CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#ConselhoTutelar 22/04/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMDCA divulga lista de inscritos no processo suplementar de membros suplentes do Conselho Tutelar

A Comissão Especial, instituída por meio da Resolução n° 02/2024 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Icapuí - Ceará, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, resolve divulgar a Relação Geral de Candidatos Inscritos no Edital 01/2024.

Confira abaixo.

#ValeGás 12/04/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Vale Gás Social 2024: confira a lista de beneficiários do primeiro lote; entrega acontece de 15 a 19 de abril

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Estado, divulga a lista do primeiro lote do programa Vale Gás Social. São 503 famílias contempladas em Icapuí.

Ao todo, serão realizadas três entregas ao longo do ano, com o objetivo de beneficiar 208.474 famílias cearenses em situação de extrema vulnerabilidade social que são assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará; famílias inscritas no CadÚnico e beneficiadas com o Programa Bolsa Família; e jovens do programa Virando o Jogo - Superação.

Confira as informações para retirada do benefício e lista de contemplados abaixo.

DADOS DA ENTREGA

Data: 15 a 19 de abril

Local: Ginásio poliesportivo José do Carmo Rebouças.

Horário: das 8h às 12h

Documentos necessários para recebimento:

RG;

CPF;

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;

NIS.

O PROGRAMA

O programa Vale Gás Social, criado em 2020, surgiu como uma medida para minimizar os impactos sociais da pandemia do coronavírus. A medida tornou-se política pública permanente, sancionada pelo Governo do Ceará em 14 de setembro de 2021, possibilitando a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, três vezes por ano. Desde 2020, foram quase dois milhões de tíquetes já distribuídos, sendo três entregas anuais.

Confira a lista no link abaixo.

#ConselhoTutelar 12/04/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMDCA abre inscrições dos dias 15 a 19 de abril para escolha dos membros suplentes do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDCA torna público o EDITAL 01/2024 do Processo de Escolha Suplementar Para Suplentes do Conselho Tutelar. São duas vagas para a função pública de membro suplente do Conselho Tutelar.

As inscrições ficarão abertas do dia 15 a 19 de abril, em horário de atendimento ao público das 8h às 12h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, localizado na Rua dos Porfírios, s/n, ao lado da Litoral Cursos, centro.

Confira o Edital, abaixo.

#Transparência 27/03/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMDCA altera a composição do Comitê de Gestão da Rede de Proteção Social

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) no uso das atribuições que lhe confere a Lei Municipal nº 590/2012, em conformidade com deliberação da Sessão Plenária Extraordinária realizada no dia 21 de março de 2024, resolve alterar a composição do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

Confira a Resolução nº 01/2024 na íntegra, abaixo.

#Mulher 12/03/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 8 de Março: icapuienses recebem homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data para reconhecer e celebrar as conquistas, contribuições e a força das mulheres em todo o mundo. Refletir os avanços alcançados, mas também para reconhecer os desafios contínuos que as mulheres enfrentam em diversas áreas da sociedade.

Nesse sentido, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na sexta-feira (8), no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, uma homenagem às mulheres que têm contribuído para o crescimento local, seja no serviço público, no empreendedorismo ou nas comunidades. O momento abriu as ações do mês de março que contará com uma programação para o público feminino.

Participaram do momento, a primeira-dama do município, Rhaysa Medeiros Lacerda, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a vereadora Marjorie Lacerda, a Promotora de Justiça, Dra. Nara Rúbia, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Fernandes.

Após as falas das autoridades, Nara Rúbia facilitou a palestra "Quem ama não mata", apresentando dados sobre a luta feminista, como a conquista pelo direito ao voto. Além de mostrar casos de violência contra a mulher, números do feminicídio e como a problemática deve ser enfrentada com a Lei Maria da Penha.

#SeleçãoPública 29/02/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção da Assistência Social: veja a 3ª convocação

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria Nº. 228/2023, de 1º de setembro de 2023 e portaria Nº 330/2023, de 20 de novembro de 2023, no uso de suas atribuições legais, torna pública a 3ª convocação do processo seletivo Simplificado - Edital Nº. 01/2023, da Secretaria de Assistência Social.

O(a) candidato(a) convocado(a) deverá apresentar-se, de 04 a 06 de março de 2024, no horário de 8h às 13h no Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme informações da convocação abaixo.

#SeleçãoPública 23/02/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção da Assistência Social: veja a 2ª convocação de candidatos

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria Nº. 228/2023, de 1º de setembro de 2023 e portaria Nº 330/2023, de 20 de novembro de 2023, no uso de suas atribuições legais, torna pública a 2ª convocação de candidatos do processo seletivo Simplificado - Edital Nº. 01/2023, da Secretaria de Assistência Social.

As candidatas convocadas deverão apresentar-se, de 26 a 28 de fevereiro de 2024, no horário de 8h às 13h ao Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Assistência Social, conforme especifica o edital abaixo.

#CearáSemFome 08/02/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cartão Ceará Sem Fome: confira a lista dos novos beneficiários contemplados em 2024

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulga a lista dos novos beneficiários do cartão Ceará Sem Fome, são 70 novas famílias beneficiadas que receberão o cartão-alimentação com validade até dezembro de 2024.

O Cartão-alimentação é um benefício de transferência de renda estadual para aquisição de alimentos, que tem como finalidade contribuir com a segurança alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da concessão de benefício de caráter emergencial.

Confira as informações abaixo para recebimento.

DADOS DA ENTREGA:

Data: 09 de Fevereiro de 2024 (sexta-feira)

Local: auditório da secretaria da educação em frente à secretaria de administração.

Horário: 8h às 12h

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA RECEBIMENTO:

RG;

CPF;

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA;

NIS.

#CearáSemFome 17/01/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cartão Ceará Sem Fome: confira a lista de beneficiários do programa Novos beneficiários serão anunciados em fevereiro pelo Governo do Estado
#ConselhoTutelar 16/01/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselheiros Tutelares de Icapuí tomaram posse na última quarta-feira (10)

Os conselheiros tutelares, eleitos democraticamente pela população, tomaram posse em solenidade realizada na manhã da última quarta-feira (10), no auditório da Escola Profissional Jaime de Cunha Rebouças.

A Cerimônia foi iniciada com a apresentação cultural das crianças do projeto Retratos da Vida da comunidade de Vila Nova financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), seguida da fala das autoridades.

Foram empossados cinco conselheiros para a gestão 2024 a 2028, sendo eles, Antônio Carlos Lima, Francilvânia Rebouças, Neuma Pereira, Iolanda Uchôa e Magno Nascimento. Na suplência ficaram, Christiane Alcântara, Cristian Patrick e Hellen Priscila.

Criado em 1990, o Conselho Tutelar é um órgão previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no Brasil e desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes em conjunto com outros órgãos e entidades.

Participaram, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, a Secretária de Assistência Social, Aparecida de Alncântara, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Fernandes, a presidente do COMDCA, Gerciana Ferreira, a representante do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, Mônica Silam, o delegado de Polícia Civil, Thalles Mello, o tenente do Batalhão da Polícia Militar / CE, Henrique Kléber, o Diretor de Secretaria da Vara da Comarca de Icapuí, Raimundo Nonato, a presidente do Conselho da Igualdade Racial, Andréa e o Diretor da Escola Profissional, Edmilson Fernandes.

Gerciana Ferreira abordou que "o processo de escolha dos conselheiros foi iniciado em fevereiro de 2023 com ampla publicidade de cada etapa realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA)".

Mônica Silan apontou que "o Conselho Tutelar é o órgão que mais resgata a vida de jovens no mundo e Icapuí é um município que apoia integralmente a democracia e a pauta da política dos direitos das crianças e dos adolescentes", afirmou.

Neuma Pereira discursou representando os empossados e agradeceu pela confiança da população no trabalho dos conselheiros e abordou a responsabilidade dos colegas de profissão.

#MeioAmbiente 09/01/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Comitê Gestor da APA da Barra Grande recebe inscrição de renovação de representantes das Instituições da Sociedade Civil

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) no uso de suas atribuições legais, consoante dispõe a Lei 298/2000 e Lei n° 634/2014, torna público que até 15 (quinze) dias da data desta convocação, estarão abertas as inscrições para a indicação dos representantes dos seguintes segmentos compostos por entidades não governamentais representadas no Conselho Gestor, para o exercício do mandato referente ao período 2024/2025.

As instituições interessadas em representar a referida função devem efetuar inscrição pelo endereço eletrônico ( sedemameioambiente@gmail.com.br ) ou na sede da SEDEMA/Departamento de Meio Ambiente, localizada Rua dos Porfirios, 908 - Centro - (segunda a sexta das 7h30 às 13h30).

Documentação necessária para inscrição: estatuto, ata da última eleição e CNPJ.

Caso a SEDEMA receba mais indicações do que o quantitativo de cadeiras disponível para um determinado segmento, a instituição será escolhida em reunião organizada pela SEDEMA em data e local a ser definido.

Mais informações no e-mail: sedemameioambiente@gmail.com ou pessoalmente na Secretaria.

#ChamamentoPúblico 19/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho dos Direitos do Idoso torna público resultado preliminar da seleção para o fomento de projetos sociais

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, divulga o resultado preliminar da seleção dos projetos referente ao edital 001/2023.

#ConselhoTutelar 18/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente retifica resultado final de eleição do Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) torna público retificação do resultado final da eleição para conselheiro tutelar (2023), cumprindo decisão judicial de medida liminar.

#AssistênciaSocial 15/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social torna público o Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2023

ENTREVISTADOR SOCIAL DO CADASTRO ÚNICO, ORIENTADOR SOCIAL, VISITADOR SOCIAL E INSTRUTOR DE MÚSICA.

EDITAL Nº 01/2023

ACESSE O RESULTADO FINAL NO LINK ABAIXO

#ChamamentoPúblico 12/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho dos Direitos do Idoso prorroga período de inscrição e divulga novo cronograma da seleção de projetos

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, divulga novo cronograma referente ao Edital Nº 001/2023 de chamamento público visando a seleção de propostas das organizações da Sociedade Civil para execução e financiamento de projetos.

Confira abaixo.

#AssistênciaSocial 06/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social divulga Resultado Preliminar do Processo Seletivo Simplificado 2023

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2023

ENTREVISTADOR SOCIAL DO CADASTRO ÚNICO, ORIENTADOR SOCIAL, VISITADOR SOCIAL E INSTRUTOR DE MÚSICA.

EDITAL Nº 01/2023

Acesse o Resultado no link abaixo:

#ChamamentoPúblico 05/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho da Criança e do Adolescente (COMDCA) divulga resultado final e homologação da seleção dos projetos sociais

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), torna público o resultado final e homologação do Edital Nº002/2023 de seleção de propostas de projetos referentes à Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

#ChamamentoPúblico 04/12/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho dos Direitos dos Idosos torna público Edital para seleção de projetos sociais

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, torna público Edital Nº 001/2023 de chamamento público visando a seleção de propostas das organizações da Sociedade Civil para execução e financiamento de projetos.

Confira o Edital na íntegra com as datas previstas no link abaixo.

#ChamamentoPúblico 27/11/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho da Criança e do Adolescente (COMDCA) divulga resultado preliminar da seleção dos projetos sociais

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), torna público o resultado preliminar da análise de documentação do Edital Nº002/2023 de seleção de propostas de projetos referentes à Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

#SeleçãoPública 24/11/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção da Assistência Social: veja a classificação geral e calendário das entrevistas

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria Nº. 228/2023, no uso de suas atribuições legais, torna público o resultado final após análise dos recursos e divulgação do calendário de entrevistas com os respectivos horários do Processo Seletivo Simplificado - Edital Nº. 01/2023, destinado a recrutar candidatos para contratação temporária de Entrevistador Social do Cadastro Único, Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Visitador Social da Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz e Instrutor de Música.

#SeleçãoPública 17/11/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social: veja o resultado preliminar da seleção

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria N°. 228/2023, no uso de suas atribuições legais, torna público o Resultado Preliminar da Avaliação dos Títulos do Processo Seletivo Simplificado - Edital N°. 01/2023, destinado a recrutar candidatos para contratação temporária para exercer as funções de: Entrevistador Social do Cadastro Único, Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Visitador Social do Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz e Instrutor de Música.

#ChamamentoPúblico 09/11/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prorrogadas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado da Assistência Social

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2023

ENTREVISTADOR SOCIAL DO CADASTRO ÚNICO, ORIENTADOR SOCIAL, VISITADOR SOCIAL E INSTRUTOR DE MÚSICA.

EDITAL Nº 01/2023

TERMO ADITIVO I - DO NOVO CRONOGRAMA

Confira o edital de prorrogação no link abaixo:

#SeleçãoPública 01/11/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Processo Seletivo Simplificado: confira o edital de seleção para o quadro da Secretaria de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, torna pública a abertura de inscrições e realização de Processo Seletivo Simplificado destinado a recrutar candidatos para contratação temporária para exercer as funções de:

- Entrevistador Social do Cadastro Único;

- Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);

- Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS);

- Visitador Social do Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz;

- Instrutor de Música;

As inscrições acontecem de 6 a 8 de novembro, no CREAS (Rua dos Porfírios S/N), Centro.

Confira o edital na íntegra abaixo.

#AssistênciaSocial 31/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente cria Comitê de Gestão de Proteção às Crianças

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), no uso das atribuições que lhe confere a Lei Municipal n° 590/2012, em conformidade com deliberação da Sessão Plenária Ordinária realizada no dia 11 de outubro de 2023, resolve dispor sobre a criação do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunhas de Violência e dá outras providências.

Visando articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de colaborar para a definição dos fluxos de atendimento e o aprimoramento da integração do referido comitê.

Conforme o Art. 2°- O Comitê terá a seguinte composição:

I - 0 2 (dois) representantes da política de saúde;

I- 02 (dois) representantes da política de educação;

III-02 (dois) representantes da política de assistência social;

IV - 02 (dois) representantes do Conselho Tutelar;

V- 02 (dois) representantes do Ministério Público; e

VI- 02 (dois) representantes da Segurança Pública (Delegacia de Polícia Civil).

#AssistênciaSocial 30/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho da Criança e do Adolescente divulga edital de chamamento para seleção de projetos sociais

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), torna público o Edital Nº002/2023 de chamamento público para a seleção de propostas de projetos referentes à Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

As inscrições acontecem do 31/10 a 17/11.

#ConselhoTutelar 02/10/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Eleição do Conselho Tutelar: confira o resultado da votação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) torna público o resultado da eleição para o Conselho Tutelar 2023, ocorrida no último domingo, 1º de outubro.

#ConselhoTutelar 28/09/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Eleição para o Conselho Tutelar acontece nesse domingo 1º de outubro; participe

A eleição para o Conselho Tutelar é um processo democrático importante para a escolha dos membros que irão atuar no órgão de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Participar da eleição é um ato de cidadania que fortalece a proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município.

A eleição para conselheiros(as) de Icapuí acontece em 1º de outubro de 8h às 17h. É preciso apresentar documento oficial com foto e título de eleitor para participar.

Confira sua seção na imagem abaixo e o seu local de votação.

#ConselhoTutelar 05/09/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Eleição para o Conselho Tutelar: confira seu local de votação; escolha acontece dia 1º de outubro

A eleição para o Conselho Tutelar é um processo democrático importante para a escolha dos membros que irão atuar no órgão de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Participar da eleição é um ato de cidadania que fortalece a proteção dos direitos das crianças e adolescentes do município.

A eleição para conselheiros(as) de Icapuí acontece em 1º de outubro de 8h às 17h.

Confira no link abaixo, seu local de votação e participe.

#Mulher 09/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Agosto Lilás: acompanhe a programação local de enfrentamento à violência contra a mulher

Agosto Lilás é o mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, com ênfase na violência doméstica e familiar. Esse ano a campanha faz referência à Lei Maria da Penha, que completa 17 anos.

A Lei Maria da Penha é uma legislação brasileira que visa proteger as mulheres contra a violência doméstica e familiar, estabelecendo medidas de prevenção, assistência e punição para agressores. Ela foi criada em homenagem à Maria da Penha Fernandes, que ficou paraplégica após sofrer tentativas de assassinato por parte do seu então marido.

Durante todo mês de agosto, a prefeitura, por meio da secretaria de assistência social, promove várias atividades de conscientização para informar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher e divulgar os direitos e recursos disponíveis para as vítimas.

A lei é considerada um marco na luta contra a violência de gênero no Brasil e na conscientização pelo enfrentamento à causa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

09 DE AGOSTO - QUARTA

13h30 - Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Monsenhor Diomedes: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento.

10 DE AGOSTO - QUINTA

08h - Atividade de PSE na Escola Mizinha.

15h - Roda de Conversa, com o tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha no SCFV - Grupo Intergeracional em Mutamba (CRAS e CREAS)

14 DE AGOSTO - SEGUNDA

08h30 - Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Ila Rodolfo: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento.

13h30 - Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Pedro Rebouças: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento

Atvidade PSE - Escola Horizonte.

15 DE AGOSTO - TERÇA

MANHÃ: Atividade PSE - Escola Horizonte.

Atividade PSE - Escola Maria Edilce.

TARDE : Projeto Marias nas Escolas - Escola Maria Edilce (Procuradoria Especial da Mulher - PEM e CREAS

16 DE AGOSTO - QUARTA

10h - Debate sobre a Lei Maria da Penha na Rádio Educativa

13h30 Oficina com os profissionais de saúde do CAPS: Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento.

17 DE AGOSTO - QUINTA

15h - Roda de Conversa, com o tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha o SCFV - Grupo de Idosas no Centro (CRAS e CREAS)

18 DE AGOSTO - SEXTA

09h - Visitas Educativas nos Comércios e Órgãos Municipais Atividade PSE - Escola EP Jaime Cunha.

22 DE AGOSTO - TERÇA

Projeto Marias nas Escolas - na Escola Carlota Tavares (Procuradoria Especial da Mulher - PEM e CREAS

23 DE AGOSTO - QUARTA

10h - Debate sobre a Lei Maria da Penha na Rádio Educativa

15h - Roda de Conversa, com o tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha com Mães e Responsáveis do grupo SCFV em Redonda (CRAS e CREAS)

24 DE AGOSTO - QUINTA

13h30 Oficina com os profissionais de saúde da UAPS Maria Antonieta Brasil:Reconhecendo a violência doméstica contra a mulher no âmbito da saúde - da abordagem inicial ao encaminhamento

15h - Encontro com as Mães do TEACOLHER para tratar do tema: Desmistificando a Lei Maria da Penha (CRAS e CREAS)

25 DE AGOSTO - SEXTA

08h - Mulheres em Movimento pelo Fim da Violência (Mercado Central)

29 DE AGOSTO - TERÇA

8h30: Cine Lilás no CRAS Animação "Valente"

À tarde: Projeto Marias nas Escolas - na Escola Mizinha (Procuradoria Especial da Mulher - PEM e CREAS

30 DE AGOSTO - QUARTA

10h - Debate sobre a Lei Maria da Penha na Rádio Educativa

31 DE AGOSTO - QUINTA

10h - Sessão Solene na Câmara Municipal de Icapuí, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a rede intersetorial

#ValeGás 03/08/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Vale Gás Social: confira a lista dos beneficiários do 2º lote; entrega começa amanhã (4)

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, estará realizando a entrega do segundo lote/2023 do Vale Gás Social, nos dias 4 e de 7 a 11 de agosto, de 8h às 12h, no ginásio municipal José do Carmo Rebouças.

Para ter acesso ao tíquete o representante familiar deverá apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, o número de inscrição social (NIS) e o comprovante de residência.

O vale-gás social é uma política do Governo do Estado, criada durante a pandemia do coronavírus, tornou-se política pública permanente e contempla famílias em situação de vulnerabilidade com a recarga gratuita de um botijão de gás, de 13 kg, três vezes ao ano.

Neste segundo lote serão beneficiadas 486 famílias de Icapuí.

BENEFICIÁRIOS(AS):

I - famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará folha de pagamento do mês de setembro/2022;

II - famílias que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação, instituído pela Lei n° 17.086, de 25 de outubro de 2019, em atividade no mês de setembro/2022;

III - famílias que constem do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instituído pelo Decreto Federal n.° 6.135, de 26 de junho de 2007, e que tenham sido beneficiadas com o Auxílio Brasil no mês de setembro /2022, com renda "per capita" até duzentos e oito reais (R$208,00) já incluído nesse cálculo, além da renda declarada no Cadastro Único, os valores recebidos do Auxílio Brasil e Benefício Extraordinário; e

IV - Organizações da Sociedade Civil - OSCs que desenvolvem ações de produção de refeição e assistindo às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

DADOS DA ENTREGA:

Data: 04 (sexta-feira) e de 07 a 11 (segunda a sexta)

Horário: 8h às 12h

Local: Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças

#ConselhoTutelar 21/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Eleição do Conselho Tutelar: confira o resultado final da prova eliminatória

A Comissão Especial, instituída por meio da Resolução de n° 03/2023 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, torna público o resultado final da prova objetiva e eliminatória do processo de escolha para membros do Conselho Tutelar 2023.

O período de campanha dos candidatos acontece de 22 de julho a 29 de setembro.

Confira abaixo.

#AssistênciaSocial 20/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 12ª Conferência Municipal da Assistência Social abordou a reconstrução do SUAS

Nesta quinta-feira (20), aconteceu a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", com profissionais da assistência social, sociedade civil, representantes do poder executivo e legislativo local.

A apresentação cultural das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) abriu a conferência, que em seguida contou com a fala das autoridades, a secretária de assistência social, Aparecida Alcântara, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria José, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, a coordenadora de gestão em educação e representante da pasta, Rosário Rebouças e o vereador João Paulo Rebouças.

Em seguida, a conselheira Andreia Carla leu o regimento interno e abriu para as colocações e aprovação. Após a palestra, houve a orientação para os trabalhos em grupos, apresentação das propostas e escolha dos delegados para a XV Conferência Estadual.

Pricila Cunha, secretária de assistência social, cidadania e empreendedorismo de Jaguaretama (CE), foi a conferencista, que abordou a importância da assistência social nos municípios, como um direito permanente dos cidadãos e dever do estado.

As pré-conferências aconteceram durante todo o mês de julho em diferentes comunidades, com a mobilização e participação popular e dos profissionais da assistência.

#AssistênciaSocial 10/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Pré-conferências da Assistência Social acontecem durante o mês de julho

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizará as pré-conferências no município durante todo o mês de julho.

Com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", as pré-conferências serão espaços democráticos, com escuta das demandas e propostas para o segmento assistencial.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

11/07- TERÇA-FEIRA

9h - SCFV Redonda

15h - Mulheres em Ação (Peixe Gordo)

12/07 - QUARTA-FEIRA

09h - Belém

15h - CRAS Mutamba

17/07 - SEGUNDA-FEIRA

15h - Centro

#AssistênciaSocial 05/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ceará sem Fome: famílias beneficiárias recebem o cartão alimentação

O programa Ceará sem Fome é uma política pública permanente de combate à fome do Governo do Estado do Ceará, que visa criar, desenvolver e realizar ações para alimentar de forma saudável a população mais carente.

A entrega dos cartões às famílias beneficiárias aconteceu na manhã dessa quarta-feira (5), no ginásio José do Carmo Rebouças, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A iniciativa disponibilizará mais de 40 mil cartões em todo o estado, cada um no valor de R$ 300, para famílias com renda per capita de até R$ 168, que serão carregados mensalmente. Com o cartão será possível comprar alimentos, sempre dando preferência aos produzidos pela agricultura familiar e aos vendidos em pequenos comércios cadastrados no programa.

Em Icapuí, são 107 famílias contempladas, além da participação dos estabelecimentos locais que já foram cadastrados para receber os beneficiários do programa.

Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, a secretária de assistência social, Aparecida Alcântara, a articuladora da pasta do trabalho da Sedema, Rosineide Rebouças, os vereadores Marjorie Lacerda e João Paulo Rebouças, e servidores(as) da assistência social.

Os beneficiários que não compareceram à entrega devem procurar a secretaria de assistência social para fazer a retirada do cartão.

#ConselhoTutelar 04/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção do Conselho Tutelar: confira o gabarito e resultado preliminar da prova objetiva

A Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), instituída por meio da Resolução de n° 03/2023, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, torna público o gabarito preliminar, bem como o resultado preliminar por ordem de classificação.

Salienta-se que de acordo com o edital acima citado, o prazo para interpor recursos será nos dias 11 e 12 de julho conforme item 7.14.

