assuntos referentes a realização da segunda etapa do Programa da CNH Popular do Governo do Estado do Ceará.

Na oportunidade estiveram reunidos o Vice-prefeito, Jobede Cirilo; a Secretária de Governo, Rosário Rebouças; a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara; o Diretor da ATMI, Marcos Jeferson; o Coordenador da ATMI, Alexandre André; e a Agente de Trânsito do DETRAN-CE, Ana Patrícia Pereira.

O objetivo da visita foi a definição da logística para instalação da Comissão do DETRAN-CE a realizar os exames técnicos dos candidatos aptos a estarem participando do processo. A comissão estará fazendo os atendimentos no dia 15 de novembro (segunda-feira), na Escola Mizinha, localizada na Avenida 22 de Janeiro, S/N, nos períodos da manhã e tarde.

O município de Icapuí foi beneficiado com 62 vagas do Programa CNH Popular, sendo essa quantidade definida por critérios técnicos, como quantidade de habitantes, por municípios que tivessem a estrutura de fiscalização do trânsito municipalizada, e pela proporção da quantidade de condutores habilitados no município dividido pela quantidade de veículos registrados em Icapuí.

A participação no Programa só será possível para pessoas que estiverem tentando a 1ª habilitação, não sendo possível a participação de pessoas que sejam habilitadas e que estejam tentando adicionar outra categoria. Os candidatos também deverão apresentar declaração de estar inscrito no Cadastro Único, ou ser portador de alguma deficiência, ou egresso do sistema penitenciário.

Se aprovado, quem estiver pleiteando a categoria de habilitação A, no caso condutores de motocicletas, o Governo do Estado também estará presentando essas pessoas com um capacete como forma de incentivo a segurança e responsabilidade dos cearenses.

#DefesaCivil 15/01/2021 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Polícia Civil, Polícia Militar, ATMI e IMFLA reuniram-se para debater sobre o combate ao uso excessivo de som

Icapuí é privilegiada em vários aspectos, possuímos diversas belezas naturais que precisamos preservar, uma dela é nossa fauna, que sofre bastante com a poluição sonora. Para controlar e coibir essa ação representantes do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI), Polícia Militar e Polícia Civil; e o vereador Hélio se reuniram na última terça-feira, 12, na Delegacia Municipal, para apontar medidas e firmar parcerias para a fiscalização dessa prática.

Para tratar dessa problemática, que é alvo de frequentes denúncias, o IMFLA entregará durante essa semana notificações em todas as barracas de praia buscando apoio para inibição desse ato.

É comum presenciar paredões de som, principalmente aos finais de semana em nossas praias, Áreas de Proteção Ambiental (APA's), interferindo o direito de sossego dos moradores e prejudicando a fauna presente na região.

Faça parte dessa campanha e nos ajude a cuidar do nosso Meio Ambiente.

Por Talyzie Rebouças - IMFLA

#Trânsito 01/10/2019 AUTARQUIA DE TRÂNSITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito Lacerda solicita ao Detran melhorias para o trânsito de Icapuí O prefeito Lacerda esteve ontem, 30, no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) em Fortaleza solicitando a realização de estudos em Icapuí visando melhorias no trânsito do município. Na pauta esteve em discussão a CNH Popular, a sinalização das estradas estaduais, medidas de redução de velocidade, fiscalização dos transportes, entre outras intervenções.

Uma solicitação do chefe do poder executiva atendida diz respeito à municipalização do trânsito, a capacitação dos agentes de trânsito e apoio na manutenção da ordem e da paz no tráfego local.

Participaram da reunião o diretor geral da Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI), Thé Costa, o engenheiro de Trânsito do Detran, Marcelo, e o superintendente Igor Vasconcelos Ponte.
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 19:19:03