CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 26/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Experiência cultural exitosa de Icapuí é apresentada no 3º Encontro do Sistema Estadual de Cultura

Icapuí foi um dos dez municípios cearenses escolhido para apresentar experiências exitosas em políticas culturais no 3º Encontro do Sistema Estadual de Cultura que aconteceu nos dias 25 e 26 de abril, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A execução da Lei Paulo Gustavo no município foi a escolhida.

A Secretaria de Cultura de Icapuí apresentou o tema: "Democratização da cultura, participação popular e transparência: estratégias, impactos e resultados da LPG em Icapuí", na Mostra "Experiências Municipalistas Exitosas no Estado do Ceará".

O evento realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), contou com a participação de dirigentes, gestores, produtores, pesquisadores e representantes de diversas entidades do setor de 142 cidades cearenses.

Participaram do evento a secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, e o supervisor de desenvolvimento e promoção cultural, Saulo Rebouças, representando o município.

#Cultura 26/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Artesã icapuiense Maria de Lourdes é homenageada no lançamento do projeto Renda Gera Renda na Alece

A artesã icapuiense, Maria de Lourdes Rebouças da Silva, foi homenageada como a labirinteira mais antiga de Icapuí, sendo uma das onze artistas reconhecidas pela contribuição ao artesanato cearense. O evento realizado nessa quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, marcou o lançamento do programa Renda Gera Renda.

O projeto é uma iniciativa para capacitar e fortalecer os coletivos de mulheres que atuam na cultura do artesanato com foco na formação profissional. Serão beneficiadas cerca de 500 rendeiras cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica, com repercussão no incremento da renda familiar e no fomento à sucessão geracional das práticas culturais de comunidades de mulheres artesãs.

A capacitação será inicialmente realizada em doze municípios do estado, a partir de maio, sendo Icapuí um dos contemplados. O resgate e transmissão do artesanato para as futuras gerações é uma das ações abraçadas pela gestão municipal.

Participaram do momento, a homenageada Maria de Lourdes, as servidoras municipais Rosário Rebouças, Carol Rebouças, Rosineide Rebouças e a Secretária de Cultura e Turismo de Icapuí, Riana Rocha.

Renda Gera Renda é uma realização da Alece, em conjunto com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), apoio do Programa Nacional Mulheres Mil do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria da Proteção Social (SPS), Grupo Mulheres do Brasil (GMB), e Prefeitura de Icapuí.

#LeiAldirBlanc 17/04/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cultura: Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc acontecerá na sexta-feira (19); participe

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) vem aí! Serão mais de R$ 170 mil reais investidos na cultura icapuiense!

E nós convidamos todos os artistas, fazedores da cultura e demais membros da sociedade civil, amantes da cultura de Icapuí, para juntos construirmos mais essa importante política pública para a cultura do nosso município!

Participe da Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), nesta sexta-feira, 19 de abril, às 9h da manhã, na Casa de Cultura Cores da Vida.

A POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC DE FOMENTO À CULTURA

A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.

Por meio dessa política, será possível investir regularmente em projetos e programas, não só de modo emergencial, como foi na Lei Aldir Blanc 1 e na Lei Paulo Gustavo. Os entes federativos irão implementar ações públicas em editais e chamamentos abertos para os/as trabalhadores(as) da área da cultura. Assim como poderão executar os recursos nas políticas culturais locais de maneira direta.

#Turismo 21/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Oficinas para criação do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí acontecem de 28/02 a 01/03; inscreva-se

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convida você para fazer parte das oficinas participativas para elaboração do Plano de Turismo de Icapuí: um importante instrumento para o fortalecimento das políticas públicas de turismo, em um momento que objetiva planejar as estratégias e ações para o desenvolvimento do nosso turismo de forma responsável e sustentável.

Escolha uma das três oficinas de acordo com sua preferência de local e faça já sua inscrição! Contamos com a sua valiosa presença!

28/02 - REGIÃO DE CIMA (TREMEMBÉ) - HOTEL CASA DO MAR - DAS 8H ÀS 12H

29/02 - REGIÃO DE BAIXO (REDONDA) - OH! LINDA POUSADA - DAS 13H ÀS 17H

01/03 - REGIÃO CENTRAL (REQUENGUELA) - ESTAÇÃO AMBIENTAL - DAS 8H ÀS 12H

Uma realização da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Cultura, Conselho Municipal de Turismo, Ministério do Turismo (Governo Federal) e Assum Preto produções.

Inscreva-se no link abaixo.