#AssistênciaSocial 03/07/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cartão Ceará Sem Fome: cerimônia de entrega acontece nessa quarta (05); veja a lista dos beneficiários

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, promove a cerimônia de entrega do cartão Ceará sem Fome, do Governo do Estado, nesta quarta-feira (05), às 8h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

O Cartão-alimentação é um benefício de transferência de renda estadual para aquisição de alimentos, que tem como finalidade contribuir com a segurança alimentar e nutricional para famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da concessão de benefício de caráter emergencial.

- Qual o valor do cartão e como funciona o repasse?

O benefício será concedido por meio de cartão magnético, que terá recarga mensal no valor de R$ 300,00 (trezentos reais), com período de execução durante 7 meses (junho até dezembro de 2023), correspondente aos 30 dias do mês, para complementar a alimentação básica, tendo como referência de uma família com 5 membros.

- Qual a forma de utilização do "CARTÃO CEARÁ SEM FOME"?

Não haverá saque do benefício, e sim a utilização direta em supermercados, mercados e assemelhados credenciados em cada município.

- Quais os critérios utilizados para identificação dos beneficiários?

O público especificamente a ser beneficiado refere-se às famílias e pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza e em Insegurança Alimentar e Nutricional, com prioridade a:

I - sejam beneficiárias do Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 168,00 (cento e sessenta e oito reais), já incluídos nesse cálculo, além da renda declarada no Cadastro Único, os valores recebidos do Bolsa Família.

II - ter como responsável familiar no CadÚnico, preferencialmente, pessoa do sexo feminino;

III - ter como responsável familiar no CadÚnico pessoa com baixa escolaridade (sem ensino fundamental completo);

IV - ter em sua composição, pelo menos, uma criança ou adolescente de até 14 (quatorze) anos;

V - não estar com o benefício do Bolsa Família bloqueado ou suspenso.

- Quais os documentos de comprovação que deverão ser apresentados pelos beneficiários, para recebimento do CARTÃO?

O cartão será entregue diretamente ao beneficiário devidamente identificados no CadÚnico, com os seguintes documentos:

- RG;

- CPF;

- NIS.

Os beneficiários que não comparecerem no dia do evento de entrega, pode se direcionar à Secretaria de Assistência Social para o recebimento.

#ConselhoTutelar 27/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Tutelar: confira o aditivo ao edital para a realização da prova objetiva

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) torna público aditivo II ao edital nº 001/2023 da escolha dos conselheiros, com as informações sobre a realização da prova objetiva.

A avaliação será aplicada no dia 1º de julho, sábado, às 9h, no auditório da Secretaria de Administração e Finanças, na qual os candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência, conforme informações do edital dos candidatos habilitados para prova.

#Educação 26/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Capacitação: Unicursos promove cursos gratuitos em Icapuí

A Unicursos, por meio da articulação da secretaria de assistência social, realizará em Icapuí, durante o mês de julho, capacitação gratuita para Assistente Administrativo, Operador de Caixa e Repositor de Supermercados, Atendente/Auxiliar de Farmácias, e Atendente de Clínicas, Hospitais e Laboratórios.

As aulas acontecerão durante quatro domingos, iniciando no dia 9 de julho, em horários distintos, na escola Professora Mizinha.

A ação visa capacitar a população local para o mercado de trabalho. Para emissão do certificado, é cobrado o valor de $ 50,00.

Mais informações (85) 9 9928-0325, (85) 9 9232-6173, (85) 3085-9065.

As inscrições estão abertas no site abaixo, na aba "cursos presenciais".

HORÁRIO DOS CURSOS

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - de 08h às 9h:40

OPERADOR DE CAIXA E REPOSITOR DE SUPERMERCADOS - 9h40 às 11h20

ATENDENTE E AUXILIAR DE FARMÁCIAS - 11h20 às 13h

ATENDENTE DE CLÍNICAS, HOSPITAIS E LABORATÓRIOS - 13h40 às 15:20

#AssistênciaSocial 19/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Icapuí participa do lançamento do programa Ceará sem Fome

Na última sexta-feira (16), aconteceu o lançamento do programa Ceará sem Fome do Governo do Estado, em solenidade presidida pelo Governador Elmano de Freitas, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

O programa é uma política pública permanente de combate à fome no estado do Ceará, que visa criar, desenvolver e realizar ações para alimentar de forma saudável a população mais carente.

A iniciativa disponibilizará mais de 40 mil cartões, cada um no valor de R$ 300, para famílias com renda per capita de até R$ 168, que serão carregados mensalmente. Com o cartão será possível comprar alimentos, sempre dando preferência aos produzidos pela agricultura familiar e aos vendidos em pequenos comércios cadastrados no programa.

Em Icapuí, serão cerca de 107 famílias contempladas, além da participação dos estabelecimentos locais que já foram cadastrados para receber os beneficiários do cartão "Ceará sem fome".

Participaram do lançamento, o prefeito em exercício, Jobede Cirilo, servidores e coordenadores da secretaria de Assistência Social, Educação e Sedema, além do ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, a senadora Augusta Brito, deputados, prefeitos e outras autoridades.

#ConselhoTutelar 05/06/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Tutelar: confira os candidatos habilitados para prova eliminatória

A Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) torna pública a relação dos candidatos aptos para a realização da prova eliminatória para escolha dos membros do Conselho Tutelar, referente ao edital nº 001/2023.

A prova será aplicada no dia 1º de julho, às 9h, no auditório da secretaria de administração e finanças.

Confira abaixo.

#Cidadania 31/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Maio Laranja: encerramento da programação reuniu rede de proteção de crianças e adolescentes

Em busca de garantir os direitos das crianças e adolescentes, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDCA) em parceria com a Prefeitura Municipal e toda rede intersetorial de proteção infantojuvenil, realizou na manhã de ontem (30) o seminário "Estudando a Lei nº 13.431/17 e o Decreto 9.603/18.

O promotor de justiça, Hygo Cavalcante, esclareceu sob as leis em questão, abordou o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência e sobre a escuta especializada nos órgãos do sistema de proteção. O delegado, Thalles Melo Lima, também abordou sobre a defesa das crianças e a importância do trabalho da equipe de proteção.

Participaram do momento, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, a Secretária de Assistência Social, Aparecida de Alcântara, o delegado de polícia, Thalles Melo Lima, o Promotor de Justiça da Comarca de Aracati, Hygo Cavalcante, a Presidenta do CMDCA, Genciana Silva, a Coordenadora do CRAS, Ana Lúcia, a Psicóloga Rafaelly Rocha, representando a secretaria de saúde, e a Psicopedagoga Wilne Rebouças representando a secretaria de educação. Além de servidores(as) da educação, saúde, assistência social e sociedade civil.

O seminário marcou o encerramento do maio laranja, um mês com diversas ações realizadas de forma intersetorial para a conscientização e combate ao abuso sexual das crianças e adolescentes.

#Cidadania 18/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Maio Laranja: blitz educativa reforça enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

O 18 de maio é o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos no nosso país.

Durante todo o mês, estão sendo realizadas ações de forma intersetorial, entre as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, para a conscientização e enfrentamento da causa.

Na manhã desta quinta-feira (18), aconteceu a blitz educativa, em frente a escola Mizinha, com o objetivo de intensificar e reforçar a mobilização, sensibilização e disseminar informação para toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O momento contou com a presença dos profissionais do CRAS, CREAS, Secretaria de Assistência Social, Educação, residentes da Secretaria de Saúde e alunos do grêmio da escola Mizinha, que distribuíram panfletos e conversaram com os pedestres e motoristas. Além do apoio da PM/CE e Autarquia de Trânsito Municipal de Icapuí (ATMI).

#ConselhoTutelar 12/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Tutelar: confira as inscrições deferidas e indeferidas para escolha dos novos conselheiros

A Comissão Especial do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) torna pública a relação das inscrições deferidas e indeferidas para a escolha dos membros do Conselho Tutelar, referente ao edital nº 001/2023.

Confira abaixo.

#ConselhoTutelar 03/05/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COMDCA divulga relação dos candidatos inscritos para o Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) torna pública a relação geral dos candidatos (as) inscritos para a escolha dos membros do Conselho Tutelar, referente ao edital nº 001/2023.

Foram 18 candidatos(as) inscritos(as), que passarão pela apreciação dos documentos, antes da homologação e outras etapas até a eleição.

Confira a lista abaixo.

#ConselhoTutelar 20/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) divulga aditivo ao edital de escolha de Conselheiros

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) torna público aditivo I ao edital nº 001/2023 da escolha dos Conselheiros.

O aditivo se refere aos itens 1.5 e 7.13, conforme podem ser vistos abaixo.

#ConselhoTutelar 04/04/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Confira o edital de inscrição e eleição para Conselheiro Tutelar de Icapuí

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Icapuí torna público edital de inscrições para escolha dos membros do Conselho Tutelar.

São 5 (cinco) vagas para a função pública de membro do Conselho Tutelar para cumprimento de mandato de 4 (quatro) anos, no período de 10 (dez) de janeiro de 2024 a 9 (nove) de janeiro de 2028.

A escolha dos membros seguirá as etapas de: 1) inscrição para registro das candidaturas; 2) aplicação de prova de conhecimentos específicos de caráter eliminatório; 3) apresentação dos candidatos habilitados, em sessão pública, aberta a toda a comunidade e amplamente divulgada; 4) sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo, uninominal e secreto dos eleitores do município.

As inscrições ficarão abertas do dia 05 a 28 de abril, em horário de atendimento ao público das 08h às 12h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, localizado na Rua dos Porfírios, s/n, ao lado da Litoral Cursos, no Centro de Icapuí; e devem ser realizadas pessoalmente pelo candidato ou por procurador com poderes específicos, não sendo admitidas inscrições por e-mail ou outra forma digital.

Confira no edital os pré-requisitos para a inscrição e os documentos necessários.

#Associativismo 22/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Projetos Sociais vinculados à Prefeitura recebem recursos financeiros da Aliança Energia

Projetos sociais são trabalhos que impactam positivamente no desenvolvimento social, econômico e cultural de uma comunidade, envolvem ações que prestam auxílio às pessoas e realizam sonhos.

Nesse sentido, projetos associados à Prefeitura de Icapuí receberam recursos financeiros para execução e manutenção de propostas relacionadas à cultura, assistência social, educação e esporte na manhã de hoje (22), em cerimônia na Escola Profissionalizante Jaime Cunha Rebouças.

Uma ação de responsabilidade social abraçada pela Aliança Energia que beneficiará mais de 5 projetos sociais locais, entre eles, a Fundação Brasil Cidadão ($ 44.720,00), Associação Icapuiense de Taekwondo ($ 150.000,00), Associação Cultural dos Artistas e Amigos da Arte - Orquestra de Sopros ($ 694.340,00), Fundo da Infância e Adolescência ($ 100.000,00) e Fundo da Pessoa Idosa ($ 100.000,00), sendo os dois últimos divididos para projetos de cada pasta.

O momento contou com apresentações musicais e culturais da Orquestra de Sopros de Icapuí e do grupo de capoeira e Taekwondo, projetos beneficiados pelos recursos.

Participaram da entrega, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação do grupo Aliança, Marcelo Verli e Sociedade Civil.

Marcelo Verli apontou que "dos 14 municípios que a aliança tem na sua área de influência, Icapuí foi o único que conseguiu captar recurso do Fundo da Infância, do Fundo do Idoso, na Lei do Esporte e na Lei Rouanet, captando em todas as modalidades possíveis dentro da política de investimento social da Aliança", afirmou.

Lacerda Filho elencou que "a parceria da Prefeitura com a Aliança tem contribuído muito para o desenvolvimento de Icapuí, para população em geral, e principalmente para os grupos que estão recebendo os investimentos. O governo está atento para as ações de responsabilidade social, levando demandas locais para as empresas que se instalam no nosso município", disse ele.

Aparecida Alcântara abordou que "é muita emoção poder colocar em execução mais seis projetos vinculados ao Fundo da Criança e do Adolescente, e mais três projetos, pela primeira vez, do Fundo do Idoso, que beneficiarão as pessoas com mais qualidade de vida".

Os grupos e associações contemplados estão presentes em várias comunidades do município e obtiveram os recursos por meio de seleção em editais em parceria com a Aliança Energia que está presente no município desde 2017 contribuindo para o desenvolvimento local.

Confira as fotos no link abaixo.

#ValeGás 17/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Vale Gás Social: entrega inicia na segunda-feira (20)

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, estará realizando a entrega do primeiro lote/2023 do Vale Gás Social, dos dias 20 a 24 de março.

Para ter acesso ao tíquete o representante familiar deverá apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, o número de inscrição social (NIS) e o comprovante de residência.

O vale-gás social é uma política do Governo do Estado, criada durante a pandemia do coronavírus, tornou-se política pública permanente e contempla famílias em situação de vulnerabilidade com a recarga gratuita de um botijão de gás, de 13 kg, três vezes ao ano.

Neste primeiro lote serão beneficiadas 362 famílias de Icapuí.

Beneficiários(as):

I - famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará folha de pagamento do mês de setembro/2022;

II - famílias que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação, instituído pela Lei n° 17.086, de 25 de outubro de 2019, em atividade no mês de setembro/2022;

III - famílias que constem do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instituído pelo Decreto Federal n.° 6.135, de 26 de junho de 2007, e que tenham sido beneficiadas com o Auxílio Brasil no mês de setembro /2022, com renda "per capita" até duzentos e oito reais (R$208,00) já incluído nesse cálculo, além da renda declarada no Cadastro Único, os valores recebidos do Auxílio Brasil e Benefício Extraordinário; e

IV - Organizações da Sociedade Civil - OSCs que desenvolvem ações de produção de refeição e assistindo às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

DADOS DA ENTREGA:

Data: 20 a 24 de março (segunda a sexta-feira)

Horário: 8h às 12h

Local: Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças

Para ter acesso à lista acesse o link abaixo.

#Mulher 16/03/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Gestantes participam de ensaio fotográfico no mês da mulher

O fortalecimento de vínculos afetivos desde a gestação é fundamental para saúde e o bem-estar da criança e da futura mãe. Portanto, as gestantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria de Assistência Social, participaram na tarde de ontem (15), de ensaio fotográfico na Pousada Amor a Mar, na praia de Barreiras.

Cerca de 15 gestantes participaram do momento e em seguida compartilharam informações em uma roda de conversa sobre a importância do autocuidado nessa fase tão especial e única na vida das mulheres.

O Programa Criança Feliz é uma política que atende famílias com crianças de até seis anos e fornece ferramentas para promover o desenvolvimento infantil, fortalece os vínculos familiares, além de dar apoio à gestante na preparação para o nascimento da criança.

#AssistênciaSocial 15/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aborda situação dos jovens em tempos de pandemia

Nesta quarta-feira (15), aconteceu a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com a participação de jovens icapuienses, autoridades e toda rede de apoio e proteção infantojuvenil do município, no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças.

Promovida pelo Conselho Municipal de Diretos da Criança e do Adolescente (COMDCA), a ação visa promover a mobilização social nas esferas municipal, estadual e federal para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da covid-19 na vida dos jovens e suas famílias, além da construção de propostas, ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

As pré-conferências aconteceram durante a semana passada com a mobilização e participação de crianças e adolescentes em todas as escolas do município, que culminou hoje com debates e trabalhos em grupos realizados na conferência, que também contou com apresentações artísticas e musicais promovidas pelos jovens.

Participaram o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário de Infraestrutura e Saneamento, Francisco da Costa (Deca), vereadores, conselheiros tutelares, Joice Almeida representando a Secretaria de Saúde, Sérgio Araújo representando a Secretaria da Educação, Neuma Pereira, do Conselho Tutelar de Icapuí, Genciana Silva, Coordenadora do CREAS, jovens do município e os estudantes, Elayne, Kawan e Amora.

O debate com os estudantes foi mediado por Mônica Sillan, membro do Conselheiro Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará e pioneira em políticas para o público infantojuvenil no estado, que abordou a importância dos jovens na criação de políticas públicas e defesa dos seus direitos como exemplo de democracia participativa e de responsabilidade por representar outras crianças que precisam ser assistidas e que não participaram da conferência.

Jobede abordou que "temos uma rede de apoio com grandes profissionais que trabalham com amor, dedicação e de forma intersetorial para atender e desenvolver serviços de apoio às crianças e adolescentes nas mais diferentes áreas, como educação, saúde, esporte, lazer, assistência e outros", afirmou.

Foram debatidas, ainda, as propostas apresentadas pelos grupos de jovens e realizada a eleição dos delegados para a XI Conferência Regional.

#AssistênciaSocial 09/02/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece de 8 a 15 de fevereiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente durante os dias 8 a 15 de fevereiro com ações nas escolas municipais e estaduais de Icapuí.

A Conferência acontece a cada dois anos, e em 2023 aborda a atual "situação dos Direitos Humanos das crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade".

Com o objetivo de promover a mobilização social nas esferas municipal, estadual e federal para avaliação das consequências da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, além da construção de ações e políticas públicas que garantam os direitos dos jovens no contexto pós-pandemia.

Na próxima quarta-feira (15) acontece a Cerimônia da Conferência com a Palestra Magna com a Mestra Mônica Sillan de Oliveira, Coordenadora Geral da ONG - Frente de Assistência à Criança Carente (FACC) e membro titular do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CE.

Confira a programação

08/02 - MANHÃ: Escola Maria Edilce e Carlota Tavares (Carlota anfitriã)

08/02 - TARDE: Escola Mizinha

09/02- MANHÃ: Escola Horizonte da Cidadania e Ezequiel (Ezequiel anfitriã)

09/02 - TARDE: Escola Jaime da Cunha e Gabriel (Jaime anfitriã)

13/02 - TARDE: Escola Joana Marques e Raimunda Lacerda (Joana Marques anfitriã)

15/02 - MANHÃ (8h30) - Cerimônia da 9ª Conferência - (auditório da Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças)

15/02 - TARDE - continuação da programação (auditório da Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças)

#Cidadania 25/01/2023 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Semana do Município: Secretaria de Assistência Social realizou rodas de conversa com idosos nas comunidades

A oficialização da emancipação de Icapuí aconteceu há 38 anos e para preservar as memórias e resgatar os tempos passados, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), organizou rodas de conversa com idosos, na programação da Semana do Município.

Os momentos aconteceram nos dias 17, 18 e 19, nas comunidades de Peixe Gordo, Quitérias e Redonda, para promover a escuta e o compartilhamento de momentos das pessoas que vivenciaram a história e emancipação de Icapuí, relembrando a cultura, culinária, brincadeiras, atividades e boas lembranças.

Participaram das conversas, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara e equipe técnica da Assistência.

Ana Lúcia, Coordenadora do CRAS, colocou que, "foi um momento rico, porque sentimos a necessidade de acolhimento e escuta por parte da população que participaram contando suas histórias e experiências", afirmou.

#AssistênciaSocial 16/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho dos Direitos do Idoso torna público resultado final de seleção de projetos

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, torna público resultado final do Edital 001/2022 de chamamento público visando a seleção de propostas das organizações da Sociedade Civil para execução e financiamento de projetos de promoção e proteção ao idoso.

Confira o resultado na íntegra no link abaixo.

#AssistênciaSocial 12/12/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho dos Direitos do Idoso torna público resultado preliminar de seleção de projetos

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, torna público resultado preliminar do Edital 001/2022 de chamamento público visando a seleção de propostas das organizações da Sociedade Civil para execução e financiamento de projetos de promoção e proteção ao idoso.

O período de recurso ao resultado preliminar vai de 12 a 14 de dezembro.

Confira o resultado na íntegra no link abaixo.

#ConselhoTutelar 29/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselheiros tutelares recebem capacitação para implantação do Sistema SIPIA

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), realiza durante essa semana, a capacitação para conselheiros tutelares e membros do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) para implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA).

Visando capacitar os(as) conselheiros(as) tutelares e profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), a ação atende ao Art. 134 da Lei Federal Nº 8.069/1990, Resolução nº 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Lei Nº 12.696/2012 e demais normativas correlatas, em atenção às orientações e critérios do Selo UNICEF Edição 2021-2024, englobando os demais órgãos que compõem a rede de serviços municipais de atenção à criança e ao adolescente.

A formação é ministradora pela Professora Mestra Mônica Sillan de Oliveira, Assistente Social e Coordenadora Geral da OSC - Frente de Assistência à Criança Carente (FACC). Iniciativa que faz parte da política de garantia dos direitos como forma de fortalecimento da rede intersetorial do município.

O SIPIA é um sistema de registro e tratamento de informação com abrangência nacional, criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.

#AssistênciaSocial 25/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Municipal dos Direitos do Idoso torna público Edital para seleção de projetos

A Prefeitura de Icapuí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), vinculado à Secretaria de Assistência Social, torna público Edital de chamamento público visando a seleção de propostas das organizações da Sociedade Civil para execução e financiamento de projetos.

Confira o Edital na íntegra com as datas previstas no link abaixo.

#ValeGás 24/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Vale-Gás Social: Confira a lista dos beneficiários(as) - Entrega começa na terça-feira (29)

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, estará realizando a entrega do terceiro lote/2022 do Vale Gás Social, dos dias 29 de novembro a 2 de dezembro, no Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, de 8h às 12h.

Público beneficiário:

I - famílias assistidas pelo benefício do Cartão Mais Infância Ceará folha de pagamento do mês de setembro/2022;

II - famílias que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação, instituído pela Lei n° 17.086, de 25 de outubro de 2019, em atividade no mês de setembro/2022;

III - famílias que constem no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instituído pelo Decreto Federal n.° 6.135, de 26 de junho de 2007, e que tenham sido beneficiadas com o Auxílio Brasil no mês de setembro /2022, com renda "per capita" até duzentos e oito reais (R$208,00) já incluído nesse cálculo, além da renda declarada no Cadastro Único, os valores recebidos do Auxílio Brasil e Benefício Extraordinário; e

IV - Organizações da Sociedade Civil - OSCs que desenvolvem ações de produção de refeição e assistindo às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.

Documentos necessários para recebimento:

- RG

- CPF

- NIS

- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Dados da entrega:

Data: 29 de Novembro a 2 de Dezembro

Local: Ginásio Polioesportivo José do Carmo Rebouças

Horário: de 8h às 12h

Um ação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, que beneficiará 333 famílias de Icapuí.

Confira a lista de beneficiados no link abaixo.

#AssistênciaSocial 04/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS e CREAS de Icapuí recebem nota máxima em avaliação nacional

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria da Assistência Social, alcançou a nota máxima (5) nos Indicadores de Desenvolvimento do CRAS e CREAS do ano de 2021, período de pandemia, avaliados pela Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Icapuí alcançou a nota na dimensão "Estrutura Física", o que implica dizer que a estrutura do equipamento considerando diversos aspectos, tais como a existência de salas de atendimento individualizado e coletivo, condições de acessibilidade, recepção e banheiros e ainda, a existência na unidade de um determinado conjunto de equipamentos (computadores, veículo exclusivo ou compartilhado, entre outros) está adequada ao porte da unidade.

Quanto à dimensão Recursos Humanos, o CRAS e o CREAS de Icapuí também atingiram o nível 5, implica dizer que o quantitativo da equipe de referência é adequado ao porte da unidade tendo como parâmetro a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS). Esta dimensão considera o quantitativo de profissionais de nível superior referenciado à unidade, recebendo cofinanciamento federal. É considerado também o número de profissionais com formação de Serviço Social e Psicologia.

Para a Aparecida Alcântara, Secretária de Assistência Social, "hoje me sinto radiante pelo resultado obtido pelo nosso CRAS e CREAS, a nota máxima é fruto de um trabalho árduo e da união da equipe em fazer assistência social com amor e responsabilidade, sempre buscando atender e amparar às famílias do município com toda atenção que cada uma merece. Desde já, expresso meus agradecimentos a toda a equipe dos equipamentos e também ao nosso Prefeito, Lacerda Filho, pois sem o apoio seria difícil executar esta política pública. Obrigada a todos, direta e indiretamente, que fazem a Assistência Social no município, pois é juntos que construiremos uma cidade cada vez melhor", comemorou.

#Mulher 01/11/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social promove sunset rosa

A Secretaria de Assistência Social realizou na quinta-feira, 27, na Gruta do Jardim Paraíso (centro), a ação "sunset rosa" para os grupos "Intergeracional" e "Mulheres em Ação", acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A ação teve como objetivo fortalecer a campanha do outubro rosa, sensibilizando sobre o cuidado e prevenção ao câncer de mama, por meio de orientação ministrada pelo enfermeiro Maycon Lidio, e o momento festivo com atrações musicais, Erick Farra e Eliane.

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e promoção de ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente em mulheres. Portanto, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizou diversas ações, como atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, exames de mamografias, e outras ações de atenção e cuidado com as mulheres icapuienses.

#Drogas 09/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ações de Políticas sobre Drogas acontecem na programação do setembro amarelo

A prevenção ao suicídio não se limita à rede de saúde, mas deve ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição dos casos. Nessa perspectiva, a Secretaria de Assistência Social realizou ações de Políticas sobre Drogas, na terça-feira, 6.

A equipe da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (SPS/CE) esteve no município realizando no auditório da Secretaria de Administração e Finanças, a formação com ênfase na prevenção às drogas para os profissionais da rede intersetorial local.

No primeiro momento, pela manhã, foi apresentado o panorama das políticas sobre drogas e ações desenvolvidas pela SPS/CE e os eixos de atuação, na prevenção, atenção, apoio, reinserção social e profissional de pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Aconteceu ainda, à tarde, o Fórum Social de Políticas sobre Drogas para construir um diagnóstico e estratégias de melhorias para o atendimento a esse público no município, que contou com a participação de servidores(as), sociedade civil e população interessada na temática.

Concomitantemente aos debates, a unidade móvel da SPS/CE realizou atendimentos e orientação à população usuária de álcool e outras drogas e suas famílias, na praça central Adauto Róseo.

A campanha do setembro amarelo é uma ação intersetorial, organizada pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

#Mulher 06/09/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Gestantes participam de ensaio fotográfico no mês da Primeira Infância

Gestantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, vinculado à Secretaria de Assistência Social, participaram no dia 5 de agosto, do ensaio fotográfico na Pousada Amor a Mar, na praia de Barreiras.

No primeiro momento, as gestantes compartilharam informações em uma roda de conversa, sobre os cuidados na Primeira Infância, sob a orientação da enfermeira Suelen Tamiles e o enfermeiro Maycon Lídio. Logo após, cerca de 13 grávidas fizeram o ensaio fotográfico, que abriu as ações do mês da Primeira Infância.

O Programa Criança Feliz é uma política que atende famílias com crianças de até seis anos e fornece ferramentas para promover o desenvolvimento infantil, fortalece os vínculos familiares, além de dar apoio à gestante na preparação para o nascimento da criança.

Confira as fotos no link abaixo.

#Mulher 30/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social promove debate de encerramento do agosto lilás e os direitos das mulheres

A Secretaria de Assistência Social realizou na manhã de hoje, 30, no auditório da Secretaria de Administração e Finanças, o debate para a criação de propostas para a defesa e proteção dos direitos das mulheres no município de Icapuí.

A ação reuniu a Comissão de Políticas Públicas para mulheres e faz parte do encerramento da campanha do agosto lilás, em alusão à Lei Maria da Penha, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que contou com uma programação de sensibilização nas comunidades, na câmara de vereadores, rádio FM educativa e postos de saúde.

Participaram do momento, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, servidoras e representantes da sociedade civil.

Conforme Rosário Rebouças, "precisamos ocupar os espaços de fala e de decisões e estar dizendo quais políticas nós queremos e necessitamos para nossas vidas, já que possuímos um protagonismo feminino evidente na nossa cidade", afirmou.

Para Aparecida Alcântara, "precisamos criar políticas públicas para as mulheres, sabemos que é um trabalho com muitas dificuldades, por menor que seja a iniciativa, já faz toda a diferença por levantar o debate e nos reunirmos para buscar estratégias de enfrentamento e melhorias", disse ela.

Mulheres vítimas de violência devem buscar atendimento nos serviços de atenção básica, delegacia, hospital, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os dois últimos foram os mobilizadores do evento.

#Lazer 08/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realizou diversas ações de férias para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Icapuí realizou durante o mês de julho, por meio das Secretarias Municipais, ações voltadas para o lazer e recreação dos jovens das diferentes localidades.

O Centro Cultural de Quitérias, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, proporcionou durante todo o mês, uma programação especial que resgatou diversas brincadeiras antigas como uma forma de preservação da cultura tradicional popular. Foram contempladas variadas formas de brincar, como amarelinha, pular corda e elástico, telefone sem fio, além da visita à Casa da Cultura Cores da Vida como uma forma de valorização do patrimônio histórico e cultural.

O Centro Cultural de Peixe Gordo, vinculado à Secretaria da Educação, realizou durante os dias 26 e 27 de julho, a mini colônia de adeus às férias para as crianças e adolescentes das comunidades de Peixe Gordo, Manibu, Melancias de cima e de baixo, com uma diversidade de atividades educativas, exibição de filmes e brincadeiras visando a integração e socialização, além do fortalecimento do hábito da leitura.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também executou ações para os participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com visitas a diferentes locais, à Casa da Cultura Cores da Vida, ao Centro de Visitantes Banco dos Cajuais, à Estação Ambiental do Requenguela e ao Centro Cultural de Quitérias.

Na Assistência Social, a colônia ocorreu nos dias de quarta-feira, com uma programação diferenciada a cada semana, e com o propósito de promover a integração dos jovens de forma lúdica e educativa, além de proporcionar a apresentação dos espaços turísticos, histórico e cultural do município.

Ocorreu ainda, de 26 a 29, a primeira edição da colônia inclusiva, uma ação intersetorial entre as Secretarias de Assistência Social, da Educação, da Saúde e de Esporte e Juventude, voltada para crianças com diferentes deficiências, seja física, intelectual ou mental, visando promover momentos de lazer, socialização, inclusão e mais autonomia aos jovens.

A programação foi finalizada no sábado, 30, com o evento "Férias na Praça", organizado pela Secretaria de Assistência Social, que possibilitou a prática de brincadeiras populares, pinturas, oficinas de artes e muita diversão para os jovens na Praça Mais Infância.

#Lazer 02/08/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Gestão Municipal realiza colônia de férias inclusiva para crianças e adolescentes com deficiência

Mais uma ação da Prefeitura de Icapuí voltada para os jovens com diferentes deficiências do município, na semana passada, de 26 a 29, ocorreu a primeira colônia de férias inclusiva, na Pousada Icapuí (Doralice), com uma programação diversificada.

A colônia foi uma ação intersetorial, realizada pelas Secretarias de Assistência Social, da Educação, de Saúde, e Esporte e Juventude, com o intuito de promover um momento de lazer, socialização, inclusão e mais autonomia para as crianças e adolescentes, no período em que elas passaram muito tempo em casa, sem atividades escolares.

Foram pensadas atividades e brincadeiras compatíveis com a realidade de cada grupo, atendidos em diferentes dias, de acordo com a faixa etária, onde no primeiro momento foi a vez das crianças até 4 anos, no segundo, de 5 a 7 anos, no terceiro, de 8 a 10 anos, e no último, para os jovens acima de 10 anos.

Também foi articulado um momento para as mães que acompanharam os filhos, com atividades físicas e muita descontração, enquanto os profissionais cuidadores deram o suporte às crianças.

O município atende cerca de 205 crianças com diferentes deficiências, seja física, intelectual, psicossocial e múltipla, sendo essa uma causa prioritária da gestão.

Confira as fotos no link abaixo.

#ValeGás 29/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí inicia a entrega do Vale Gás Social

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, estará realizando a entrega do segundo lote/2022 do Vale Gás Social, dos dias 1º a 5 de agosto, para os contemplados.

São favorecidas famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância, famílias com jovens em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Programa Virando o Jogo e famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, com corte para a identificação dos beneficiários de até R$ 155,50 incluindo as transferências (inclusive o Benefício Extraordinário) folha de pagamento abril/22.

Para ter acesso ao tíquete o representante familiar deverá apresentar documento oficial com foto (RG), CPF, o número de inscrição social (NIS) e o comprovante de residência, no local e data indicada abaixo.

No município a entrega do primeiro lote do ano ocorreu em março, desta vez, serão entregues mais de 400 tíquetes às famílias beneficiárias.

DADOS DA ENTREGA:

Data: Dia 01 a 05 de agosto de 2022 (segunda a sexta-feira)

Horário: 8:00 às 12:00

Local: Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças (Em frente à Icapel)

Para ter acesso à listagem acesse o link abaixo.

#ChamamentoPúblico 22/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente torna público resultado preliminar do Edital Nº 001/2022

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), torna público o resultado preliminar do Edital Nº 001/2022 de Chamamento Público para a seleção de propostas de projetos referentes à Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Acesse o link abaixo e veja o resultado preliminar na íntegra.

#Lazer 13/07/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS realiza colônia de férias de crianças e adolescentes do SCFV

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), está realizando durante o mês de julho, a Colônia de Férias das crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A colônia ocorre nos dias de quarta-feira, com uma programação diferenciada a cada semana, e tem como propósito promover a integração dos jovens de forma lúdica e educativa, além de proporcionar a apresentação dos espaços turísticos, histórico e cultural que fazem parte do município.

Conforme Ana Lúcia, Coordenadora do CRAS "a ideia surgiu da necessidade em meio as atividades no CRAS, por ouvir das crianças que não conheciam muitos lugares da cidade, então a colônia foi pensada visando propiciar momentos agradáveis e prazerosos durante as férias escolares, onde os jovens conhecem e aprendem como cuidar e preservar os nossos espaços."

As visitas iniciaram no dia 06 na Casa da Cultura Cores da Vida, localizada no centro. Hoje, quarta-feira, 13, os jovens conheceram o Centro de Visitantes Banco dos Cajuais, um espaço expositivo e educativo organizado pela ONG Aquasis - Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos na praia de Picos.

Dando continuidade à colônia, no dia 20 ocorrerá a visita à Estação Ambiental do Requenguela e para finalizar, no dia 27, a diversão e aprendizado será no Centro Cultural de Quitérias.

#Festa 30/06/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS realiza arraiá do grupo TEAcolher

Na tarde desta quinta-feira, 29, ocorreu o terceiro dia do Crasrraiá, dessa vez para o grupo de mães do TEAcolher, que se reuniram no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para o momento de confraternização.

O TEAcolher foi iniciado em 27 de agosto de 2021 e faz parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) da Secretaria de Assistência Social, para os responsáveis e familiares de crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para Ana Lúcia, Coordenadora do CRAS, "o grupo visa dar apoio, acolhimento e direcionamentos referentes às demandas e cuidados das famílias de crianças e adolescentes com TEA, além de buscar desmistificar o autismo, promover a inclusão e de buscar seus direitos junto aos órgãos públicos", disse ela.

Participaram da festividade o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a vereadora Marjorie Lacerda, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, servidores da assistência social, e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além dos familiares das crianças, acolhidos com música, comida típica, quadrilhas e sorteio de brindes.

#Festa 27/06/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS realiza festas juninas dos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou durante a semana passada, na quadra da Escola Professora Raimunda Lacerda, os arraiás dos grupos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As festividades tiveram como temática o São João violeta, referente à cor do mês de junho, alusivo à conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

Na quarta-feira, 22, ocorreu o arraiá do Grupo Intergeracional, projeto que reúne mulheres de diferentes gerações, contou com a participação de jovens e idosas que compartilharam a alegria do momento junino, com muita música, comida, quadrilhas e o desfile da rainha junina.

Segundo a Coordenadora do CRAS, Ana Lúcia, "o projeto visa a realização de atividades que favorecem o processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares, no convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social".

Já na quinta-feira, 23, foi a vez do grupo "Mulheres em Ação", criado pela necessidade de oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade uma oportunidade de socialização, a prática da atividade física, e a elevação da autoestima.

Para Antoniete Silva, idealizadora do movimento, "o projeto vai além do trabalho físico, mas também abrange a autoestima das mulheres, e ainda a saúde física e mental. É muito gratificante ver o crescimento do grupo, que começou em 2018, com apenas 20 mulheres na sala do CRAS e hoje já somos mais de 200", disse ela.

Participaram da festividade, o prefeito, Lacerda Filho, o vice, Jobede Cirilo, a mãe do prefeito, Dona Fátima Lacerda, a vereadora, Marjorie Lacerda, a Secretária de Assistência Social, Aparecida de Alcântara, servidores(as) e integrantes do projeto.

No dia 24, sexta-feira, ocorreu mais uma quadrilha do grupo "Mulheres em ação", no Peixe Gordo, para as participantes da localidade e das regiões próximas, que mais uma vez fizeram a festa acontecer.

Confira as fotos dos eventos abaixo.

#AssistênciaSocial 09/06/2022 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Servidores(as) do CRAS recebem Capacitação para os Cuidados com o Desenvolvimento Infantil

Aconteceu na manhã de ontem, 08, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a abertura da Capacitação "Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC)" conduzida pela supervisora do Programa Criança Feliz, Rita de Cássia, com a colaboração da pedagoga e supervisora do Programa Criança Feliz do Município de Beberibe, Erika Soares, uma parceria entre os dois municípios.

Com o objetivo de preparar os(as) visitadores(as) sociais e técnicos do CRAS que trabalham diretamente com a assistência às crianças e suas famílias, por meio da visita domiciliar, a capacitação busca promover o crescimento saudável e o desenvolvimento psicossocial infantil, que possibilitará benefícios sociais e de saúde pública para as crianças atendidas e às famílias mais necessitadas dessa atenção.

O período de formação vai até o dia 10 de junho nos turnos matutino e vespertino, no CRAS.

#ValeGás 14/12/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí começa a distribuição do Vale Gás esta semana

Durante esta semana, a Secretaria de Assistência Social do município e Icapuí recebeu da Secretaria de Proteção Social (SPS) do Governo do Estado do Ceará, os tíquetes do Vale Gás a serem distribuídos às famílias que terão acesso ao benefício, sendo incluídas, portanto, as famílias pertencentes ao Programa do Cartão Mais Infância, aos jovens do programa Superação e as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil que possuem renda per capita até R$ 100,25. A cada edição do Vale Gás, cada família receberá um tíquete para recarga do seu botijão.

O Vale Gás Social agora é uma política pública permanente criada pelo governador Camilo Santana e que possibilitará a recarga gratuita do botijão de gás à população cearense em situação de vulnerabilidade, por três vezes ao ano.

No município de Icapuí os tíquetes serão entregues às famílias no prédio do CJC, localizado no Centro da cidade, nos horários das 8h até às 12h, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.

Para poder ter acesso ao tíquete o representante familiar deverá apresentar documento oficial com foto, CPF, o número de inscrição social (NIS) e o comprovante de residência.

Para ter acesso a listagem acesse o link abaixo:

#AssistênciaSocial 30/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí realiza a 11ª Conferência de Assistência Social

Amanhã, 31, toda a população icapuiense está convidada a se fazer presente de forma virtual, na 11ª Conferência de Assistência Social, que tem como tema: "Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Todas e todos poderão acompanhar a transmissão da Conferência pelo canal do YouTube da Prefeitura de Icapuí e poderão participar, bem como deixar as suas considerações via chat da transmissão.

O principal objetivo da Conferência é fazer com que junto à população seja possível fazer debates e lançar propostas para aperfeiçoamento das políticas públicas de assistência social, reafirmar a importância do papel da Assistência Social nos órgãos garantidores de direitos do cidadão e dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade.

Para Aparecida Alcântara, esse é o momento da população poder fazer valer os seus direitos e principalmente entender o papel da política de Assistência Social, bem como contribuir para a garantia dos mesmos.

#AssistênciaSocial 24/08/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí recebe Brinquedopraça do Governo do Estado do Ceará

Ontem, 24, em cerimônia oficial realizada de forma virtual diretamente do Palácio da Abolição, Sede do Governo do Estado do Ceará, a Primeira dama do Estado, Onélia Santana, acompanhada da Secretária de Proteção Social, Socorro França, e dos Deputados Estaduais Osmar Baquit e Leonardo Araújo, entregou a Brinquedopraça Adauto Róseo em Icapuí, a 150º do estado.

Estiveram presentes participando do evento e direto da cidade de Icapuí, o Prefeito Municipal, Lacerda Filho, a Primeira dama, Rhaysa Lacerda, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, o vereador líder do governo na Câmara, João Paulo Rebouças e as crianças Claryce Barreto e Larissa Lacerda, representando todas as demais crianças presentes.

A Brinquedopraça Adauto Róseo conta com espaços de lazer para as crianças com áreas cercadas de 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola.

A outra parte conta com uma academia ao ar livre, com área total de 90m², possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Para o Prefeito Lacerda, o equipamento público é mais um espaço de integração social e que permitirá às famílias momentos de lazer, bem como proporcionar às crianças a garantia do direito de brincar em segurança e com brinquedos adaptados a todos.

Durante o evento também foi realizado o plantio simbólico de uma muda de ipê, como ação de conscientização ambiental e de maneira a incentivar a arborização das cidades para assim termos ambientes mais agradáveis e estimular o desenvolvimento infantil.

#AssistênciaSocial 20/07/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social inicia entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica

Começou nesta terça-feira, 20, a entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica do Governo do Estado do Ceará. Essa é mais uma iniciativa que soma-se a outras ações estaduais que visam fortalecer a rede estadual de saúde e apoiar os cearenses no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

O programa tem por objetivo beneficiar trabalhadores de transportes escolar e alternativo, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas.

Em Icapuí, até o momento, foram beneficiadas 34 famílias que receberão um auxílio de R$ 200,00, sendo pagos em duas parcelas de R$ 100,00 cada. Outras famílias poderão ser beneficiadas nos próximos lotes a serem entregues em agosto e obedecendo a critérios estabelecidos pelo próprio Governo do Estado, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Os cartões do auxílio cesta básica estão sendo entregues no prédio da Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta, das 08h às 13h. Confira a lista dos beneficiários no link abaixo:

#ChamamentoPúblico 21/05/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Icapuí, torna público o Edital Nº 001/2021

A PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ - CE, por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDCA, com esteio na Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, torna público o presente Edital de Chamamento Público visando à seleção de propostas de organizações da sociedade civil interessadas em celebrar Termo de Fomento que tem por objeto a execução de projetos com as atividades relacionadas nesse edital.

Para mais informações acesse o Edital na íntegra no link abaixo:

#AssistênciaSocial 26/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social acolhe a nova equipe que atuará nos Programas e Projetos do SUAS

Na manhã desta segunda, 26, a Prefeitura de Icapuí acolheu as novas equipes da Assistência Social que irão atuar nos Programas e Projetos do SUAS.

CRAS, CREAS, Cadastro Único/Bolsa Família e Mais Infância no SUAS/Criança Feliz, são os equipamentos e Programas/Projetos onde as nova equipes desenvolverão os seus trabalhos.

Selecionados a partir do Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Assistência Social, os convocados foram escolhidos em duas etapas: análise de currículo e entrevista técnica, que possibilitou a escolha dos candidatos com melhores pontuações no somatório das duas etapas.

Para Aparecida Alcântara, Secretária de Assistência Social, o bom trabalho desenvolvido na Secretaria depende diretamente do empenho e do esforço conjunto de todos as equipes atuantes na Secretaria e nos equipamentos. Desejamos boa sorte e bom trabalho aos convocados, e que todos possam contribuir de forma profícua garantindo o desenvolvimento e a aplicação das políticas sociais assistindo àqueles que mais necessitam.

#SeleçãoPública 17/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social, publica o Resultado Preliminar da Entrevista Técnica do Processo Seletivo Simplificado

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria Nº. 218/2021, de 1º de março de 2021, no uso de suas atribuições legais, torna público o Resultado Preliminar da Entrevista Técnica do Processo Seletivo Simplificado - Edital Nº. 001/2021, destinado a recrutar candidatos para contratação temporária para exercer as funções de: Entrevistador Social do Cadastro Único, Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Visitador Social do Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz e Instrutor de Música.

Do que consta no item 7., que trata dos critérios de Avaliação e Seleção, constantes do Edital Nº. 001/2021, no subitem 7.8, os candidatos, poderão interpor recursos contra o resultado preliminar da entrevista técnica, de forma presencial, à Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, localizada à Rua Floriano Monteiro, Nº. 1538, Centro, Icapuí/CE, CEP: 62810-000, no dia 19 de abril de 2021, no horário das 13:00h às 16:00h, conforme modelo contido no Anexo VI, deste Edital.

Destacamos ainda, que a pontuação apresentada neste resultado, é o somatório da pontuação da avaliação de currículos e da entrevista técnica, sendo então a pontuação final do candidato.

Abaixo o link com o Resultado:

#SeleçãoPública 13/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social torna público o Resultado Final da Avaliação de Títulos e Convocação para Entrevista

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria Nº. 218/2021, de 1º de março de 2021, no uso de suas atribuições legais, torna público o Resultado Final da Avaliação de Títulos e os horários das entrevistas dos candidatos selecionados do Processo Seletivo Simplificado - Edital Nº. 001/2021, destinado a recrutar candidatos para contratação temporária para exercer as funções de: Entrevistador Social do Cadastro Único, Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Visitador Social do Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz e Instrutor de Música.

Do que consta no subitem 7.6, os candidatos deverão se apresentar para a entrevista no local, data e horário informados na convocação para esta etapa, sob pena de perder a classificação. Nesse sentido, as entrevistas serão realizadas na Secretaria de Assistência Social, localizada à Avenida Floriano Monteiro, Nº. 1538, Centro, CEP: 62810-000, Icapuí-CE. Os horários dos candidatos estão definidos e anexos a este comunicado.

Os candidatos selecionados deverão se apresentar nos dias e horários especificados, sendo considerado eliminado, o candidato que não comparecer no seu horário pré-determinado.

Abaixo link com o resultado das interposições de recursos, resultado final da avaliação de títulos e horário das entrevistas:

#SeleçãoPública 09/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social torna público o Resultado Preliminar da Avaliação de Títulos

A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, instituída pela Portaria Nº. 218/2021, de 1º de março de 2021, no uso de suas atribuições legais, torna público o Resultado Preliminar da Avaliação de Títulos do Processo Seletivo Simplificado - Edital Nº. 001/2021, destinado a recrutar candidatos para contratação temporária para exercer as funções de: Entrevistador Social do Cadastro Único, Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Visitador Social do Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz e Instrutor de Música.

Do que consta no item 7., que trata dos critérios de Avaliação e Seleção, constantes do Edital Nº. 001/2021, no subitem 7.8, os candidatos, poderão interpor recursos contra o resultado preliminar, de forma presencial, à Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, localizada à Rua Floriano Monteiro, Nº. 1538, Centro, Icapuí/CE, CEP: 62810-000, no dia 12 de abril de 2021, no horário das 13:00h às 16:00h, conforme modelo contido no Anexo VI, deste Edital.

De acordo com o subitem 7.4.1, que se classificam até quatro vezes a quantidade de vagas para o cargo a qual está concorrendo, os candidatos em negrito constantes nessa listagem preliminar, serão os possíveis candidatos aptos à etapa da entrevista técnica, se não houverem alterações, no resultado da análise de eventuais interposições de recursos.

Abaixo o link com o Resultado Preliminar:

#ValeGás 01/04/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Governo do Estado publica a lista dos beneficiários do Programa Vale-Gás Social

Na tarde de ontem, 31 de março, o Governo do Estado do Ceará, tornou pública a lista dos beneficiários do Programa Vale-Gás Social, por meio do site da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

A SPS estará repassando os tíquetes às Prefeituras na próxima semana, para que as Prefeituras Municipais trabalhem apenas na divulgação e na logística de distribuição dos mesmos.

As famílias contempladas com o Vale Gás Social, são selecionadas pelo Governo do Estado do Ceará e atendem aos critérios de serem famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; que estejam inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34; e os jovens participantes do Programa Superação.

Em Icapuí serão beneficiadas 993 (novecentos e noventa e três) famílias, e que o calendário de distribuição será divulgado assim que o município receber os tíquetes da SPS. A lista contendo o nome das famílias poderá ser consultada no link abaixo.

Lista das famílias beneficiadas:

#SeleçãoPública 30/03/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social divulga Edital de Retificação com novas datas para o Processo Seletivo

A Secretaria de Assistência Social torna público o Edital de Retificação 001/2021, do Processo Seletivo Simplificado, contendo o novo cronograma de datas para realização da seleção.

Abaixo o link com o Edital de Retificação:

#AssistênciaSocial 12/03/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social suspende a realização Processo Seletivo Simplificado Nº. 001/2021.

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado, em razão das medidas restritivas adotadas pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Município de Icapuí, por meio do Decreto Municipal Nº. 023/2021, decidiram pela suspensão de todas as etapas do processo seletivo.

Em tempo oportuno, estaremos divulgando o cronograma com as novas datas para realização da seleção.

Abaixo o link com o Comunicado da Suspensão:

#AssistênciaSocial 10/03/2021 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social publica Edital 001/2021 para seleção de candidatos a atuarem junto a Programas do SUAS

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, torna público o edital de abertura de inscrições ao Processo Seletivo Simplificado destinado a recrutar candidatos para contratação temporária a exercer as funções de: Entrevistador Social do Cadastro Único, Orientador Social do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Orientador Social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Visitador Social do Mais Infância no SUAS/Programa Criança Feliz, e Instrutor de Música.

A seleção, executada pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo, instituída pela Portaria Nº. 218/2021, de 01 de março de 2021, será realizada em três etapas sendo, entrega de currículo e demais documentos; avaliação de títulos e entrevista técnica.

Os interessados devem acessar o edital através do link abaixo, conferir todas as informações (regras, datas, procedimentos etc) e imprimir os formulários em anexo para posterior preenchimento dos dados necessários à inscrição.

#Cidadania 13/08/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Novo lote de carteiras de identidade já se encontra disponível para retirada

A Secretaria de Assistência Social informa que se encontra disponível um novo lote de carteiras de identidade à população.

Durante a pandemia o Setor de Identificação do Governo do Estado do Ceará estava com o seu funcionamento suspenso o que acarretou na demora da confecção das carteiras de identidade. Com a regularização dos serviços um novo lote de documentos foi enviado à Prefeitura para ser entregue a quem havia feito a solicitação.

A entrega das carteiras será realizada mediante agendamento prévio pelo telefone (88) 9 94772205. O responsável deverá apresentar-se usando máscara e seguir todas as recomendações para o combate à COVID-19.

Confira a listagem disponível no link abaixo:

#AssistênciaSocial 23/07/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Fiscalização da Controladoria Geral da União bloqueia famílias do Auxílio Emergencial

A Controladoria Geral da União, órgão responsável pela defesa do patrimônio público do Governo Federal, está realizando uma fiscalização que objetiva o bloqueio, neste mês de julho, das famílias que estão recebendo o auxílio emergencial indevidamente.

Nesse caso, serão aproximadamente 75 mil famílias em todo o Brasil. São famílias com pessoas recebendo Auxílio Emergencial, cumulativamente com benefícios previdenciários/assistenciais, ou benefício BPC, ou seguro desemprego/defeso. Essas famílias terão tratamento de dados em definitivo na próxima folha (mês de agosto), quando poderão sacar o benefício do Bolsa Família (de agosto e de julho), dado que foram identificadas como inelegíveis ao Auxílio Emergencial.

As famílias que estão sendo notificadas como tendo o auxílio bloqueado deverão procurar realizar os saques somente no próximo mês, pois não terão saque para julho.

Nos sistemas do Governo Federal, as famílias ainda estão recebendo informações de que seus benefícios estão liberados no SIBEC e bloqueados no APP Bolsa Família. Isso deve-se ao fato de que as atualizações ainda estão acontecendo no SIBEC, porém já não é possível os pagamentos indevidos.

As famílias que por algum motivo estiverem sendo prejudicadas com esses bloqueios não deverão fazer contestações via App Auxílio Emergencial, pois seus recursos não serão considerados nesse âmbito, contudo, podem procurar outros meios que julguem adequados, como DPU ou por judicialização, dado que recursos administrativos não serão tratados pelo Ministério da Cidadania.

Salientamos que os benefícios do Auxílio Emergencial são de responsabilidade do Governo Federal, e que essa fiscalização já ocorreu em um primeiro momento detectando inclusive funcionários públicos que estavam recebendo indevidamente, e que agora novos beneficiários tiveram seus auxílios bloqueados por inconsistência nas rendas.

#AssistênciaSocial 13/07/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Última semana para retirada do Vale-gás

A Prefeitura Municipal de Icapuí por meio da Secretaria de Assistência Social informa às famílias beneficiárias do Programa Vale-gás do Governo do Estado do Ceará, que esta semana se encerram as entregas dos tickets do vale-gás.

Desde maio que o Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos- SPS, publicou a lista de beneficiários do município de Icapuí, que beneficiou 1.011 famílias e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social apenas para a distribuição dos tickets.

Até o momento já foram entregues 861 vales e ainda faltam ser entregues 150. Portanto as famílias beneficiadas que ainda não procuraram receber o seu vale-gás, saibam que os técnicos da Secretaria estarão atendendo de segunda a sexta de oito da manhã ao meio dia e que esta será a última semana para poder fazer a retirada.

Confira se o seu nome consta na listagem disponível no link abaixo e procure a Assistência Social:

#CadastroÚnico 08/07/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cadastro Único do Governo Federal faz convocação de famílias de Icapuí

A equipe do Cadastro Único da Prefeitura Municipal de Icapuí, está convocando os representantes familiares os quais os nomes constam na lista disponível no final dessa matéria, para que possam entrar em contato pelo número de telefone ou whats app (88) 9 8131 6540, e ser relatado o motivo da convocação, bem como o agendamento da visita à Secretaria de Assistência Social quando necessário.

Se você é uma das pessoas constantes da lista ou se conhecer alguém que está presente na mesma, por favor avisar que essas pessoas precisam entrar em contato com a Equipe do CADÚnico e que esse contato é extremamente necessário para evitarmos problemas futuros.

#MaisInfânciaCeará 21/05/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Atenção famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará

A Prefeitura Municipal de Icapuí por meio da Secretaria de Assistência Social informa às famílias Beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará - CMIC, que estão sem sacar os seus benefícios por mais de seis meses, que a não realização do saque do mesmo poderá prejudicar a família com a exclusão do benefício.

Tais medidas estão regulamentadas em Decreto Estadual do CMIC de Nº. 32.432 de 30 de novembro de 2017.

Portanto para que não haja a perda ou a exclusão das famílias atendidas pelo Mais Infância Ceará, solicitamos a estas famílias que procurem a Assistência Social para poderem se explicar e assim prestarmos maiores informações.

As famílias que se encontram nessa situação podem ser vistas no link abaixo.

#AssistênciaSocial 07/05/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Município de Icapuí é contemplado na lista do vale gás do Governo do Estado do Ceará

Governo do Ceará divulga lista de beneficiados e a entrega dos tíquetes ficará a cargo do Governo Municipal.

De acordo com o Governo do Estado, o vale-gás será entregue às Prefeituras em três etapas, em lotes enviados até junho. Por exemplo: "Se um município tiver direito a 900 vales, aquela prefeitura receberá, em três entregas distintas, de 300 tíquetes cada".

Como receber o botijão do vale gás?

O tíquete é válido para recarga única de um botijão de gás comum. As famílias podem receber o botijão através de um ponto de venda Nacional Gás, de três formas:

• Procurando diretamente o ponto de revenda mais próximo de sua casa.

• Ligando para a revendedora do seu município e agendando a entrega.

• Entrando em contato com a central da Nacional Gás pelos canais de atendimento ou pelo telefone 0800-7021200.

Como o município não dispõe de Revenda Nacional Gás, fica a cargo da Empresa resolver como fará a distribuição das recargas, devendo informar ao município como irá resolver essa questão.

Pelo auxílio, serão contempladas as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância, que estejam inseridas no Cadastro Único e façam parte do programa Bolsa Família, tendo renda per capita igual ou inferior a R$ 89,34; ou que tenham jovens inseridos no Programa Superação.

A seleção das famílias foi realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e teve como referência a folha de pagamento do Programa Bolsa Família do mês de abril/2020, listagem das famílias atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará e dos Jovens assistidos pelo Projeto Superação.

Confira a lista acessando o link abaixo:

#Cidadania 22/04/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí disponibiliza retirada de documentos de identificação com agendamento prévio

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Setor de Identificação informa que estão disponíveis para serem entregues 85 (oitenta e cinco) documentos de identificação (RG) e os munícipes podem agendar a entrega deste documento pelo whatsapp e por telefone ligando para o número (88) 9 9477 2205 e falar com Joice Araújo.

Informamos ainda que os outros 168 (cento e sessenta e oito) documentos de identidades encaminhados, em razão da medida sanitária de isolamento social e trabalho remoto dos órgãos públicos, a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) ainda não está despachando os documentos, e por isso as pessoas terão que aguardar o retorno das atividades destes órgãos.

Abaixo, clicando no link, você confere a listagem com os nomes das pessoas que já tem o seu documento disponível. Lembramos que o agendamento é essencial para se evitar aglomerações e garantirmos as medidas de segurança no combate a proliferação do Coronavírus.

#AssistênciaSocial 06/04/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí divulga listagem dos novos beneficiários do Programa Bolsa Família

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social e a Coordenação do Programa Bolsa Família, vem tornar público a listagem das novas famílias beneficiadas pelo Programa.

Informamos que as famílias que não possuem cartão do Bolsa Família ou Conta da Caixa Econômica Federal, receberão os valores referentes ao benefício através da folha de pagamento, emitida pelo setor do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Contudo, pedimos a compreensão de todos para que não se dirijam, nesse momento, a Secretaria de Assistência Social, no intuito de evitar aglomerações.

A equipe organizará a melhor forma de realizar a entrega das folhas aos responsáveis familiares, resguardando a saúde de todos. Em breve serão divulgados os dias.

Confira a listagem no link abaixo:

#AssistênciaSocial 09/03/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 3ª CONVOCAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2019 - EDITAL - 001/2019

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, torna pública a 3ª Convocação do Processo Seletivo Simplificado 2019 - EDITAL 001/2019

Confira abaixo o documento na íntegra no link abaixo:

#AssistênciaSocial 06/03/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2ª CONVOCAÇÃO DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2019 - EDITAL - 001/2019

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, torna público a 2ª Convocação do Processo Seletivo Simplificado 2019 - EDITAL 001/2019

Confira abaixo o documento na íntegra no link abaixo:

#AssistênciaSocial 28/02/2020 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Icapuí é destaque no Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz

Na dia 18 deste mês, aconteceu em Fortaleza, o Seminário de Avaliação e Planejamento do Programa Primeira Infância no SUAS - Criança Feliz, evento este que também reconheceu os 30 municípios que alcançaram 90% das metas previstas no Programa e com maior percentual de famílias beneficiadas no Cartão Mais Infância.

Na oportunidade, o Município de Icapuí foi reconhecido por cumprir as metas do programa que se referiam ao total de visitas domiciliares realizadas, execução financeira e monitoramento das equipes. No encerramento do Seminário, houve a cerimônia de entrega dos Certificados pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e pela coordenadora do programa no Ceará, Silvana Simões.

"Esses resultados são frutos do trabalho de todos vocês, do atendimento cuidadoso, do zelo com as famílias e da boa gestão do programa Mais Infância no Suas/Criança Feliz, nos municípios", destacou a secretária Socorro França, ao parabenizar cada um dos municípios pelos resultados alcançados. No Ceará, o programa já realizou mais de 2,5 milhões de visitas domiciliares a 70.982 famílias, com acompanhamento, orientações de saúde e sobre a relação materno-infantil no desenvolvimento saudável das crianças.

Presente nos 184 municípios cearenses, o Criança Feliz surgiu a partir do programa Mais Infância Ceará, idealizado em 2015, pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. "O programa tem evoluído muito bem no Ceará, em total conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social, além de contemplar todos os municípios do Estado", destacou o vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas), Arimatéia Oliveira.

"Que alegria poder estar representando o município de Icapuí nesse momento de reconhecimento e de perceber a importância da boa execução de um Programa tão importante para o Estado e para o nosso Município. Ficamos felizes com o resultado alcançado e o quanto é gratificante para a nossa equipe", enfatizou Kallytia Almeida Reis, supervisora municipal do Programa.

#AssistênciaSocial 18/12/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CREAS realiza Confraternização de Fim de Ano para as famílias Foi realizada ontem, 17, na sede do Centro de Referência Especializado de Assistências Social - CREAS, a Confraternização de fim de ano com as famílias e indivíduos que utilizam o serviço. As famílias atendidadas no Centro, são pessoas em situação de risco social e violação de direitos.

Na oportunidade aconteceu um café da manhã para os presentes, inetgração com dinâmicas, momentos de socialização sobre as expectativas das famílias para o ano de 2020, além de distribuição de brindes entre os participantes.

Leilane Costa, coordenadora do CREAS, destacou que todas as expectativas do momento foram atendidas.

“O momento foi pensado para as famílias acompanhadas nos serviços ofertados no CREAS. Um momento importante de confraternização e socialização para essas famílias, que possibilita um momento de trocas de vivências. Precisamos realizar sempre esses momentos para as famílias.”
#Evento 16/12/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Evento alusivo à chegada do Papai Noel já tem data marcada Mais um ano se passou e Papai Noel retorna a cidade de Icapuí para fazer a alegria da criançada. A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social realizará mais uma edição do evento “Eu acredito em Papai Noel”!

Este ano as festividades acontecem na Praça Central, 21, sábado; e na Comunidade de Redonda, 22, domingo, em frente à Escola Horizonte da Cidadania, e que nos dois dias acontecerão no mesmo horário, às 16h.

Haverá brinquedos infláveis, tobogã, multi-parck, pula-pula do touro, camas elásticas, piscina de bolinhas, entrega de brindes, e a tão esperada chegada do Papai Noel, além de guloseimas como pipoca, algodão doce e sucos.

Ônibus estrão fazendo o traslado das crianças de todas as comunidades para curtirem as comemorações da chegada do Papai Noel.
#AssistênciaSocial 28/11/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Icapuí recebe avaliação ótima no Programa Criança Feliz pela segunda vez consecutiva Em visita ao município ontem, 27, a equipe da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado do Ceará, estiveram monitorando e avaliando as ações do Programa Criança Feliz em Icapuí.

O Programa acompanha e desenvolve ações municipais voltadas à promoção do desenvolvimento integral das crianças por meio do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, executado no município pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Também estiveram presentes no encontro, que aconteceu na sede do CRAS, em Mutamba, o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz e a equipe técnica da prefeitura e do CRAS.

Em Icapuí, o Programa Criança Feliz continua acompanhando 100 famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiárias do Programa Bolsa Família, com gestantes e crianças entre zero e seis anos, realizando acompanhamento sistemático e oferecendo orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Pela segunda vez consecutiva a comissão, após análise do trabalho executado no município, ficou entusiasmada com a forma séria e comprometida com que a gestão municipal trata a política de proteção à primeira infância, dentro dos princípios e diretrizes do programa e atribuiu uma avaliação ótima.

“Estamos muito felizes em saber que estamos desenvolvendo este trabalho com muita dedicação e seriedade, fruto disso, é o reconhecimento que pela segunda vez conseguimos uma ótima avaliação feita pela comissão estadual” destaca Kallytia Almeida Reis, supervisora municipal do Programa.
#Evento 31/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Encerramento do Outubro Rosa ofertará serviços de saúde e beleza hoje, 31 O encerramento da campanha Outubro Rosa será marcado por um momento festivo e de serviços de saúde e beleza às mulheres, em favor de uma causa bastante sensibilizada durante todo esse mês: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Realizado pela Secretaria de Saúde, o evento acontecerá nesta quinta-feira, 31, às 17h30, na Praça Central Adauto Róseo, com aferição de pressão arterial, teste rápidos, teste de glicemia, auriculoterapia, vacinação, panfletagem com orientações sobre saúde, cabeleireiro, maquiagem, design de sobrancelha, entre outros serviços.

Haverá ainda a palestra "Prevenção do câncer de mama" ministrada pela enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica do Município, Brena Jéssica; apresentação do Grupo "Mulheres em Ação", sob a coordenação da Professora Antoniete Santos e música ao vivo com o grupo de residentes em saúde pública e Eliane Félix.

Haverá transporte para todas as comunidades, saindo após às 17h, depois que os ônibus encerraram a locomoção das crianças no fim das aulas.
#Festa 23/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Brincando na Praça terá tarde especial para a criançada neste sábado, 26 Sábado é dia da criançada de Icapuí ir ao Brincando na Praça, uma tarde com muita alegria e diversão na Praça Central Adauto Róseo, no próximo dia 26, a partir das 16h, com brinquedos e brincadeiras e distribuição de guloseimas. A realização é da Secretaria de Assistência Social.

Haverá transporte gratuito para quem mora fora da região central do município, saindo às 15h e retornando às 20h.

Confira abaixo o itinerário:

Rota 1: Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Peroba e Barreiras.

Rota 2: Belém, Incra, Mutamba, entrando na Barrinha e retornando pelo CRAS rumo ao Centro

Rota 3: Serra do Mar, Serra de Mutamba, Serra de Cajuais e Jardim Paraíso

Rota 4: Gravier, Córrego do Sal, Manibu, Tremembé e Quitérias
#Empreendedorismo 14/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Curso de manicure e pedicure será ofertado gratuitamente em Icapuí A Secretaria de Assistência Social vai ofertar curso de manicure e pedicure com 20 vagas abertas para os beneficiários do Programa Mais Infância Ceará. As inscrições serão entre os dias 21 e 23 deste mês e a previsão é que as aulas iniciem no dia 4 de novembro.

As aulas acontecerão de segunda à sexta-feira, no turno da tarde, com duração de quatro horas diárias e carga horária total de 100h/aula. Todo o material de didático e fardamento será ofertado gratuitamente.

A capacitação é uma oportunidade de qualificação profissional através do projeto "Criando Oportunidades", do Governo do Estado, que tem como objetivo contribuir para a consolidação da Política de Geração de Emprego, Trabalho e Renda, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos beneficiários no mercado de trabalho.

INSCRIÇÃO

É necessário apresentar os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, xerox do Cartão Mais Infância e comprovante de residência atualizado.
#AssistênciaSocial 14/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social convoca famílias de Melancias de Baixo e Melancias de Cima para atualização do CadÚnico A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou a lista de famílias das comunidades de Melancias de Baixo e de Melancias de Cima que precisam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para vários Programas Sociais do Governo Federal como o Bolsa Família.

O procedimento de atualização cadastral deve ser realizado nos dias 21 a 22 de outubro, na Escola Maria Edilce Barbosa, no horário de 8h às 12h.

É necessário portar CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho de todos os moradores da residência e comprovante de endereço (conta de energia).

Confira a lista de famílias que precisam atualizar os dados:
#AssistênciaSocial 03/10/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha alerta para prevenção e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa Nas próximas semanas, a Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizará a Campanha Municipal de Enfrentamento a Violência contra a Pessoa Idosa que tem como objetivo sensibilizar a sociedade em geral para a prevenção e identificação dos diversos tipos de violência.

Serão realizadas ações voltadas para os profissionais que compõe as unidades de assistência social, unidades de saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa sobre a importância da identificação e notificação de sinais de qualquer suspeita ou confirmação de casos de violação aos direitos da pessoa idosa por qualquer dos tipos de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial ou negligência.

As atividades fazem parte de uma programação em comemoração ao Dia do Idoso, que terão ações direcionadas para os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), famílias acompanhadas pelo Creas e a comunidade em geral.

O Creas está localizado na Rua dos Porfírios, nº 908, Centro. O telefone e email para contato são os seguintes: (88) 3432-1240 e creas.icapuice@hotmail.com.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA:

- Reuniões sobre a importância da notificação e identificação de violência contra a pessoa idosa com profissionais das UAPS:
Dia 01/10 - UAPS Monsenhor Diomedes de Carvalho (Morro Pintado)
Dia 07/10 - UAPS João Perdido (Belém, 16h)
Dia 08/10 - UAPS Estrela do Mar (Redonda, 14h)
Dia 10/10 - UAPS Barreiras (15h30)
Dia 10/10 - UAPS Pedro Rebouças - (Salgadinho, 14h)
Dia 14/10 - UAPS Catarina Evangelista de Souza (Mutamba, 14h)
Dia 22/10 - UAPS Ila Rodolfo (Morro Alto, 15h) Dia 29/10 - UAPS Maria Antonieta Brasil (Peixe Gordo, 7h30)

- Rodas de conversas com os usuários:
Dia 03/10 - UAPS Maria Antonieta Brasil (Peixe Gordo, 8h)
Dia 07/10 - UAPS Estrela do Mar (Redonda, 8h)
Dia 08/10 - UAPS João Perdido (Belém , 8h)
Dia 15/10 - UAPS de Barreiras (8h)
Dia 15/10 - UAPS Monsenhor Diomedes de Carvalho (Morro Pintado, 8h) Dia 17/10 - UAPS Catarina Evangelista de Souza (Mutamba, 8h)
Dia 22/10 - UAPS Pedro Rebouças (Salgadinho, 08h)
Dia 24/10 - Roda de conversa: “Estatuto do Idoso e os desafios presentes na terceira idade”, com o grupo intergeracional do CRAS Dia 29/10 - UAPS Ila Rodolfo (Morro Alto, 8h)
Dia 30/10 - Encontro com profissionais da rede de atendimento à pessoa idosa: “Valorização da pessoa idosa, prevenção e enfrentamento à violação de direitos”, no auditório da Secretaria de Educação.
Dia 31/10 - Saúde da pessoa idosa e Outubro Rosa - com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV do CRAS no Centro - Equipe de Residentes da Escola de Saúde Pública, CRAS e CREAS (15h).
Dia 07/11 - Passeio da Convivência com os grupos SCFV Idosos e Intergeracional
#AssistênciaSocial 05/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conferência de Assistência Social discute plano decenal 2016-2026 Lideranças comunitárias, presidentes de associações, técnicos da gestão e beneficiários de programas sociais participam hoje, 5, da 10ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o Plano Decenal 2016-2026: desafios e possibilidades em tempos de crise.

O evento, que acontece na quadra da Escola Professora Mizinha, é uma realização da Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social e tem o objetivo de analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da qualificação dos serviços, programas e projetos.

Para refletir sobre esse tema, a conferência conta com a participação da Secretária de Assistência Social de Russas e presidente do colegiado dos gestores da Assistência Social, Vanda Anselmo, que palestrará sobre o financiamento público da política de Assistência Social, a proteção social do SUAS e sua relação com o Sistema de Justiça e o SUAS e a previdência Social.

"Estamos aqui para dialogar sobre a conjuntura atual, como está o cenário nacional, e como estão as possibilidades e os limites dos municípios brasileiros para efetivar o direito socioassistencial da população em situação de vulnerabilidade e risco, da população que carece de proteção social", pontuou a palestrante Vanda Anselmo.

Estão colaborando com as discussões propositivas, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Amanda Maia; a Secretária Municipal de Assistência Social, Auricélia Bezerra; a primeira-dama do município, Rhaysa Medeiros; o vereador Kleiton Pereira; o secretário de Saúde, Reginaldo Alves; o presidente do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), João Paulo Rebouças; e o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix.

"Nas conferências, elegemos as propostas prioritárias para que políticas públicas sejam efetivadas. É esse o espaço onde os segmentos sociais tem a oportunidade de deliberar sobre políticas que afetam toda a sociedade e garantem o bom funcionamento da gestão municipal", destacou a secretária de Assistência Social, Auricélia Bezerra.

A primeira-dama, Rhaysa Medeiros, reconhece a importância do momento que, segundo ela, acontece em um momento relevante para o controle social dentro da política de assistência social.

"Tenho certeza que será um dia bastante produtivo onde iremos discutir o Plano Decenal de 2016-2026, buscando avanços nas ações voltadas para idosos, mulheres, crianças e jovens. Teremos a oportunidade também elaborar novas estratégias para alcance dos indicativos acordados na última conferência, realizada em Icapuí em 2017. Desejo a todos um excelente encontro e que possamos traçar propostas eficazes", enfatizou.

Na programação, também constam a apresentação do Grupo de Flautas e Violão do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, aprovação do regimento interno, debates por grupos temáticos, aprovação das propostas dos grupos e a escolha de delegados para XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

As conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos. Este ano, todos os conselhos municipais no Brasil estão realizando as suas conferências como forma de garantir e legitimar a participação democrática e popular na elaboração e aprovação do Plano Decenal de assistência Social.
#AssistênciaSocial 05/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social convoca famílias de Redonda para atualização do CadÚnico A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou a lista de famílias da comunidade de Redonda que precisam atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para vários Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

O procedimento de atualização cadastral deve ser realizado no período de 10 a 12 de setembro de 2019 na sede da Associação Monsenhor Diomedes, na própria comunidade, no horário de 8h às 11h30.

É necessário portar CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho de todos os moradores da residência e comprovante de endereço (conta de energia).

Confira a lista de famílias da comunidade de Redonda que precisam atualizar os dados
#AssistênciaSocial 02/09/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social realizará conferência para avaliar avanços e discutir metas A Prefeitura de Icapuí realizará a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que acontecerá no dia 5 de setembro, de 8h às 14h, na quadra da Escola Mizinha, objetiva discutir o Plano Decenal 2016-2026: desafios e possibilidades em tempos de crise.

A análise do plano envolve a discussão dos avanços na execução de políticas de assistência social voltadas para idosos, mulheres, crianças e jovens e a elaboração de novas estratégias para alcance dos indicativos acordados na última conferência, realizada em 2017.

O momento contará ainda com a palestrante Vanda Selma, do colegiado dos gestores estaduais da Assistência Social.

Lideranças comunitárias, presidentes de associações e beneficiários de programas sociais fazem parte do público-alvo do evento.
#AssistênciaSocial 24/07/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Decreto Federal suspende, provisoriamente, Bolsa Família de beneficiários do Seguro Defeso Algumas famílias que recebem o Seguro Defeso tiveram o benefício Bolsa Família suspenso. A Secretaria de Assistência Social esclarece que a suspensão diz respeito ao decreto federal nº 8.424, de 31 de março de 2015. O decreto define que essas famílias teriam o benefício do Bolsa Família suspenso pelo mesmo número de parcelas do seguro. Ou seja, a família que recebeu cinco parcelas do Seguro Defeso teria a suspensão do Bolsa Família por cinco meses.

A coordenadora municipal do Programa Bolsa Família, Janaina Matos, orienta as famílias que tiveram o benefício suspenso a comparecer à Secretaria de Assistência Social no dia 10 de cada mês para verificar a liberação do benefício. Ela explica que, mesmo com o decreto, a suspensão do benefício não se igualava à quantidade de parcelas recebidas do seguro.

"Esse ano, infelizmente, algumas famílias já estão quatro meses sem receber o benefício. O governo resolveu seguir, à risca, o decreto. Pedimos a compreensão dessas famílias, pois é algo que não está ao nosso alcance. A suspensão veio de lá (Governo Federal) e a liberação também vem de lá, é automático", disse.
#AssistênciaSocial 09/07/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social divulga cronograma de atualização do Cadastro Único A Secretaria de Assistência Social divulgou o cronograma das primeiras comunidades que precisam atualizar o Cadastro Único (CadÚnico), porta de entrada para vários Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

O procedimento deve ser realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua dos Porfírios, 908, Centro, próximo a colônia dos pescadores, das 7h30 às 11h30, de acordo com as datas estipuladas para cada comunidade.

É necessário portar CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho de todos os moradores da residência e comprovante de endereço (conta de energia).

Confira a lista das pessoas que precisam atualizar o cadastro e as datas de cada comunidade:

Comunidade - período

Centro - 15/07 a 19/07
Jardim Paraíso - 22/07 a 24/07
Berimbau - 25/07 a 06/08
Salgadinho - 25/07 a 06/08
Olho d'Água - 25/07 a 06/08
#AssistênciaSocial 28/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção Conselho Tutelar: Comdca divulga relação de aprovados em avaliação escrita O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Icapuí divulgou a relação de aprovados após a prova do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que faz parte da seleção de novos conselheiros tutelares. A relação, disponível mais abaixo, está em ordem alfabética.
#AssistênciaSocial 25/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção Conselho Tutelar: Comdca divulga relação de inscrições deferidas pós-recursos O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Icapuí divulgou a relação das inscrições deferidas pós-recursos da seleção de novos integrantes do Conselho Tutelar do município. Os candidatos aprovados na fase anterior estão aptos a realizarem a prova de conhecimentos nesta quarta-feira, 26.

Confira abaixo a relação:
#AssistênciaSocial 14/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Seleção Conselho Tutelar: Comdca divulga relação de inscrições deferidas e indeferidas O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Icapuí divulgou a relação das inscrições deferidas e indeferidas da seleção de novos integrantes do Conselho Tutelar do município. Os candidatos cujas candidaturas foram indeferidas terão o prazo de cinco dias, de 17 a 21 de junho, entre 8 e 11h, para apresentar recursos na sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), localizada na Rua dos Porfírios.

Confira abaixo a relação:
#AssistênciaSocial 03/06/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho retifica edital e estende prazo de inscrição de seleção para conselho tutelar O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Icapuí, em cumprimento à solicitação da Promotoria de Justiça, adequou o edital que rege eleições de conselheiros tutelares de acordo com a nova Lei 13.824/2019. A Lei torna livre a recondução de Conselheiros e prorroga as inscrições até o dia 7 de junho.

Os interessados podem se inscrever no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), na Rua dos Porfírios, 908, Centro, de segunda a sexta-feira, de 8 às 11h.

A eleição será realizada em data unificada, no dia 6 de outubro de 2019. Serão abertas cinco vagas para titular e cinco para suplentes. Mais informações estão disponíveis no edital retificado que pode ser acessado abaixo.
#AssistênciaSocial 17/05/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social inicia campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes A Secretaria de Assistência Social iniciou hoje, 17, a campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Em alusão ao dia 18 de maio, dia nacional de combate a essas práticas, foi realizado, na Praça Central Adauto Róseo, um momento de conscientização, com poemas, paródias, panfletagem e teatro de bonecos com Gilberto e Marquinhos Calungueiro.

Os alunos da Escola Francisco Ezequiel, da comunidade de Belém/CVTP, Raissa Germana e Gustavo Gullar, recitaram um poema e uma paródia, respectivamente, abordando a temática.

A coordenadora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Joice Almeida, explica que a programação segue até o final do mês com diversas atividades nas escolas com rodas de conversa alertando as crianças e adolescentes sobre os sinais de abusos.

"Esse é um momento de sensibilização em relação a essa temática do dia 18 de maio. Estamos aqui para dar visibilidade à temática que, infelizmente, é recorrente no município de Icapuí. Não podemos fechar os olhos em relação a isso. Nós, enquanto sociedade, família, temos o dever de proteger nossas crianças e adolescentes e denunciar", acrescentou.
#AssistênciaSocial 09/05/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conselho prorroga inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Icapuí comunica que as inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar foram prorrogadas até o dia 14 de maio. Os interessados podem se inscrever no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de segunda a sexta-feira, de 7 às 11h e de 13 às 16h30.

A eleição será realizada em data unificada, no dia 6 de outubro de 2019. Serão abertas cinco vagas para titular e cinco para suplentes. Mais informações estão disponíveis no edital que pode ser acessado abaixo.

O Creas está localizado na Rua dos Porfírios, 908, Centro.
#AssistênciaSocial 08/04/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Benefício do Cartão Mais Infância está disponível para mais 49 famílias de Icapuí Mais 49 famílias de Icapuí estão aptas a sacar o benefício do Cartão Mais Infância no Banco do Brasil. Em todo o município, 236 grupos familiares foram contemplados a receber R$ 85,00 mensalmente do programa do Governo do Estado do Ceará.

O benefício de transferência de renda é para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Beneficiários:

1- ADRIANA DA SILVA FREITAS
2- ANA KECIA GOMES DOS SANTOS
3- ANA LUCIA GOMES DOS SANTOS
4-ANDRE LIMA GOMES
5- ANTONIA DEUSILENE MONTEIRO
6- ANTONIA JANAINA LIMA
7- AURICELIA REINALDO DA SILVA
8- AURILENE DA SILVA RODRIGUES
9- CELIANE PAULINO MARTINS
10- CLAUDINEIDE QUEIROZ DA SILVA
11- DAIANE MARQUES LINO
12- EDILVANIA REGINA DE OLIVEIRA
13- ELENILDA DE DEUS DA SILVA
14- ELISANGELA LIMA GOMES
15- FIRMINA DA SILVA RODRIGUES
16- FRANCINEIDE DA SILVA LIMA
17- FRANCISCA ALVES DO ESPIRITO SANTO
18- FRANCISCA DAYANE COSTA DE LIMA
19- GABRIELA TORQUATO DA SILVA FERNANDES
20- GEILSON REBOUCAS MAIA
21- GEOVANA DE OLIVEIRA SANTOS
22- GERALDA DAIANE DA SILVA MAIA
23- GRAZIELLA MARIA DA SILVA
24- HOZANIRA DA SILVA COSTA
25- IARA LOPES DA SILVA
26- IRIS XAVIER DA SILVA
27- JANAINA COSTA SILVA
28- JOICE DIAS REINALDO
29- JOSE WESLEY SOARES
30- JOSILEUDA DOS SANTOS PEREIRA
31- LAIRLA DARA SIMIAO
32- LARISSE BARBOZA SILVA
33- LIDIANE CARVALHO DE QUEIROZ
34- LIDIANE OLIVEIRA DA SILVA
35- MARCIA SOARES DA COSTA
36- MARIA DE FATIMA DE SOUZA
37- MARIA JOSE NOGUEIRA DA SILVA
38- MARIANA CARVALHO DA SILVA
39- MARIA NIRANETE DA SILVA
40- MARIA OSIVANIA LOPES
41- MICHELENI VENTURA DO NASCIMENTO
42- MONICA BANDEIRA DA SILVA
43- NAIANE DA SILVA MACARIO
44- PATRICIA DA SILVA PEREIRA
45- SANDRA PEREIRA DA SILVA
46- SILARA SOARES DA SILVA
47- TALINI DANIELI DA SILVA
48- VANEIDE COSTA DOS SANTOS
49- ZUDILENE REBOUCAS DE LIMA
#AssistênciaSocial 25/03/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social divulga resultado final do Processo Seletivo Simplificado A Secretaria de Assistência Social divulga o resultado final do Processo Seletivo Simplificado 2019 destinado à contratação temporária de diversos profissionais. Todos os candidatos aprovados deverão se apresentar na próxima quinta-feira, 28, entre 07h30 e 13h30, na Secretaria Municipal de Assistência Social, para apresentar a documentação (detalhada no edital abaixo).

As vagas são para entrevistador social do Cadastro Único, orientador social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), orientador social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e instrutor de música. O período de contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira abaixo a relação dos aprovados:
#AssistênciaSocial 15/03/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social convoca beneficiários do BPC para regularização cadastral Os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), abaixo listados, devem procurar a Secretaria de Assistência Social, até o dia 31 de março, para regularizar o cadastro, sob pena de bloqueio ou suspenção do benefício.

Relação:

ANTONIA FABIANA DA SILVA - MUTAMBA
JOSÉ FERREIRA LIMA - REDONDA
JOÃO RONALDO DE FRANÇA - PRAIA DE MANIBU
FRANCISCO DE ASSIS JERONIMO - MELANCIAS DE BAIXO
FRANCISCO PEREIRA DA CRUZ - VILA NOVA
CARLOS ANTONIO DE OLIVEIRA - OLHO D’AGUA
IGOR OLIVEIRA DE ALCANTARA - BERIMBAU
MARIA SILVIA PEREIRA - MUTAMBA
MARIA JOSÉ CRISPIM - REDONDA
FRANCISCO JOSÉ ALVES DA SILVA
GERUSA BARBOSA FREIOTAS - FAZENDA BELEM
RAIMUNDO ALVES DA SILVA - CENTRO
HEUDIVAM HENRIQUE DA SILVA - CENTRO
FRANCISCA LUCIA DA SILVA - BARREIRAS
SAULO AUGUSTO FERNANDES LOBO - CENTRO
KELVIN CHRISTIAN GOMES SILVA - BARREIRAS DE BAIXO
JOÃO JOSE REBOUÇAS - MELANCIAS DE CIMA
ABISMAR ANTONIO REBOUÇAS
RAIMUNDO PEREIRA DE LUNA - CENTRO
ANTONIO JOSE DE FRIETAS - IBICUITABA
AURY JOSE MAIA - OLHO D’AGUA
ANA PAULA DA COSTA BARBOSA - MUTAMBA
MARIA DE FÁTIMA FELICIANO - REDONDA
SAMARA DOS SANTOS MENEZES - SERRA DE CAJUAIS
JOSÉ RICARDO DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
FRANCISCO JERONIMO DA SILVA - CENTRO
ALDEIRTONDE OLIVEIRA REBOUÇAS - CENTRO
FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA - MELANCIAS DE CIMA
TARCISIO SILVA COSTA - VILA NOVA
#AssistênciaSocial 15/03/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social divulga resultado de avaliação curricular de Processo Seletivo Simplificado A Secretaria de Assistência Social divulgou o resultado preliminar da avaliação curricular do Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de diversos profissionais. No mesmo ato, os aprovados são convocados para as entrevistas técnicas.

As vagas são para entrevistador social do Cadastro Único, orientador social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), orientador social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e instrutor de música. O período de contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Confira abaixo a relação dos aprovados e convocados para a próxima etapa:
#AssistênciaSocial 28/02/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social realiza segunda edição do carnaval social hoje, 28 e amanhã, 1º A Secretaria de Assistência Social realizará a segunda edição do seu carnaval social. "Fazendo a folia de todos" é o tema do evento que será realizado hoje, 28, e amanhã, 1º de março, com blitz educativas e cortejo pelas ruas da cidade.

Confira abaixo a programação que inclui lazer, entretenimento e integração social com a população icapuiense:

HOJE, 28/02:
08h às 12h - Blitz educativa na comunidade de Ibicuitaba e Centro da cidade (em frente ao Centro Administrativo).

SEXTA-FEIRA, 01/03:
08h às 12h - Blitz educativa na comunidade de Serra do Mar (em frente à pracinha) e Morro Alto (em frente ao Minibox);

16h - Concentração de foliões em frente à Secretaria de Educação, na Av. Newton Ferreira;

16h - Cortejo com Bandinha de Frevo pelas ruas do Centro da cidade, finalizando na Praça Central Adauto Róseo;

17h - Concurso para a escolha da melhor fantasia dos foliões infanto-juvenil e idosos (Praça Central);

17h30 - Ciranda.
#AssistênciaSocial 26/02/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social divulga processo seletivo para contratação de profissionais A Prefeitura Municipal de Icapuí divulgou o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de entrevistador social do cadastro único, orientador social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), orientador social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e instrutor de música. O período de contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Os interessados devem acessar o edital através do link abaixo, conferir todas as informações (regras, datas, procedimentos, etc) e imprimir os formulários em anexo para posterior preenchimento dos dados necessários à inscrição.
#AssistênciaSocial 12/02/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Benefício do Cartão Mais Infância já está disponível para 150 famílias Icapuí teve 236 famílias contempladas no programa Cartão Mais Infância do Governo do Estado do Ceará. Desse total, 150 representantes familiares (lista abaixo) estão aptos a sacar o benefício no Banco do Brasil e seus correspondentes bancários e em casas lotéricas. O valor mensal é de R$ 85,00.

Os nomes dos demais ainda não foram disponibilizados pelo governo para a Secretaria de Assistência Social, que é o órgão municipal responsável por inscrever as famílias. Os contemplados devem procurar a secretaria em caso de problemas no saque. Da mesma forma, devem proceder aqueles interessados em participar do programa.

O benefício de transferência de renda é para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses.

Confira abaixo a relação dos primeiros contemplados:
#AssistênciaSocial 06/02/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social convoca famílias para atualização do CadÚnico A Secretaria de Assistência Social está convocando as famílias que ainda não regularizaram seus cadastros para atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico). O procedimento deve ser feito até o dia 15 de fevereiro. É preciso levar CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho.

Lista dos convocados:

MARIA ELZA DE SOUSA - OLHO DÁGUA
JANE MARY REIS FÉLIX - CENTRO
MARIA ELIETE DA COSTA - CENTRO
MARIA VALDELICE DA COSTA - CENTRO
MARIA AUGUSTA FERREIRA DO NASCIMENTO - BELÉM
CLAUDIVAN RAIMUNDO DOS SANTOS - SERRA DE CAJUAIS
MARIA BRAGA BORGES - MUTAMBA
NEZA REBOUÇAS DA SILVA - OLHO D’AGUA
MARIA DO SOCORRO BRAGA - SERRA DE PEROBA
ERIVALDO FERNANDO BEZERRA - SALGADINHO II
ELIENE DA SILVA - CENTRO
MARIA DOS NAVEGANTES BARBOSA - SERRA DE MUTAMBA
CLAUDIA MARIA DE LINO - SERRA DE CAJUAIS
FRANCISCA ADRIANA DA SILVA - BARREIRAS DE CIMA
NAIARA PATRICIA CUNHA SILVA - MANIBU
AGNETE OLANDA DO NASCIMENTO - MORRO ALTO
VANDA DA SILVA FERREIRA BRANDÃO -MATA FRESCA
MARLENE FERREIRA DOS SANTOS - IBICUITABA
MARIA SANDRA ROLDÃO - REDONDA
FRANCISCA CILDENI BATISTA MONTEIRO - JARDIM PARAISO
PATRICIA BARBOSA DA SILVA - BELÉM
AUCILENE MARIA DA SILVA - CAJUAIS
KALIANE KELLER DOS SANTOS SILVA - JARDIM PARAISO
VIRGILIO MAIA REBOUÇAS - CENTRO
LIUJAN FREITAS DOS SANTOS BRAZ - BARRINHA
CRISTINA DA SILVA FELICIO - SERRA DE CAJUAIS
MARIA KLEIDIANE REBOUÇAS - GRAVIER
DINÁ SILVA FERREIRA - SERRA DE MUTAMBA
DANIELE COSTA DOS SANTOS - CENTRO
FRANCISCA LARISSE DA CRUZ SILVA - JARDIM PARAISO
VILANI BISERRA DA SILVA - SERRA DE CAJUAIS
MARIA ANA SILVA DA CRUZ - MORRO ALTO
PRISCILA AMADOR DE SENA - JARDIM PARAISO
MARLIEIDE DE LIMA - SERRA DE CAJUAIS
#Cultura 04/02/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS está com inscrições abertas para aulas de instrumentos musicais e capoeira O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) está com inscrições abertas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que tenham interesse em participar das turmas de flauta, violão e capoeira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas durante todo o mês de fevereiro, na própria sede do CRAS, em Mutamba, na Avenida João Cirilo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. É necessário levar uma foto 3x4, uma xerox da certidão de nascimento e o número do NIS.

As crianças serão atendidas por regiões: Melancias, no Centro Paroquial; em Mutamba, na própria sede do CRAS; e no CVTP, na Escola Francisco Ezequiel.
#AssistênciaSocial 31/01/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social convoca famílias para atualização de dados do Cadastro Único A Secretaria de Assistência Social está convocando as famílias que ainda não regularizaram seus cadastros para atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico), requisito para participar, inclusive, do Programa Mais Infância. O procedimento deve ser feito até o dia 10 de fevereiro.

As famílias listadas abaixo devem se dirigir o mais breve possível portando os documentos originais e cópias de CPF, identidade, título de eleitor e carteira de trabalho, nos horários entre 7h30 às 13h30. Para mais informações, basta entrar em contato pelo número 3432- 1292.

AURINETE PEREIRA DA COSTA - BARREIRAS DE CIMA
CLAUDIANE SILVA DE FREITAS - IBICUITABA
COSMO GALDINO DA SILVA - REDONDA
DALILA RODRIGUES PEREIRA - MELANCIAS DE CIMA
ELIENE MARIA DOS SANTOS NASCIMENTO - MORRO PINTADO
FABIA KATIA PEREIRA BRAGA - REDONDA
FABIANA GERMANO DA SILVA - BELÉM
FRANCISCA NAIARA OLIVEIRA DA SILVA - IBICUITABA
GEOVANNA KATIA VIANA BRAGA SILVA - PRAIA DE REDONDA
GERACINA CARLA DOS SANTOS - REDONDA
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA - FAZENDA BELÉM
MARIA DO LIVRAMENTO FREITAS DA COSTA - PEIXE GORDO
MARIA LUCIVANDA DO CARMO SILVA - SERRA DE CAJUAIS
MEYRE MACIEL PAULINO - PRAIA DE PEROBA
MIDIAN FRANCISCA DA SILVA - INCRA
#AssistênciaSocial 18/01/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Beneficiários do Bolsa Família que ainda não sacaram as parcelas já vencidas têm até o dia 28 para retirar os valores Beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não sacaram parcelas já vencidas têm até o dia 28 desse mês para retirarem os valores. Caso esse valor não seja retirado da conta até a data estipulada, o beneficiário perderá a quantia.

Para outras informações ou dúvidas entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social através do telefone: 3432-1292.

Confira abaixo a lista dos beneficiários divulgados pela secretaria:

ADRIANA BEZERRA RODRIGUES - Barreiras de Baixo
ADRIELLY DA SILVA CRUZA - Redonda
ALBIQUIELE SOARES BATISTA - Redonda
ANA BARBOSA DE FREITAS - Belém
ANA MARIA DA COSTA SILVA - Barrinha de Mutamba
ANDRÉLIA RODRIGUES DA SILVA - Barreiras De Cima
ANTONIO LUCIO DA SILVA - Berimbau
BRUNO DA SILVA - Ponta Grossa
EDJANE HELENA DOS SANTOS - Serra de Mutamba
FRANCIONE BARRETO DA SILVA SANTOS - Morro Pintado
FRANCISCA EUNICE DA COSTA - Barreiras de Cima
FRANCISCO PEREIRA SANDES - Belém
GETÚLIO SANTOS PEREIRA - Picos
GIRLANE MATOS DA SILVA - Jardim Paraiso
INGLYDY SIBELE DA SILVA RODRIGUES PEREIRA - Barreiras De Cima
JOSE LEODÉCIO NOGUEIRA - Centro
LAILA MARIA ARAÚJO GOMES - Mutamba
LUCILENE COSTA DE OLIVEIRA - Cajuais
LUCINEIDE MARQUES DA SILVA - Morro Pintado
MARIA ALZENIR DA SILVA - Redonda
MARIA AURINEIDE MAIA SILVEIRO - Morro Alto
MARIA CLEONICE DA SILVA COSTA - Centro
MARIA EDNA BRAGA DA SILVA - Serra de Mutamba
MARIA LENICE DA SILVA SANTOS - Vila Nova
MARIA SIMONE DA COSTA - Mutamba
NATÁLIA BEZERRA DE SOUSA - Retiro Grande
PAULO JOÃO MOREIRA - Gravier
PRISCILANE DO NASCIMENTO GOES - Requenguela
RAFAELA CAMPIELO DA SILVA - Morro Pintado
RAIMUNDO NONATO VIANA DA SILVA - Peroba
ROBERTA REBOUÇAS SILVA - Ponta Grossa
WANI KELLI SANTOS DA SILVA - Serra de Mutamba
ZILDENE FERNANDES REBOUÇAS - Quitérias
#AssistênciaSocial 07/01/2019 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social convoca beneficiários do BPC para atualização cadastral Os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não realizaram até dezembro do ano passado a inscrição e/ou atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, devem procurar, o mais rápido possível, a Secretaria de Assistência Social para regularizar o cadastro, sob pena de bloqueio ou suspenção do benefício. A atualização deve ser feita a cada dois anos.

Os beneficiários devem se dirigir à Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Floriano Monteiro, 1538, Centro, no horário de 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira, portando CPF, RG, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou de casamento, título de eleitor e comprovante de residência.

O prazo era até o dia 31 de dezembro de 2018, mas quem não se inscreveu até essa data deve cumprir o cronograma, que determina o registro de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário, em lotes trimestrais, a partir de janeiro de 2019. Assim, quem faz aniversário em janeiro, fevereiro ou março deve se dirigir durante esse período à Secretaria, o mesmo acontece com os três próximos trimestres do ano.

A Secretaria de Assistência Social alerta sobre a importância do Cadastro Único e lembra que ele possibilita a participação em vários programas sociais do Governo Federal.

A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, contanto que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário. Para mais informações os telefones para contato são: 0800 707 2003 (Ministério do Desenvolvimento Social) e 3432-1292 (Secretaria de Assistência Social).
#Festa 24/12/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Criançada se diverte no evento natalino "Eu acredito em Papai Noel" A criançada icapuiense teve um final de semana diferente. O evento “Eu acredito em Papai Noel” em Redonda, dia 22, e na Praça Central Adauto Róseo, dia 23, contou com brinquedos infláveis, camas elásticas, barraquinhas de guloseimas, entrega de presentes e a tradicional sessão de fotos com o bom velhinho.

Confira um pouco como foi a festa voltada para os pequenos clicando no endereço eletrônico abaixo:
#Festa 20/12/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Chegada do Papai Noel em Redonda e no Centro promete animar crianças neste final de semana O bom velhinho está chegando para animar o Natal da criançada de Icapuí. O evento 'Eu acredito em Papai Noel' será realizado em dois dias e em diferentes lugares. O primeiro deles acontecerá em Redonda, neste sábado, 22, a partir das 16h, em frente à Escola Horizonte da Cidadania. No domingo, 23, a festa será na Praça Central Adauto Róseo, também no mesmo horário.

Haverá brinquedos infláveis, camas elásticas e barraquinhas de guloseimas e a tão esperada chegada do Papai Noel.

No sábado, a partir das 15h, será disponibilizado transporte gratuito para os moradores com três ônibus saindo de Retiro Grande e Ponta Grossa; Vila Nova, Picos e Peroba; e Belém, CVTP, Assentamento São Francisco e Incra.

No domingo, também saindo às 15h, quatro ônibus vão transportar os residentes em Barreiras, Mutamba, Barrinha e Cajuais; Serra do Mar, Serra de Mutamba e Serra de Cajuais; Ibicuitaba, Quitérias, Morro Pintado e Tremembé; e Melancias de Baixo, Melancias de Cima, Peixe Gordo, Manibu e Gravier.
#AssistênciaSocial 30/11/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Proteção integral de crianças e adolescentes é abordada em conferência Dezenas de crianças e adolescentes ocuparam a quadra de esportes da Escola Professora Mizinha na manhã desta sexta-feira, 30, para debater políticas públicas voltadas à proteção da infância e juventude de Icapuí, durante a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abordou o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.

O evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDCA) contou com o apoio da Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social. A programação segue até às 14h com palestras e grupos temáticos de discussão.

A presidente do Conselho, Leonice Gomes Borges, falou da importância de um momento como esse.

"Essa conferência é muito importante no que diz respeito às ações de proteção às crianças e adolescentes do município. As ações são voltadas para que essas crianças tenham um futuro melhor e trabalha também como prevenção para que os nossos adolescentes", explicou.
#AssistênciaSocial 25/10/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Experiência icapuiense de proteção à primeira infância será levada como modelo para o país Uma comissão composta por membros do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará (STDS) esteve no município de Icapuí na ultima terça-feira, 23.

O objetivo foi acompanhar e monitorar as ações municipais voltadas à promoção do desenvolvimento integral das crianças por meio do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, executado no município pela Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Também estiveram presentes no encontro, que aconteceu na sede do CRAS, em Mutamba, a Secretária Municipal de Assistência Social, Auricélia Braga, o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, conselheiros tutelares e equipe técnica da prefeitura e do CRAS.

Em Icapuí, o Programa Criança Feliz acompanha 100 famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiárias do Programa Bolsa Família, com gestantes e crianças entre zero e seis anos, realizando acompanhamento sistemático e oferecendo orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

A comissão, após análise do trabalho executado no município, ficou entusiasmada com a forma séria e comprometida com que a gestão municipal trata a política de proteção à primeira infância, dentro dos princípios e diretrizes do programa.

"Eu quero dar parabéns pra vocês, a toda equipe da secretaria [de Assistência Social]. Eu estou muito feliz de poder presenciar isso aqui. Ver as transformações que o trabalho de vocês tem feito nas famílias que acompanham. A gente muda vidas, transforma realidades", destaca Cybelle Aquino, consultora do MDS.

A comissão garantiu que a experiência exitosa do município de Icapuí será apresentada como modelo para o Brasil.

A secretária de Assistência Social, Auricélia Braga, comemorou junto com sua equipe o reconhecimento dado.

"Entre 184 municípios do Estado, o município de Icapuí despontar como modelo na gestão do programa Criança Feliz, é sem dúvida uma conquista histórica", ressaltou.
#AssistênciaSocial 20/08/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura e COMDCA realizarão I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado A Prefeitura Municipal de Icapuí e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) realizarão na segunda-feira, 27, o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado (gestão 2017 - 2020), a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Educação. Políticas públicas voltadas à crianças e adolescentes do município serão analisadas.

Participarão gestores e representantes da sociedade civil organizada, com o objetivo de envolver a comunidade, identificando as prioridades, os desafios do município e o planejamento das ações propostas.

O fórum faz parte das atividades propostas pelo programa. A articuladora municipal do Selo Unicef, Aparecida Alcântara, conta qual metodologia será seguida.

"Teremos a apresentação do diagnóstico em relação à saúde, educação e assistência social ligadas a crianças e adolescentes. Em seguida, vamos eleger propostas para superar os desafios encontrados", explica.
#AssistênciaSocial 17/08/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura firma parceria e garante cofinanciamento estadual para concessão de benefícios eventuais A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social, conquistou, pela primeira vez, o cofinanciamento estadual para a concessão de benefícios eventuais, especificamente na modalidade auxílio natalidade e auxílio funeral. O município já ofertava o serviço à população carente, que agora, poderá ser ampliada.

A secretária de Assistência Social, Auricélia Bezerra Braga da Silva, disse estar feliz com a conquista.

"É uma grande conquista para nossa cidade. É mais recurso e mais benefícios para o nosso público da Assistência Social. Estou muito feliz de assumir a pasta já com essa ótima notícia", acrescentou.

A novidade foi anunciada durante reunião na última terça-feira, 14, na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Ceará.
#AssistênciaSocial 15/06/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Famílias beneficiárias do Bolsa Família têm até o dia 20 para verificar o peso na UBS de Mutamba A Secretaria de Assistência Social divulgou a lista das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que ainda não compareceram para verificar o peso. As famílias têm até esta quarta-feira, 20, para realizar o procedimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Catarina Evangelista, em Mutamba.
Confira a lista das famílias por comunidade:
BARRINHA


MARVIA MARIA DA COSTA
ZILMAR BRAGA DA SILVA
MARIA LEIDIANY SOARES
DAIANE BRAGA DA SILVA
ARIDIANE SANTOS LIMA
ANTONIA INACIA DA SILVA
MARIA EUDISLENE MOREIRA
NITIELE OLIVEIRA DA SILVA
MARIA LEIDA PEREIRA DA SILVA ROSENO
JOSILEUDA MARIA DA COSTA
MARCIA REGINA SABINO
LUCIANA FERREIRA LIMA COSTA
FRANCISCA SUELY COSTA
ANGELA MARIA DA SILVA
MARTA MARIA DE CASTRO SILVA
LUCIA HELENA DA COSTA SILVA
EMILIA DOS SANTOS LOPES
FRANCISCA ZILVANIA DA COSTA
JAMARA GONCALVES DE OLIVEIRA
MARILENE MEIRA DA COSTA UCHOA
MARTINS DE OLIVEIRA LIMA
DARLENE DA COSTA SILVA
FRANCISCA JULIETE NOGUEIRA DA SILVA
VILIAN DE SOUZA SILVA
DHARA GEDHAIAS GONCALVES DE OLIVEIRA
ANA CARLA VALENTE DA COSTA
SANDRILEUSA DA COSTA PEREIRA
ISABELY JORGEANE DA COSTA
RAYRES DA SILVA SALES
FRANCISCA NATALIA DA COSTA
MARTA HELENA DA SILVA
MAIRLA CHRISTINA DA COSTA
ANTONIA MARLENE DE LIMA
DALVACIRA BRITA DA COSTA
MARIA CLAUDINETE DE LIMA
MARIA LUZINEIDE DA SILVA SOUSA
MARIA ARTEMISIA DA SILVA BOTELHO
RITA DE CASSIA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
RITA DE CASSIA DOS SANTOS
NEILA PEREIRA DA SILVA
LILIANE XAVIER DE SOUSA
REBECA COSTA DO VALE MARTINS
EVENIS MARIA SILVA COSTA
ROSILEUDA VALENTIM DA COSTA
CARLA GEISE DA COSTA OLIVEIRA
LUZINETE MARIA DE SOUZA FREITAS
JANIERE SILVA DA COSTA
MARLENE MEIRA DA COSTA
ROSIANE SILVA LIMA
HOTACIANA OLIVEIRA DE FREITAS
FRANCISCA MARIA DA COSTA SILVA
ANA MARIA DA COSTA
ROSILENE PEDRO DA COSTA
MARIA NEILHA DA COSTA SILVA
SIMONE MOREIR
A ALVES
FRANCISCA NEURISILENE DA SILVA

SERRA DE MUTAMBA

ELIETE DA SILVA
EDNEIDE SOARES DA COSTA REBOUÇAS
EDILENE MARIA DOS SANTOS
ZILDA MARIA DA COSTA
FRANCISCA ERINEIDE DE OLIVEIRA
ELIENE ANTONIA JERONIMO
DINEIA DA PAZ DA SILVA
ANISIA BRAGA FLORIANO
EUZINEIDE VERISSIMO DA SILVA
MARIA KATIANA DOS SANTOS DA COSTA
ILDENI MARQUES DE SOUSA
ANTONIA ALZINETE VERISSIMO DA SILVA
VERA LUCIA REBOUÇAS BRAGA
MARIA FRANCINEIDE DA SILVA
JAQUILEIDE JERONIMO RODRIGUES
KATIANA NOGUEIRA MATOS
ANTONIA GILZA DA COSTA
VITORIA JESUS DE SALES
MARIA ELENICE REBOUÇAS DA CRUZ
ROSA MARIA BESERRA
MARIA ANTONIA DA SILVA COSTA
MICAELA CRISTINA LEOPOLDO LIMA
ANA LUZIA BRAGA
FRANCILENE AURELIO DA SILVA
AURILENE PEREIRA DA COSTA
FRANCISCA REBOUÇAS BRAGA
CAMILA JAKEANNE CHAVES LEITÃO
ERIVANIA DE OLIVEIRA
EDILMA RIBEIRO DA SILVA
ANTONIA BRENA FLORENCIO
LUCILENE SOARES LOURENÇO
KATIANE CRUZ DA COSTA
MARIA LORENÇO CRUZ DA COSTA
PRISCILA BESERRA SANTOS
MARIA JANETE DA SILVA BESERRA
LAIS SORAIA DA SILVA COSTA
ZUDINEIDE REBOUÇAS DE LIMA
FRANCISCA RITA DA COSTA
JAQUELENE JERONIMO RODRIGUES
SAMARA DA SILVA
CLEINA DE MELO RIBEIRO
EDILEUZA VERISSIMO DA SILVA
GABRIELA COSTA NOGUEIRA
MARIA ZULENE DA COSTA
CARLA RENALI DA COSTA
ANTONIA ALINE COSTA SILVA
LUCELIA DO NASCIMENTO COSTA
MARIA JAQUELINE JERONIMO RODRIGUES
MARCIA MARIA SOARES

SERRA DE CAJUAIS

ANA LAURA MOREIRA LIMA
LUCIDALVA BESERRA DA COSTA
MARIA EVELINE FREITAS DA SILVA
LUCELIA MAIA DA SILVA
ANA LUCIA M
ARIA DA SILVA
ANA KECIA GOMES DOS SANTOS
RAIMUNDO NONATO DA SILVA ARLINDO
MARIA CONCEIÇÃO VIANA DA SILVA

SERRA DO MAR

CRISTIANE NOGUEIRA MATOS
FRANCISCA GLEICIANE BRAGA DA SILVA
VITORIA GOMES DA SILVA
JULIANE DO NASCIMENTO BARBOSA
MEIRELENE LOURENÇO SOARES DA COSTA
LUCILENE COSTA DOS SANTOS
MARIA VALDENE DE LIMA
MARIA OSIVANIA LOPES
LUCIENE BRAGA DA SILVA
SILVIA HELENA SILVA
LUCILENE COSTA DE OLIVEIRA
MARIA ELIETE MAIA DE OLIVEIRA
JULIANA BRASILINO SALES
ANA CLAUDIA PEREIRA
MARIA DE FATIMA FERNANDES DE OLIVEIRA
NATALIA DA COSTA SOUSA
DANIELA DA SILVA PEREIRA
MARIA DA SILVA COSTA
LUCIA ELIZABETH CORDEIRO PEREIRA
ENEIDA MARIA DAMIÃO LACERDA
BARBARA ESTEFANIE HONÓRIO DO NASCIMENTO
MARIA CLEUDIONNE SILVA DE SOUSA
#AssistênciaSocial 12/06/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretarias e Conselhos realizam campanha contra o Trabalho Infantil Na manhã desta terça-feira, 12, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, as Secretarias de Assistência Social e de Educação, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos das crianças e Adolescentes e Conselho Tutelar, realizaram um momento de sensibilização da sociedade a respeito da prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Com a temática "Não proteger a infância é condenar o futuro", a ação aconteceu em pontos estratégicos, de grande circulação de pessoas: em frente a um supermercado em Morro Alto, em frente à Icapel e também na Praça Central Adauto Róseo, com a distribuição de panfletos sobre o tema.
#Festa 21/05/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Mães de Icapuí têm dia de cuidado, lazer e brindes com evento em praça pública Quem cuida do outro merece todo nosso cuidado. Pensando nisso, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou no sábado, 19, diversas atividades para as mamães icapuienses, como forma de proporcionar a elas o cuidado que merecem. O evento "Mamãe que ama cuida" contou com espaço de embelezamento, apresentações musicais e sorteio de brindes.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho não conteve a emoção. "Pra mim é uma grande alegria. Eu desejo do fundo do coração que vocês continuem tendo esse sorriso, esse sentimento de amor maior. Foi uma festa pensada com muito carinho. Prometo no próximo ano uma festa de arrebentar. Vocês merecem", destacou.

A Praça Adauto Róseo ficou pequena para tanta gente. O evento foi sugerido pela vereadora Erika Costa através de um projeto de indicação, acolhido e executado pelo governo municipal.
#AssistênciaSocial 18/05/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Caminhada alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes Crianças e jovens de Icapuí saíram às ruas contra o abuso e exploração sexual. A ação faz parte de uma campanha nacional que tem a data de hoje, 18 de maio, como Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A caminhada foi realizada do Centro Administrativo do município, passando pelas principais vias, até ser finalizada na Praça Central Adauto Róseo. A campanha Maio Laranja visa mobilizar toda a população para o enfrentamento dos casos.

Uma panfletagem e intervenção durante a Festa das Mães na Praça Central, amanhã, 19, a partir das 15hs, vai encerrar a programação que vem sendo desenvolvida desde o início da semana com articulações com os estudantes, rodas de conversa e encontros com as famílias.
#AssistênciaSocial 16/05/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Campanha de combate ao abuso e exploração sexual é realizada em Icapuí Toda a rede de Assistência Social do município está realizando diversas atividades em Icapuí contra a exploração sexual. O trabalho faz parte da campanha ‘Maio Laranja’ que visa mobilizar toda a população para o enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

A campanha nacional faz alusão a 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a semana, estão acontecendo articulações com estudantes, rodas de conversa e encontros com famílias.

Na sexta-feira, 18, será realizada uma caminhada com concentração às 7hs em frente ao Centro Administrativo do município, saindo em seguida pelas ruas do Centro até ser finalizada na Praça Central Adauto Róseo.

A organização ainda fará panfletagem e intervenção durante a Festa das Mães que vai acontecer também na Praça Central no sábado, a partir das 15hs.

De acordo com Joice Almeida, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o objetivo da campanha é alertar as famílias e sociedade em geral sobre a problemática do abuso e da exploração sexual.

"Infelizmente é um problema que está nos lares brasileiros e acontece, muitas vezes, bem próximo da gente. Não podemos fechar os olhos para esse problema. Temos que estar atentos aos sinais que quem está sendo abusado emite", alertou.

CASOS

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Aparecida Alcântara, informa que o Conselho Tutelar está investigando 23 casos de abuso e exploração sexual de menores de idade em Icapuí.

"Nós convocamos todos a cuidar das nossas crianças e adolescentes, ficar atentos aos sinais, denunciar os casos. O Creas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Conselho Tutelar, a Promotoria de Justiça, toda a rede está aberta a receber as denúncias. Podem ficar tranquilos que o sigilo é garantido. Ainda tem o Disque 100 que você pode ligar de qualquer lugar e fazer a denúncia. Não se cale, ajude a salvar vidas", convocou Aparecida Alcântara.
#Tecnologia 24/04/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS reativa Telecentro para ajudar na inclusão digital de crianças e jovens O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está contando com mais uma ferramenta de tecnologia a serviço dos participantes do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O Telecentro passou alguns anos sem atividade e agora foi reativado para ajudar na inclusão digital de crianças e jovens ao mundo virtual.

A coordenadora do CRAS, Hanna Kelly, conta que muitas crianças não têm contato direto com um computador e acesso limitado à internet.

"É muito importante a gente ofertar o serviço e mostrar a eles que a internet não é só o Facebook, o Instagram ou um jogo. A internet é uma área de pesquisa, uma área para gente ampliar nossos conhecimentos", destacou.
#AssistênciaSocial 18/04/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social adquire novo veículo para atividades do Bolsa Família A Secretaria de Assistência Social está com um novo veículo para os trabalhos relacionados ao Programa Bolsa Família e à estruturação do serviço na política de assistência social. O carro tipo Gol foi adquirido com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Governo Federal.
#AssistênciaSocial 17/04/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Ministério do Desenvolvimento Social conhece trabalho de Icapuí com o Criança Feliz A Secretaria de Assistência Social recebeu na manhã de hoje, 17, uma visita técnica do Programa Primeira Infância no SUAS para conhecer a experiência exitosa que Icapuí vem realizando com o Criança Feliz.

Pelo bom trabalho desenvolvido, o município foi escolhido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará para fazer essa apresentação ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O encontro foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), em Mutamba.

Em Icapuí, 100 famílias com gestantes e crianças de 0 a 6 anos são acompanhadas em todas as comunidades, desde Redonda até o Gravier.

O Programa Criança Feliz foi criado pelo Ministério para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança.

A comitiva de monitoramento contou com a participação de Veridiana Alves Fernandes (Consultora do Ministério), de Silvana Simões (Coordenadora do Programa no estado), de Mônica Borges (Consultora do programa) e do técnico Fernando Brandão (da Secretaria estadual), além da Secretária de Assistência Social Rhaysa Medeiros e da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Conselho Tutelar e do Comitê Municipal do Programa.
#AssistênciaSocial 11/04/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Suspensão do Programa Mais infância do Governo do Estado afetará 246 famílias de Icapuí O Governo do Estado do Ceará suspendeu o Programa Mais Infância após recomendação do Ministério Público Federal (MPF) alegando que benefícios não devem ser concedidos no período de ano eleitoral, conforme previsto pela Lei 9.504/97). Em Icapuí, 246 famílias de baixa renda estavam recebendo mensalmente a quantia de R$ 85,00.

As ações do programa estão suspensas até que não haja mais impedimentos para a sua continuidade. O Governo do Estado tenta reverter a decisão.

"Lamentamos muito a suspensão das ações do programa, mas estamos confiantes que tudo se revolverá e em breve as famílias continuarão sendo beneficiadas", lamentou a secretaria de Assistência Social, Rhaysa Medeiros.

O benefício é concedido às famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, em situação de extrema pobreza, com crianças até cinco anos e 11 meses de idade, que vivem em precárias condições de habitação.
#AssistênciaSocial 27/03/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Icapuí convoca beneficiários do Programa Mais Infância que ainda não sacaram o benefício A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Assistência Social, convoca os beneficiários do Programa Mais Infância que ainda não realizaram o saque do benefício, para comparecer, o mais rápido possível, à Secretaria de Assistência Social e receber algumas orientações sobre a continuidade do programa.

Os beneficiários devem comparecer à Secretaria de Assistência Social, localizada na Avenida Floriano Monteiro, 1538, no Centro de Icapuí, das 7hs às 13h30, portando documentos pessoais, identidade e CPF, e o cartão do Programa Mais Infância.

Confira a relação dos beneficiários que precisam comparecer à Secretaria:

1. LUCICLEIDE A OLIVEIRA
2. LIDIA DA COSTA DE SOUSA
3. ANTONIA L B SILVA
4. ROSILENE LIMA DA SILVA
5. MARIA A N SILVA
6. OZITA RODRIGUES DA SILVA
7. MEYRE MACIEL DE ARAUJO
8. IVONETE R F MARQUES
9. EDLEUSA GONCALVES DOS SANTOS
10. ANTONIA S C SILVA
11. DASLANDIA SILVA DE SOUZA
12. VALDETE FERREIRA DE CASTRO
13. RENATA DO NASCIMENTO ROCHA
14. ANA ELIETE REINALDO DA SILVA
15. MARIA NICELENE DE FIGUEIREDO
16. MARINA CARDOSO DE BRITO
17. MARINETE DE LIMA
18. VALDA MARQUES DA CRUZ
19. MERCIA SOARES DA COSTA
20. RITA PEREIRA DA SILVA
21. JANAYNA SARAIVA DANTAS
22. IVANETE CLAUDIA REBOUCAS
23. MARIA F S FERREIRA
24. EVELYNE NOGUEIRA DA SILVA
25. ANA CLAUDIA PEREIRA DA SILVA
26. COSMO GALDINO DA SILVA
27. MARIA CLAUDIA DA SILVA
28. MARIA CLEANE DA CRUZ
29. LUANA DA SILVA
30. KATIANA B S REBOUCA
#AssistênciaSocial 15/03/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS em Movimento abre inscrições para atividades de dança, alongamento e hidroginástica O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) está com inscrições abertas para mulheres interessadas em participar do CRAS em Movimento. O programa vai ofertar práticas orientadas de atividades físicas na unidade, localizada na comunidade de Mutamba, três vezes por semana.

Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar identidade, Número de Identificação Social (NIS) e uma foto 3x4. O procedimento é feito no próprio CRAS, de segunda à sexta-feira, de 7hs às 11hs e de 13hs às 17hs. As vagas são limitadas.

As atividades físicas oferecidas serão alongamento e dança, orientadas pela educadora física Antoniete da Silva Santos. As aulas acontecerão das 17h30 às 18h30, no próprio CRAS, nas segundas, terças e quartas-feiras. Além disso, haverá aulas de hidroginástica, uma vez por mês, no Espaço Esportivo Geraldão.

A coordenadora do CRAS, Hanna Kelly, destaca que esse programa foi pensado para contemplar principalmente as donas de casa.

Para Rhaysa Medeiros, secretária de Assistência Social e primeira-dama, a expectativa de ofertar mais um instrumento de qualidade de vida para as icapuienses é grande.

"Acredito que esse projeto renderá ótimos resultados. Já estou ansiosa só com a empolgação das pessoas e muito feliz em poder expandir os serviços da Assistência Social em nosso município", disse.
#Emprego 21/02/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Parceria entre Prefeitura de Icapuí e instituto vai qualificar jovens para o mercado de trabalho Os jovens de Icapuí terão uma grande oportunidade de se qualificar e entrar com mais facilidade no mercado de trabalho. A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social, firmou parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (IDESQ) com o objetivo de preparar os icapuienses para o primeiro emprego.

O programa Aprendiz Idesq está em fase inicial e deve ter as primeiras turmas de aulas ainda no primeiro semestre deste ano.

O Instituto está fazendo o mapeamento das empresas locais que possam oferecer vagas de trabalho a esse público que tem entre 14 e 22 anos de idade. Por lei, as empresas são obrigadas a destinar um percentual de vagas de trabalho a esse público.

Após essa etapa, serão realizadas as seleções com os jovens para participar da qualificação que dura 16 meses. A jornada de trabalho de um jovem aprendiz é de quatro horas diárias. Os dias de aula são contabilizados como hora de trabalho.

"Com essa parceria, nós vamos proporcionar que o jovem se qualifique e, ao mesmo tempo, seja inserido no mercado de trabalho. Isso vai enriquecer muito o currículo desse jovem com qualificação e experiência ao mesmo tempo", explica Rafael Diógenes, articulador mercadológico do Idesq.

A secretária de Assistência Social, Rhaysa Medeiros, acredita que a parceria trará bons frutos para os icapuienses que desejam começar a trabalhar.

"A demanda é grande no nosso município, e os jovens estão ansiosos pelo primeiro emprego. É uma oportunidade única, coisa que nunca teve aqui. Estou feliz e empolgada", destacou.

MAIS INFORMAÇÕES:
Telefone: (88) 3432-1292
Email: socialicapuice@yahoo.com.br

#Festa 08/02/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Carnaval Social terá blitz educativa, desfile e concurso de melhor fantasia O primeiro carnaval social da Secretaria de Assistência Social promete agitar Icapuí com uma programação extensa pela manhã e tarde desta sexta-feira, 9. As atividades começam às 8hs com uma blitz educativa em pontos estratégicos do município distribuindo material informativo sobre como curtir o carnaval de forma segura.

No período da tarde, a concentração será às 16hs em frente ao Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças para, em seguida, sair um desfile pelas ruas do centro da cidade.

Às 17hs, na Praça Central Adauto Róseo, haverá o concurso para a escolha da melhor fantasia dos foliões infanto-juvenis e dos idosos. Uma ciranda marcará o encerramento do evento.
#AssistênciaSocial 24/01/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos será criado em Nova Belém A Secretaria de Assistência Social, em resposta às demandas do Plano Diretor dos moradores das comunidades do Incra, CVTP, Assentamento São Francisco e Belém, formará um grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que terá como sede a Escola de Ensino Fundamental Professor Francisco Ezequiel da Costa, na comunidade de Nova Belém.

O SCFV é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Na manhã de hoje, 24, em reunião com aproximadamente 80 pais, a equipe técnica e de orientadoras sociais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) apresentaram os objetivos e a metodologia do serviço.

Cinco crianças, já acompanhadas pela instituição, abrilhantaram o encontro com uma apresentação musical, sob a regência da musicista Eliane Félix. A previsão para o início dos encontros é até meados de fevereiro.
#AssistênciaSocial 16/01/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social recebe visita de monitoramento da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará A Secretaria de Assistência Social recebeu na manhã de hoje, 16, uma visita de monitoramento da equipe técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do Estado do Ceará para avaliar o desenvolvimento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz no município de Icapuí.

Na ocasião, a equipe socializou as experiências exitosas e recebeu elogios quanto às metodologias adotadas nas visitas domiciliares que estão sendo realizadas semanalmente no município.

A Secretária de Assistência Social e primeira-dama, Rhaysa Medeiros, destacou que "em 2018 a gestão do Criança Feliz contará com mais subsídios e recursos para desenvolver as atividades com as crianças, gestantes e suas famílias acompanhadas pelo programa".

Também estiveram presentes a Coordenadora da Proteção Social Básica e do Programa Criança Feliz, Hanna Cirilo, a assistente social e supervisora Kallytia Almeida, o Coordenador de Gestão do SUAS, Isaac Júnior, as visitadoras do programa e demais técnicas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
#AssistênciaSocial 15/01/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Divulgada lista de entrega dos Cartões Mais Infância para as próximas duas semanas Os contemplados com o Cartão Mais Infância devem ficar atentos às datas de recebimento do cartão magnético no Banco do Brasil. Desde a semana passada, a instituição bancária está fazendo a entrega de 20 cartões por dia, no horário das 8 às 9hs, antes do atendimento normal ao público.

A Secretaria de Assistência Social divulgou a relação com os nomes dos beneficiados para procurar a agência bancária nesta e na próxima semana, conforme datas mencionadas abaixo. É preciso levar RG e CPF.

SERRA DE MUTAMBA - MUTAMBA - CAJUAIS - MORRO ALTO - OLHO D’ÁGUA - (Segunda-feira, 15/01/2018):

1. ANTONIA MARIA DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
2. JOSIVANIA DA COSTA OLIVEIRA - SERRA DE MUTAMBA
3. LUCIENE DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
4. MARIA JOSILENE DO NASCIMENTO - SERRA DE MUTAMBA
5. NARIANE BATISTA DE SOUZA CRUZ - SERRA DE MUTAMBA
6. RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
7. VALDILENE DE OLIVEIRA VIANA - SERRA DE MUTAMBA
8. ZUDINEIDE REBOUCAS DE LIMA - SERRA DE MUTAMBA
9. JESA MARIA COSTA ARAUJO - MUTAMBA
10. ANA APARECIDA VIEIRA DA SILVA - CAJUAIS
11. BARBARA DE LIMA SILVA - CAJUAIS
12. DANIELLE DA SILVA COSTA - CAJUAIS
13. SONIA MARIA DE CARVALHO SILVA - CAJUAIS
14. MARIA DE FATIMA DA SILVA FERREIRA - MORRO ALTO
15. SERGIO FRANCISCO DA COSTA - MORRO ALTO
16. ANTONIA SANDRA CORDEIRO DA SILVA - OLHO DAGUA
17. ELLEN ERIKA NOGUEIRA DA SILVA - OLHO DAGUA
18. FRANCISCA ERIVANIA DE PAULA - OLHO DAGUA
19. JAINE MEIRA DA SILVA - OLHO DAGUA
20. JANAINA ALVES DA SILVA - OLHO DAGUA

IBICUITABA - MORRO PINTADO - PEIXE GORDO - MANIBU (Terça-feira, 16/01/2018):

1. CLAUDIANE SILVA DE FREITAS - IBICUITABA
2. FRANCISCA ISLANIA REBOUCAS DE OLIVEIRA - IBICUITABA
3. FRANCISCA NAIARA OLIVEIRA DA SILVA - IBICUITABA
4. MARIA LUZIA DA SILVA - IBICUITABA
5. NADIANE OLIVEIRA DA SILVA - IBICUITABA
6. SILVANA DA SILVA REBOUÇAS - IBICUITABA
7. ANA LUCIA DOS SANTOS - MORRO PINTADO
8. ELIENE MARIA DOS SANTOS NASCIMENTO - MORRO PINTADO
9. IVANETE CLAUDIA REBOUCAS - MORRO PINTADO
10. LUCICLEIDE DE ALENCAR OLIVEIRA - MORRO PINTADO
11. MARIA JAIANE DOS SANTOS SILVA - MORRO PINTADO
12. MARILIA BARBOSA DA SILVA - MORRO PINTADO
13. AMANDA FERNANDA DE SOUZA - PEIXE GORDO
14. MARIA CAROLINA FILGUEIRA - PEIXE GORDO
15. MARIA DOS NAVEGANTES DE ALMEIDA - PEIXE GORDO
16. MARINA CARDOSO DE BRITO - PEIXE GORDO
17. TATIANA RAFAELA DAS CHAGAS SILVA - PEIXE GORDO
18. JANAYNA SARAIVA DANTAS - MANIBU
19. MARIA CLEIDIANE DOS SANTOS - MANIBU
20. MARIA NICELENE DE FIGUEIREDO - VILA DO MANIBU
21. MARINETE DE LIMA DA COSTA - MANIBU

VILA NOVA - BARREIRAS - SERRA DO MAR (Quarta-feira, 17/01/2018):

1. ANA CARLA SIMOES DA SILVA - VILA NOVA
2. ANA CLAUDIA DA SILVA - VILA NOVA
3. DANIELE GOMES DA SILVA - VILA NOVA
4. ELIZANDRA GOMES GONCALVES - VILA NOVA
5. MARIA ZENILDA DE OLIVEIRA RUFINO - VILA NOVA
6. MIRYELE BRAGA DA SILVA - VILA NOVA
7. VALDETE FERREIRA DE CASTRO - VILA NOVA
8. ANA CLAUDIA PEREIRA DA SILVA - BARREIRAS DE CIMA
9. ANDRELIA RODRIGUES DA SILVA - BARREIRAS DE CIMA
10. AURINETE PEREIRA DA COSTA - BARREIRAS DE CIMA
11. FRANCILEIA REBOUCAS NUNES - BARREIRAS DE CIMA
12. JEANE DE JESUS DOS SANTOS- BARREIRAS DE CIMA
13. MARCIA MARIA DA COSTA - BARREIRAS DE CIMA
14. MARIA EDIJANE CARVALHO - BARREIRAS DE CIMA
15. MARIA LUZILENE DE OLIVEIRA - BARREIRAS DE CIMA
16. EDILENE DA SILVA COSTA FONSECA - SERRA DO MAR
17. MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO SILVA - SERRA DO MAR
18. MARIA CLEANE DA CRUZ - SERRA DO MAR
19. MARIA DA CONCEICAO DA COSTA - SERRA DO MAR
20. MARIA ELIANI ROSARIO BESERRA - SERRA DO MAR

QUITÉRIAS - TREMEMBÉ- MELANCIAS DE CIMA - BARRINHA (Quinta-feira, 18/01/2018):

1. FRANCIDIANE LIVIA ARAUJO FIRMINO - QUITÉRIAS
2. GABRIELA PAULINA DE SOUZA - QUITÉRIAS
3. JOAO BATISTA NOGUEIRA DA SILVA - QUITÉRIAS
4. JOSIANE DE SOUZA SILVA - QUITÉRIAS
5. JOSIEL BRAGA DA SILVA - PRAIA DE QUITÉRIAS
6. MARIA ELEANDRA DA SILVA CONCEIÇÃO - QUITÉRIAS
7. MARIA IVANILDE DA SILVA SANTOS - QUITÉRIAS
8. MARIA JOSE DA SILVA NOGUEIRA - QUITÉRIAS
9. PAULA VAUDERLIRIA DA SILVA - QUITÉRIAS
10. ROSELEIDE NOGUEIRA DE SOUZA - QUITÉRIAS
11. ANTONIA BORGES DE FREITAS - TREMEMBÉ
12. DALILA RODRIGUES PEREIRA - MELANCIAS DE CIMA
13. LUCELENA SILVIA DE SOUZA - MELANCIA DE CIMA
14. MARIA ALZENI DA SILVA - MELANCIAS DE CIMA
15. MARIA ANTONIA DA SILVA - MELANCIAS DE CIMA
16. MARIA EDIRLANIA DA SILVA ALVES - MELANCIAS DE CIMA
17. MARIA LUCIA DA SILVA GOMES - MELANCIAS DE CIMA
18. PATRICIA LOPES RODRIGUES - MELANCIAS DE CIMA
19. MARIA ANGELICA DA SILVA - BARRINHA DE MUTAMBA
20. VITORIA REBOUCAS VALENTE - BARRINHA DA MUTAMBA

INCRA - CVTP (Sexta-feira, 19/01/2018):

1. ANA SOARES DA SILVA - INCRA
2. AUZINETE AUGUSTO DA CRUZ - INCRA
3. BRUNA QUESIA FERREIRA DA SILVA - VILA DO INCRA
4. ELDA NASCIMENTO LIMA - INCRA
5. ELIANE REINALDO DA SILVA - INCRA
6. FLORIPES LIMA GOMES - VILA DO INCRA
7. GERUZA FERREIRA DA CRUZ - INCRA
8. GRACILENE DA SILVA PEREIRA - INCRA
9. IDALINY DOS SANTOS FREIRE - INCRA
10. JOSEANA LOPES DA SILVA - INCRA
11. LUCIANA BEZERRA DA CRUZ - INCRA
12. MIDIAN FRANCISCA DA SILVA - VILA DO INCRA
13. NAFITALI SOARES DA SILVA - INCRA
14. NOEME DE SOUZA BRAGA - INCRA
15. RAQUEL RODRIGUES DE LIMA - INCRA
16. RAYLA GOIS SANTIAGO - INCRA
17. REBECA SILVESTRE DA SILVA - INCRA
18. REGINA LIMA GOMES - INCRA
19. RENATA DO NASCIMENTO ROCHA - VILA DO INCRA
20. MARIA ALDEISA DA CRUZ - CVTP

RETIRO GRANDE - PONTA GROSSA - REDONDA (Terça-feira, 23/01/2018):

1. CLAUDIANE DE LIMA CRISPIM - RETIRO GRANDE
2. ELIETE PEREIRA DA SILVA - RETIRO GRANDE
3. JOANA DARC FREITAS DA SILVA - RETIRO GRANDE
4. NAIDA BERNARDO DA SILVA - RETIRO GRANDE
5. ELIENE CRISPIM DA SILVA FREITAS - PONTA GROSSA
6. KARMEZITA FERREIRA DA SILVA - PONTA GROSSA
7. MIRIAN CRISPIM DA SILVA - PONTA GROSSA
8. ANTONILDA FERREIRA DOS SANTOS - REDONDA
9. COSMO GALDINO DA SILVA - REDONDA
10. DARA PEREIRA DA SILVA - REDONDA
11. DIONESIA DA COSTA PEREIRA - REDONDA
12. ELIZA SILVA BRAGA - REDONDA
13. ERICA FERREIRA DA SILVA - REDONDA
14. EVANDA ROLDAO DA CRUZ - REDONDA
15. FABIA KATIA PEREIRA BRAGA - REDONDA
16. FRANCISCA MARIA DA COSTA - REDONDA
17. FRANCISCA MARIA LIMA DA SILVA - REDONDA

REDONDA E PEROBA (Quarta-feira, 24/01/2018):

1. GEOVANNA KATIA VIANA BRAGA SILVA - PRAIA DE REDONDA
2. GERACINA CARLA DOS SANTOS - REDONDA
3. GILMAIZA DA SILVA QUEIROZ - REDONDA
4. GIRLENE BEZERRA BARBOSA - REDONDA
5. HELIEUDA ROLDAO DE LIMA - REDONDA
6. IRACILDA DOS ANJOS REINALDO - REDONDA
7. ISABEL CRISTINA COELHO RODRIGUES - REDONDA
8. IVONETE RODRIGUES DE FARIAS MARQUES - REDONDA
9. JAQUELINE REBOUCAS DE LIMA - REDONDA
10. JERLANI DA SILVA BARBOSA - REDONDA
11. JUCIANE DA SILVA - REDONDA
12. LEIDILENE DA SILVA - SERRA DE REDONDA
13. MARIA CLAUDIA DA SILVA - REDONDA
14. MARIA GISLENE ROLDAO - REDONDA
15. MERCIA SOARES DA COSTA - REDONDA
16. MIDIAM COELHO DA SILVA - PRAIA DE REDONDA
17. ROSILENE LIMA DA SILVA - REDONDA
18. SAMIA DA COSTA SILVA - REDONDA
19. SOLONIA SOARES DA SILVA - REDONDA
20. VIVIANE BEZERRA DA SILVA ROLDAO - REDONDA
21. ANA CLECIA EVANGELISTA DA SILVA - PEROBA
22. MEYRE MACIEL DE ARAUJO - PRAIA DE PEROBA
23. RAIMUNDA NONATA VIANA DA SILVA - PRAIA DE PEROBA
24. VERONICA COSTA GERMANO DOS SANTOS - PEROBA

GRAVIER - ARISA - MATA FRESCA (Quinta-feira, 25/01/2018):

1. ADRIANA CARLA PEREIRA - GRAVIER
2. ADRIANA DA SILVA - GRAVIER
3. ANTONIA CALISSANDRA MONTEIRO DA SILVA - GRAVIER
4. FRANCISCA MARTEMISIA DA COSTA SILVA - GRAVIER
5. FRANCISCA NEIRE PEREIRA - GRAVIER
6. JOILDA FRANCISCA DE LIMA - GRAVIER
7. JOSE GOMES DOS SANTOS - GRAVIER
8. KATIANA BATISTA DA SILVA REBOUCAS - GRAVIER
9. MARIA ALTANIRA BRAGA DA SILVA - GRAVIER
10. MARIA DE FATIMA DA SILVA - GRAVIER
11. MARIA EDINEIDE MOREIRA - SÍTIO GRAVIER
12. RIUCIANE PEREIRA SOARES DA SILVA - SÍTIO GRAVIER
13. DASLANDIA SILVA DE SOUZA - VILA UNIÃO
14. JANIELE DE LIMA - ARIZA
15. MARIA EDGLENE DA SILVA - ASSENTAMENTO ARISA
16. RITA DE CASSIA TAVARES VIANA - VILA UNIÃO
17. ROSILDA DE SOUSA - VILA UNIÃO
18. ALEXSANIA TORQUATO DA SILVA - MATA FRESCA
19. GILDA SANTOS DA SILVA - MATA FRESCA
20. MARIA LEILIANE DA SILVA - MATA FESCA
21. RENATA MARIA DA SILVA - MATA FRESCA
22. SONIA PEREIRA DA SILVA - MATA FRESCA

BELÉM (Sexta-feira, 26/01/2018):

1. ANA ELIETE REINALDO DA SILVA - BELÉM
2. ANDREIA AZEVEDO OLIVEIRA - BELÉM
3. ANGELA CRISTINA BEZERRA - BELÉM
4. CINTIA FELIX MEDEIROS - BELÉM
5. ELISABETE PEREIRA DA SILVA - BELÉM
6. EVELYNE NOGUEIRA DA SILVA - BELÉM
7. FABIANA GERMANO DA SILVA - BELÉM
8. FRANCISCA JOELINA DIAS DA COSTA - BELÉM
9. FRANCISCA JULIANE DIAS DA COSTA - FAZENDA BELÉM
10. IVANA DA CRUZ GERMANO - BELÉM
11. LEIDIANE MARQUES DE SOUZA - BELÉM
12. MARIA DAS GRACAS DA SILVA - FAZENDA BELÉM
13. MARIA EUNICE ALVES BATISTA - FAZENDA BELÉM
14. MARIA NAIARA ROSARIO BESERRA - BELÉM
15. MARIA VALDENIRA DA SILVA - BELÉM
16. MARILIA RAMOS DA SILVA - BELÉM
17. RAIMUNDA VICENTE SILVA - BELÉM
18. RAINARA DA CONCEICAO VALENTE FERREIRA - BELÉM
19. SUELI MARQUES FIRMIANO - BELÉM
20. TAMIRES MARQUES FIRMIANO - BELÉM
21. VALDA MARQUES DA CRUZ - BELÉM
22. VALDERLANI COSTA SILVA - BELÉM
#AssistênciaSocial 09/01/2018 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Divulgado o calendário de entrega dos cartões do Programa Mais Infância As famílias contempladas com o Cartão Mais Infância devem ficar atentas às datas de recebimento do cartão magnético no Banco do Brasil. A instituição bancária fará a entrega de 20 cartões por dia, no horário das 8 às 9hs, antes do atendimento normal ao público.

A Secretaria de Assistência Social divulgou a relação com os nomes dos contemplados para procurar a agência bancária nas datas mencionadas abaixo. As primeiras entregas serão feitas nesta quarta-feira, 10, para os contemplados que residem na comunidade Serra de Cajuais. Na quinta-feira, 11, será a vez dos residentes no Centro, Salgadinho e Berimbau. É preciso levar RG e CPF.

SERRA DE CAJUAIS (Quarta-feira, 10/01/20
18)

1. ALCINEIDE MARIA DA SILVA
2. ANA LAURA MOREIRA LIMA
3. ANA MARIA DA SILVA
4. ANTONIA DOS SANTOS MENEZES
5. CARLA GABRIELE DE CARVALHO SILVESTRE
6. CRISTIANE MARIA DA COSTA SILVESTRE
7. DANIELLE BISERRA DA CRUZ SILVA
8. EDLEUSA GONCALVES DOS SANTOS
9. FRANCILENE MARIA DA SILVA
10. JOSILENE DOS SANTOS COSTA
11. KATIANE MOREIRA DA SILVA
12. LUANA DA SILVA
13. MARIA CLEACIR DA COSTA BESERRA
14. MARIA ELIANE MOREIRA DOS SANTOS
15. MARIA LUCILENE DA SILVA
16. MARIA LUCIVANDA DO CARMO
17. MARIA MAGALI DA COSTA
18. MARIA OZANIRA BESERRA SANTOS
19. MARTA DOS SANTOS SILVA
20. RITA PEREIRA DA SILVA

CENTRO, SALGADINHO E BERIMBAU
(Quinta-feira, 11/01/2018)

1. CLERBENIA SOUSA DE ANDRADE - VILA CHICO DANTAS
2. EDERLANDIA ARAUJO DE LIMA - CENTRO
3. ELIZENDA MATOS RODRIGUES - CENTRO
4. FRANCISCA GEOVANIA DE SOUZA - CENTRO
5. JANES CLEIA DA SILVA - CENTRO
6. JOSILENE GUIMARAES SANTOS - CENTRO
7. LUCIANA GARCIA DA SILVA - CENTRO
8. MARCIA MARIA DA SILVA - CENTRO
9. MICILENE DE OLIVEIRA LIMA - CENTRO
10. RAFAELA MARTINS DE LIMA - CENTRO
11. REGINA LUCIA DA SILVA - CENTRO
12. VANUZA SOUSA BANDEIRA - CENTRO
13. ANA LUCIA DA COSTA - SALGADINHO
14. ANA LUCIA DE SOUZA REBOUÇAS - SALGADINHO II
15. BRUNA QUESIA TARGINO DA PAZ - SALGADINHO
16. EDILEUZA BEZERRA DA SILVA - SALGADINHO II
17. CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA - BERIMBAU
18. GEANE DOS SANTOS ALEM - BERIMBAU
19. MARIA NOELIA DA SILVA - BERIMBAU
20. MARIA VANESSA SOUSA DOS SANTOS - BERIMBAU

JARDIM PARAÍ
SO E MELANCIAS DE BAIXO (Sexta-feira, 12/01/2018)

1. CECILIA POLIANA DE OLIVEIRA - JARDIM PARAISO
2. DAMIANA COSTA DO NASCIMENTO - JARDIM PARAISO
3. GEANE MARIA DE OLIVEIRA - VILA JARDIM PARAISO
4. JOELMA DA SILVA SANTOS - JARDIM PARAISO
5. LIDIA JESSICA DE ARAUJO SOUZA - JARDIM PARAISO
6. MARIA AURICELIA DA SILVA - VILA JARDIM PARAISO
7. MARIA DAMIANA BISERRA - VILA JARDIM PARAISO
8. MARIA EDNA DE ALCANTARA - JARDIM PARAISO
9. MARINETE DE LIMA - JARDIM PARAISO
10. MIRTIS DE OLIVEIRA LIMA - VILA JARDIM PARAISO
11. OZITA RODRIGUES DA SILVA - JARDIM PARAISO
12. PALOMA MANOELA DA SILVA SOTERO - VILA JARDIM PARAISO
13. PATRICIA DA SILVA SANTOS - VILA JARDIM PARAISO
14. ANA PAULA DA SILVA - MELANCIAS DE BAIXO
15. ANTONIA LUZIANA BARBOSA DA SILVA - MELANCIAS DE BAIXO
16. CICERA ELAYNE SANTOS DA SILVA - MELANCIAS DE BAIXO
17. FRANCILENE DOS SANTOS - MELANCIAS DE BAIXO
18. LIDIA DA COSTA DE SOUSA - MELANCIAS
19. MARIA APARECIDA DA COSTA - MELANCIAS DE BAIXO
20. RIONEIDE FELIPE DE OLIVEIRA CARVALHO - MELANCIAS DE BAIXO
#AssistênciaSocial 18/12/2017 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cartão Mais Infância é lançado em Icapuí com a presença das famílias contempladas A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Rhaysa Medeiros, o vice-prefeito Manoel Jeová da Silva e demais autoridades lançaram na manhã de hoje, 18, no auditório da Secretaria de Educação, o Cartão Mais Infância. O benefício de transferência de renda é para famílias em situação de extrema vulnerabilidade social com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Elas receberão a quantia mensal de R$ 85,00.

O Cartão trará um recurso a mais para as famílias que mais precisam. “Estar aqui hoje é motivo de muita satisfação para mim e também para o prefeito Lacerda que tanto tem buscado melhorias através de programas e projetos para nossa população”, destacou Rhaysa Medeiros.

Serão 246 famílias contempladas em Icapuí. “A seleção das mesmas foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), juntamente com o Governo do Estado. Não houve participação do município nessa escolha”, ressaltou o vice-prefeito.

A apresentação do programa Mais Infância e do Cartão Mais Infância, ambos de iniciativa do Governo do Estado do Ceará, às dezenas de famílias presentes no auditório, ficou sob a responsabilidade de Cristina Canabrava, assistente social e técnica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento do Ceará.

“As famílias contempladas vão receber uma carta informando data e local para ir ao Banco do Brasil receber o cartão, desbloqueá-lo e gerar uma senha. A partir daí, poderão sacar o dinheiro em datas pré-fixadas”, explicou Cristina Canabrava.

As famílias que moram em áreas que não são cobertas pelos Correios devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) posteriormente para pegar a carta. Não há necessidade de ir ao órgão nos próximos dias, pois essas correspondências ainda não foram enviadas.
#AssistênciaSocial 15/12/2017 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Cartão Mais Infância: benefício para 246 famílias será lançado em Icapuí O Cartão Mais Infância será lançado na próxima segunda-feira, 18, no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 9hs, pelo prefeito Lacerda Filho e pela primeira-dama e secretária de assistência social, Rhaysa Medeiros. O termo de adesão contará com a participação de representantes da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará.

Em Icapuí, 246 famílias serão beneficiadas com um cartão para sacar mensalmente uma quantia de R$ 85,00, além do que já recebe pelo Programa Bolsa Família. A iniciativa é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará.

A seleção dos contemplados foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social. Não houve participação do município na escolha dos beneficiários.

As famílias têm crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e estão em situação de alta vulnerabilidade social. Cada família receberá um cartão magnético e já poderá fazer o saque da primeira parcela ainda neste mês de dezembro.

Confira abaixo a lista dos beneficiários:

- MA
TA FRESCA
ALEXSANIA TORQUATO DA SILVA
GILDA SANTOS DA SILVA
MARIA LEILIANE DA SILVA
RENATA MARIA DA SILVA
SONIA PEREIRA DA SILVA

- BELÉM
ANA ELIETE REINALDO DA SILVA
ANDREIA AZEVEDO OLIVEIRA
ANGELA CRISTINA BEZERRA
CINTIA FELIX MEDEIROS
ELISABETE PEREIRA DA SILVA
EVELYNE NOGUEIRA DA SILVA
FABIANA GERMANO DA SILVA
FRANCISCA JOELINA DIAS DA COSTA
FRANCISCA JULIANE DIAS DA COSTA
IVANA DA CRUZ GERMANO
LEIDIANE MARQUES DE SOUZA
MARIA DAS GRACAS DA SILVA
MARIA EUNICE ALVES BATISTA
MARIA NAIARA ROSARIO BESERRA
MARIA VALDENIRA DA SILVA
MARILIA RAMOS DA SILVA
RAIMUNDA VICENTE SILVA
RAINARA DA CONCEICAO VALENTE FERREIRA
SUELI MARQUES FIRMIANO
TAMIRES MARQUES FIRMIANO
VALDA MARQUES DA CRUZ
VALDERLANI COSTA SILVA

- CVTP
MARIA ALDEISA DA CRUZ

- INCRA
ANA SOARES DA SILVA
AUZINETE AUGUSTO DA CRUZ
BRUNA QUESIA FERREIRA DA SILVA
ELDA NASCIMENTO LIMA
ELIANE REINALDO DA SILVA
FLORIPES LIMA GOMES
GERUZA FERREIRA DA CRUZ
GRACILENE DA SILVA PEREIRA
IDALINY DOS SANTOS FREIRE
JOSEANA LOPES DA SILVA
LUCIANA BEZERRA DA CRUZ
MIDIAN FRANCISCA DA SILVA
NAFITALI SOARES DA SILVA
NOEME DE SOUZA BRAGA
RAQUEL RODRIGUES DE LIMA
RAYLA GOIS SANTIAGO
REBECA SILVESTRE DA SILVA
REGINA LIMA GOMES
RENATA DO NASCIMENTO ROCHA

- RETIRO GRANDE
CLAUDIANE DE LIMA CRISPIM
ELIETE PEREIRA DA SILVA
JOANA DARC FREITAS DA SILVA
NAIDA BERNARDO DA SILVA

- PONTA GROSSA
ELIENE CRISPIM DA SILVA FREITAS
KARMEZITA FERREIRA DA SILVA
MIRIAN CRISPIM DA SILVA

- REDONDA
ANTONILDA FERREIRA DOS SANTOS
COSMO GALDINO DA SILVA
DARA PEREIRA DA SILVA
DIONESIA DA COSTA PEREIRA
ELIZA SILVA BRAGA
ERICA FERREIRA DA SILVA
EVANDA ROLDAO DA CRUZ
FABIA KATIA PEREIRA BRAGA
FRANCISCA MARIA DA COSTA
FRANCISCA MARIA LIMA DA SILVA
GEOVANNA KATIA VIANA BRAGA SILVA
GERACINA CARLA DOS SANTOS
GILMAIZA DA SILVA QUEIROZ
GIRLENE BEZERRA BARBOSA
HELIEUDA ROLDAO DE LIMA
IRACILDA DOS ANJOS REINALDO
ISABEL CRISTINA COELHO RODRIGUES
IVONETE RODRIGUES DE FARIAS MARQUES
JAQUELINE REBOUCAS DE LIMA
JERLANI DA SILVA BARBOSA
JUCIANE DA SILVA
LEIDILENE DA SILVA
MARIA CLAUDIA DA SILVA
MARIA GISLENE ROLDAO
MERCIA SOARES DA COSTA
MIDIAM COELHO DA SILVA
ROSILEN
E LIMA DA SILVA
SAMIA DA COSTA SILVA
SOLONIA SOARES DA SILVA
VIVIANE BEZERRA DA SILVA ROLDAO

- PEROBA
ANA CLECIA EVANGELISTA DA SILVA
MEYRE MACIEL DE ARAUJO
RAIMUNDA NONATA VIANA DA SILVA
VERONICA COSTA GERMANO DOS SANTOS

- VILA NOVA
ANA CARLA SIMOES DA SILVA
ANA CLAUDIA DA SILVA
DANIELE GOMES DA SILVA
ELIZ
ANDRA GOMES GONCALVES
MARIA ZENILDA DE OLIVEIRA RUFINO
MIRYELE BRAGA DA SILVA
VALDETE FERREIRA DE CASTRO

- BARREIRAS
ANA CLAUDIA PEREIRA DA SILVA
ANDRELIA RODRIGUES DA SILVA
AURINETE PEREIRA DA COSTA
FRANCILEIA RE
BOUCAS NUNES
JEANE DE JESUS DOS SANTOS
MARCIA MARIA DA COSTA
MARIA EDIJANE CARVALHO
MARIA LUZILENE DE OLIVEIRA

- SERRA DO MAR
EDILENE DA SILVA COSTA FONSECA
MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO SILVA
MARIA CLEANE DA CRUZ
MARIA DA CONCEICAO DA COSTA
MARIA E
LIANI ROSARIO BESERRA

- BARRINHA
MARIA ANGELICA DA SILVA
VITORIA REBOUCAS VALENTE

- MUTAMBA
JESA MARIA COSTA ARAUJO

- SERRA DE MUTAMBA
ANTONIA MARIA DA SILVA
JOSIVANIA DA COSTA OLIVEIRA
LUCIENE DA SILVA
MARIA JO
SILENE DO NASCIMENTO
NARIANE BATISTA DE SOUZA CRUZ
RAQUEL OLIVEIRA DA SILVA
VALDILENE DE OLIVEIRA VIANA
ZUDINEIDE REBOUCAS DE LIMA

- SERRA DE CAJUAIS
ALCINEIDE MARIA DA SILVA
ANA LAURA MOREIRA LIMA
ANA MARIA DA SILVA
ANTONIA DOS SANTOS MENEZES
CARLA GABRIELE DE CARVALHO SILVESTRE
CRISTIANE MARIA DA COSTA SILVESTRE
DANIELLE BISERRA DA CRUZ SILVA
EDLEUSA GONCALVES DOS SANTOS
FRANCILENE MARIA DA SILVA
JOSILENE DOS SANTOS COSTA
KATIANE MOREIRA DA SILVA
LUANA DA SILVA
MARIA CLEACIR DA COSTA BESERRA
MARIA ELIANE MOREIRA DOS SANTOS
MARIA LUCILENE DA SILVA
MARIA LUCIVANDA DO CARMO
MARIA MAGALI DA COSTA
MARIA OZANIRA BESERRA SANTOS
MARTA DOS SANTOS SILVA
RITA PEREIRA DA SILVA

- CAJUAIS
ANA APARECIDA VIEIRA DA SILVA
BARBARA DE LIMA SILVA
DANIELLE DA SILVA COSTA
SONIA MARIA DE CARVALHO SILVA

- MORRO ALTO
MARIA DE FATIMA DA SILVA FERREIRA
SERGIO FRANCISCO DA COSTA

- CENTRO
CLERBENIA SOUSA DE ANDRADE
EDERLANDIA ARAUJO DE LIMA
ELISANDA MATOS RODRIGUES
FRANCISCA GEOVANIA DE SOUZA
JANES CLEIA
DA SILVA
JOSILENE GUIMARAES SANTOS
LUCIANA GARCIA DA SILVA
MARCIA MARIA DA SILVA
MICILENE DE OLIVEIRA LIMA
RAFAELA MARTINS DE LIMA
REGINA LUCIA DA SILVA
VANUZA SOUSA BANDEIRA

- JARDIM PARAÍSO
CECILIA POLIANA DE OLIVEIRA
DAMIANA COSTA DO NASCIMENTO
GEANE MARIA DE OLIVEIRA
JOELMA DA SILVA SANTOS
LIDIA JESSICA DE ARAUJO SOUZA
MARIA AURICELIA DA SILVA
MARIA DAMIANA BISERRA
MARIA EDNA DE ALCANTARA
MARINETE DE LIMA
MIRTIS DE OLIVEIRA LIMA
OZITA RODRIGUES DA SILVA
PALOMA MANOELA DA SILVA SOTERO
PATRICIA DA SILVA SANTOS

- SALGADINHO
ANA LUCIA D
A COSTA
ANA LUCIA DE SOUZA REBOUCAS
BRUNA QUESIA TARGINO DA PAZ
EDILEUZA BEZERRA DA SILVA

- BARIMBAU
CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA
GEANE DOS SANTOS ALEM
MARIA NOELIA DA SILVA
MARIA VANESSA SOUSA DOS SANTOS

- OLHO DAGUA
ANTONIA SANDRA CORDEIRO DA SILVA
ELLEN ERIKA NOGUEIRA DA SILVA
FRANCISCA ERIVANIA DE PAULA
JAINE MEIRA DA SILVA
JANAINA ALVES DA SILVA

- IBICUITABA
CLAUDIANE SILVA DE FREITAS
FRANCISCA ISLANIA REBOUCAS DE OLIVEIRA
FRANCISCA NAIARA OLIVEIRA DA SILVA
MARIA LUZIA DA SILVA
NADIANE
OLIVEIRA DA SILVA
SILVANA DA SILVA REBOUCAS

- MORRO PINTADO
ANA LUCIA DOS SANTOS
ELIENE MARIA DOS SANTOS NASCIMENTO
IVANETE CLAUDIA REBOUCAS
LUCICLEIDE DE ALENCAR OLIVEIRA
MARIA JAIANE DOS SANTOS SILVA
MARILIA BARBOSA DA SILVA

- QUITÉRIAS
FRANCIDIANE LIVIA ARAUJO FIRMINO
GABRIELA
PAULINA DE SOUZA
JOAO BATISTA NOGUEIRA DA SILVA
JOSIANE DE SOUZA SILVA
JOSIEL BRAGA DA SILVA
MARIA ELEANDRA DA SILVA CONCEICAO
MARIA IVANILDE DA SILVA SANTOS
MARIA JOSE DA SILVA NOGUEIRA
PAULA VAUDERLIRIA DA SILVA
ROSELEIDE NOGUEIRA DE SOUZA

- TRE
MEMBÉ
ANTONIA BORGES DE FREITAS

- MELANCIAS DE BAIXO
ANA PAULA DA SILVA
ANTONIA LUZIANA BARBOSA DA SILVA
CICERA ELAYNE SANTOS DA SILVA
FRANCILENE DOS SANTOS
LIDIA DA COSTA DE SOUSA
MA
RIA APARECIDA DA COSTA
RIONEIDE FELIPE DE OLIVEIRA CARVALHO

- MELANCIAS DE CIMA
DALILA RODRIGUES PEREIRA
LUCELENA SILVIA DE SOUZA
MARIA ALZENI DA SILVA
MARIA ANTONIA DA SILVA
MARIA EDIRLANIA DA SILVA ALVES
MARIA LUCIA DA SILVA GOMES
PATRICIA LOPES RODRIGUES

- PEIXE GORDO
AMANDA FERNANDA DE SOUZA
MARIA CAROLINA FILGUEIRA
MARIA DOS NAVEGANTES DE ALMEIDA
MARINA CARDOSO DE BRITO
TATIANA RAFAELA DAS CHAGAS SILVA

- MANIBU
JANAYNA SARAIVA DANTAS
MARIA CLEIDIANE DOS SANTOS
MARIA NICELENE DE FIGUEIREDO
MARINETE DE LIMA DA COSTA

- GRAVIER
ADRIANA CARLA PEREIRA
ADRIANA DA SILVA
ANTONIA CALISSANDRA MONTEIRO DA SILVA
FRANCISCA MARTEMISIA DA COSTA SILVA
FRANCISCA NEIRE PEREIRA
JOILDA FRANCISCA DE LIMA
JOSE GOMES DOS SANTOS
KATIANA BATISTA DA SILVA REBOUCA
MARIA ALTANIRA BRAGA DA SILVA
MARIA DE FATIMA DA SILVA
MARIA EDINEIDE MOREIRA
RIUCIANE PEREIRA SOARES DA SILVA

- ARISA
DASLANDIA SILVA DE SOUZA
JANIELE DE LIMA
MARIA EDGLENE DA SILVA
RITA DE CASSIA TAVARES VIANA
ROSILDA DE SOUSA
#AssistênciaSocial 11/12/2017 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Icapuí adere ao Cartão Mais Infância que vai beneficiar 246 famílias com transferência de renda O município de Icapuí aderiu ao Cartão Mais Infância, lançado hoje, 11, pelo Governo do Ceará. O benefício transfere renda para famílias cearenses com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. Cerca de 250 famílias icapuienses serão contempladas.

Cada uma das famílias receberá um cartão para sacar mensalmente uma quantia de R$ 85,00, além do que já recebe pelo Programa Bolsa Família. A iniciativa é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará.

O prefeito Lacerda Filho assinou o termo de adesão ao programa na cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará pelo governador Camilo Santana e a primeira-dama, Onélia Santana.

“ É uma grande conquista, fruto do árduo trabalho desenvolvido pela nossa equipe local. Estamos muito felizes, porque não foram todos os municípios do Ceará que foram contemplados e saímos na frente de muitos que são referência na gestão da Assistência Social no Ceará”, enfatizou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Rhaysa Medeiros.
#AssistênciaSocial 20/10/2017 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Icapuí é a primeira cidade do Ceará a ser contemplada com o Cartão Reforma Deixar a nossa casa do jeitinho que a gente quer é o sonho de qualquer pessoa. E isso está mais perto de ser alcançado por Gilmara Lemos de Paula, 35 anos. Ela é uma das 100 pessoas de Icapuí contempladas com o Cartão Reforma, programa do Ministério das Cidades, que oferece ajuda financeira para reforma, ampliação ou conclusão da casa própria.

“Eu queria agradecer muito por esse projeto. Vou colocar as portas e ajeitar a minha casa. Esse cartão veio em boa hora”, explicou a moradora da Praia de Melancias que reside com o esposo e três filhos.

Gilmara e dezenas de beneficiados na primeira etapa do programa participaram de uma reunião na tarde de ontem, 19, no Cras de Mutamba, para conhecer melhor como vai ser o recebimento da verba e tirar dúvidas de como proceder. O encontro foi organizado pela Prefeitura Municipal de Icapuí através da Secretaria de Assistência Social.

Para participar, é preciso atender alguns critérios, como por exemplo, ter renda familiar bruta de até R$ 2.811,00; possuir um único imóvel, em todo o território nacional e residir nele; ser maior de 18 anos ou emancipado; ser proprietário, possuidor ou detentor de imóvel residencial em área indicada pelo município e aprovada pelo Ministério das Cidades, fornecer mão de obra, equipamentos e ferramentas para a execução dos serviços e possuir celular habilitado para receber SMS.

No início do ano, foi aberto um período de inscrições que resultou em cerca de 400 interessados. Após uma triagem, foram escolhidas as 100 primeiras famílias para ser beneficiada num primeiro momento.
#AssistênciaSocial 18/10/2017 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Divulgada a relação dos 100 primeiros contemplados do programa Cartão Reforma A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Icapuí divulgou a relação dos primeiros contemplados do programa Cartão Reforma. No início do ano, foram inscritas cerca de 400 pessoas. Após uma triagem, 100 foram escolhidas para participar do primeiro lote do programa do Ministério das Cidades.

Essas primeiras famílias beneficiadas devem comparecer a uma reunião de apresentação das regras do programa que vai acontecer nesta quinta-feira, 19, no CRAS, em Mutamba, às 14hs.

O Cartão Reforma é um benefício pago pelo governo para compra de materiais de construção. A ideia é que as famílias possam reformar, aumentar ou terminar de construir a casa própria.

Confira a relação dos 100 primeiros contemplados:

Nº - BENEFICIÁRIOS - LOC
ALIDADE
1 - ALZEANE BATISTA PRATA SOARES - MUTAMBA
2 - ANA CLECIA EVANGELISTA DA SILVA - PEROBA
3 - ANA FLAVIA DE CARVALHO - BARRINHA
4 - ANA LÚCIA RODRIGUES DE SOUZA - PRAIA DE MANIBÚ
5 - ANA PAULA LIMA DA PAZ SANTOS - IBICUITABA
6 - ANGELA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - CENTRO
7 - CAMILA REBOUÇAS VIANA - CENTRO
8 - CARLOS ANTONIO DOS SANTOS - JARDIM PARAÍSO
9 - CARMOSITA ISABEL DOS SANTOS - MORRO PINTADO
10 - CRISTIENE REIS DA SILVA - CENTRO
11 - DANIELA FRANCO PEREIRA - VILA NOVA
12 - DANIELA SOARES BRAGA - PEROBA
13 - DAYANE SILVA COSTA - CENTRO
14 - EDNA DA SILVA FERREIRA COSTA - REDONDA
15 - ELENICE DE SOUZA SILVA - REDONDA
16 - ELENILDA REINALDO DE SOUZA - RETIRO GRANDE
17 - ELINETE MAIA DE OLIVEIRA - OLHO D´ÁGUA
18 - ERIKA ELEUTERIO COSTA DA SILVA - JARDIM PARÍSO
19 - FCA.LUCIMAR ANTUNES PEREIRA DA SILVA - MELANCIA DE BAIXO
20 - FCA.NEURISILENE DA SILVA PEREIRA - BARRINHA
21 - FERNANLEIDE MARIA ASSIS - JARDIM PARAÍSO
22 - FIRMINA DA SILVA RODRIGUES - BELÉM
23 - FRANCILEUZA REBOUÇAS DOS SANTOS SILVA - BARREIRAS DE CIMA
24 - FRANCINETE DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
25 - FRANCISCA ADRIANA DA SILVA - BARREIRAS DE CIMA
26 - FRANCISCA REGINA DA SILVA - MELANCIA DE BAIXO
27 - FRANCISCO MORAIS DE OLIVEIRA - MELANCIA DE BAIXO
28 - GEANE DOS SANTOS ALÉM - BERIMBAU
29 - GESIANA KELY DA SILVA - REDONDA
30 - GILMARA LEMOS DE PAULA - MELANCIA DE BAIXO
31 - IARA CATARINA DA SILVA - REDONDA
32 - JANEIDE REBOUÇAS DA SILVA - JARDIM PARAISO
33 - JANICLEIDE DE ALENCAR OLIVEIRA - MORRO PINTADO
34 - JOACIR COSTA DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
35 - JOANA DARC DA SILVA - SERRA DE MUTAMBA
36 - JOANA DARC MARCÁRIO - JARDIM PARAÍSO
37 - JOSÉ DIONISIO DE SOUZA - JARDIM PARAÍSO
38 - JULIANA CLEIDE SILVA DE SOUZA - OLHO D´ÁGUA
39 - JUNIOR CESAR DOS SANTOS - JARDIM PARAÍSO
40 - KALINE MARQUES DE SOUZA - CVTP BELEM
41 - LINDERLANIA DA SILVA BRAGA - OLHO D´ÁGUA
42 - LUCIA DE FATIMA SABINO DA SILVA BRAGA - CENTRO
43 - LÚCIA HELENA REBOUÇAS MAIA - MORRO PINTADO
44 - LÚCIA REGINA DA SILVA - JARDIM PARAÍSO
45 - LUCIANA FERREIRA LIMA COSTA - SERRA DE MUTAMBA
46 - LUCIANA ROBERTA MONTEIRO LIMA - MORRO PINTADO
47 - LUIZA DE MARILAC MEIRA DA COSTA - BARRINHA DE MUTAMBA
48 - MARIA ALEXANDRA DA SILVA - REDONDA
49 - MARIA CLAUDIA DA SILVA - REDONDA
50 - MARIA CLAUDINETE DA SILVA - REDONDA
51 - MARIA CLEACIR DA COSTA BESERRA - SERRA DE MUTAMBA
52 - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA - REDONDA
53 - MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA - VILA NOVA
54 - MARIA DAS GRAÇAS REBOUÇAS LIMA - OLHO D´ÁGUA
55 - MARIA DAS GRAÇAS ROLDÂO - REDONDA
56 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA - REDONDA
57 - MARIA DE FÁTIMA FRANÇAS SILVA - JARDIM PARAISO
58 - MARIA DE FÁTIMA LOPES DE FREITAS - JARDIM PARAÍSO
59 - MARIA DE LURDES SOUZA DE FREITAS - JARDIM PARAÍSO
60 - MARIA DO CARMO REBOUÇAS DOS SANTOS - BARREIRAS DE CIMA
61 - MARIA DO ROSÁRIO MENEZES - MUTAMBA
62 - MARIA ELENICE DA SILVA - CENTRO
63 - MARIA ELENILDE DA SILVA - JARDIM PARAÍSO
64 - MARIA ELIZETE DA SILVA - CENTRO
65 - MARIA ELSA DA SILVA BARBOSA - BARREIRAS DE CIMA
66 - MARIA ERENICE BRAGA - REDONDA
67 - MARIA HELIANIA DE CARVALHO SILVA - MUTAMBA
68 - MARIA JOSIANE SOUSA SANTOS - TREMEMBÉ
69 - MARIA LEIDE FERNANDES RODRIGUES - BARRINHA
70 - MARIA LUCIDALVA DA SILVA - BARREIRAS DE BAIXO
71 - MARIA MARGARIDA DE LIMA FERREIRA - MUTAMBA
72 - MARIA MONIQUE REBOUÇAS LIMA - CENTRO
73 - MARIA NEIDE DA SILVA - CENTRO
74 - MARIA SALETE MAIA DE OLIVEIRA - OLHO D´ÁGUA
75 - MARIA SELMA DA SILVA - VILA NOVA
76 - MARIA VALDELICE DA COSTA - CENTRO
77 - MARIA VANUSIA DA SILVA - MELANCIA DE BAIXO
78 - MARIA ZENEIDE BORGES DOS SANTOS - VILA NOVA
79 - MARILENE MARIA SOARES - REDONDA
80 - MICHELLE SILVA DE SOUZA - JARDIM PARAÍSO
81 - MILANE FERREIRA DE OLIVEIRA - REDONDA
82 - NEUDILENE GERÔNIMO DA SILVA - BARRINHA
83 - ORLEIDE PEREIRA DA COSTA - MELANCIA DE BAIXO
84 - RAFAELA RAQUEL DA SILVA COSTA - JARDIM PARÍSO
85 - RAIMUNDA MIRANDA DOS SANTOS - JARDIM PARAÍSO
86 - RAIMUNDO NONATO DANTAS - JARDIM PARAÍSO
87 - REGIANE FERREIRA DA SILVA - JARDIM PARAÍSO
88 - RITA SOARES DA COSTA - MUTAMBA
89 - ROMERO DE ASSIS DA SILVA - REDONDA
90 - ROSA MARIA SILVA COSTA - BARRINHA
91 - ROSEMAR DA COSTA - MUTAMBA
92 - ROSILENE PEREIRA DA SILVA REBOUÇAS - SERRA DA MUTAMBA
93 - ROSILENE SILVA DE SOUZA - JARDIM PARAÍSO
94 - SAMARA REBOUÇAS DE FREITAS - SERRA DE MUTAMBA
95 - SARA CARLA CARDOSO FONSECA - JARDIM PARAISO
96 - SELMA SANTOS DO NASCIMENTO - MORRO PINTADO
97 - SILVIA LETICIA DA CRUZ - REDONDA
98 - VANGERLUCIA DE OLIVEIRA - JARDIM PARAÍSO
99 - VANIA ADRIANA GALDINO - JARDIM PARAÍSO
100 - VERONICA FELIPE DE SOUZA REBOUÇAS - CENTRO
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 07:40:54