#CARNAVAL 08/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval Cultural de Icapuí acontece de 8 a 14 de fevereiro; veja a programação

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza o Carnaval Cultural 2024 - Praia, Folia, Tradição e Alegria - com uma programação que contempla todas as idades com atividades descentralizadas pelas comunidades e praias do município.

Entre as atrações estão Japãozin, Bakulejo, Lagosta Bronzeada, Suzy Navarro, Nataly Vox, Lucas Lima, Mr. Falcão, artistas locais como, Erick Farra, Arte Brasil, Forró a Fole Elétrico, Koka Mil e muito mais que se apresentarão no palco itinerante.

Os encontros de paredões acontecem em Quitérias no sábado (10), em Tremembé no domingo (11), e em Barreiras na segunda (12), únicos dias, horários e locais que serão permitidos o uso de som automotivo no município, mediante cadastro dos proprietários, conforme o Decreto Municipal nº 006/2024.

E para manter a tradição estão confirmados os cortejos culturais, baile da saudade na Serra de Mutamba, desfiles carnavalescos, papangus, blocos nas ruas e o famoso Jumento Elétrico na Redonda.

Veja a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO

08/02 - QUINTA-FEIRA

16h às 18h - CRAS Folia - Na Praça Mais Infância - Banda Arte Brasil

09/02 - SEXTA-FEIRA

18h às 22h - Baile da Saudade em Serra de Mutamba

18h às 20h - Forró a Fole Elétrico

20h às 22h - Vanessa Lins e Banda

10/02 - SÁBADO

13h às 16h - Encontro de Paredões em Quitérias

16h às 22h - Mela-Mela na Av. Newton Ferreira (centro)

16h às 18h - Japãozin

18h às 20h - Lucas Lima

20h às 22h - Elvis Oliveira e Banda

11/02 - DOMINGO

13h às 16h - Encontro de Paredões - Praia de Tremembé

16h - Carnaval Cultural de Redonda - Desfile Carnavalesco

16h às 22h - Mela-Mela em Ibicuitaba

16h às 18h - Swingão The Clapton

18h às 20h - Nataly Vox

20h às 22h - Bakulejo

12/02 - SEGUNDA-FEIRA

13h às 16h - Encontro de Paredões - Praia de Barreiras

16h às 22h - Mela-Mela dos Papangus - Mutamba

16h às 18h - Lagosta Bronzeada

18h às 20h - Koka Mil e Banda

20h às 22h - PV Oficial

13/02 - TERÇA-FEIRA

16h - Carnaval Cultural da Redonda - Desfile Carnavalesco

16h às 22h - Mela-mela em Cajuais

16h às 18h - Mr. Falcão

18h às 20h - Suzy Navarro

20h às 22h - Erick Farra

14/02 - QUARTA-FEIRA

14h às 20h - Jumento Elétrico - Redonda - Concentração na Oh!Linda Pousada

#CARNAVAL 02/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval Cultural Icapuí 2024: confira as informações sobre o uso de paredões de som

Conforme o Decreto Municipal nº 006/2024 que regulamenta o uso de equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, no município de Icapuí só será permitido:

Art. 1º A utilização de equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões de som, e equipamentos sonoros assemelhados, entre os dias 09 e 14 de fevereiro de 2024, ficará restrito aos locais, datas e horários abaixo relacionados:

I. Dia 10 de fevereiro de 2024, das 13h às 16h, na Praia de Quitérias; (Decreto Nº 008/2024)

II. Dia 11 de fevereiro de 2024, das 13h às 16h, na Praia de Tremembé; (Decreto Nº 008/2024)

III. Dia 12 de fevereiro de 2024, das 13h às 16h, na Praia de Barreiras. (Decreto Nº 008/2024)

Parágrafo Único. Fica vedado o trânsito pelas demais ruas e avenidas com a aparelhagem ligada, a que se refere este artigo em funcionamento, exceto nos casos autorizados expressamente pela Autarquia Municipal de Trânsito, mediante cadastro próprio e notificação das autoridades policiais. (Redação dada pelo Decreto Municipal Nº 008/2024)

Art. 4° Para os efeitos do presente Decreto, consideram-se paredões de som todo e qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado, acoplado em porta-malas ou sobre a carroceria dos veículos.

O CADASTRO DOS PAREDÕES

O cadastramento de paredões será realizado nas datas de 02 de fevereiro de 2024 a 09 de fevereiro de 2024, na sede da ATMI, no horário de 8h às 12h.

No ato do cadastramento, será necessária a apresentação, pelo proprietário interessado ou seu representante constituído por procuração, da documentação abaixo.

Documentação necessária:

Será necessária a apresentação, pelo proprietário interessado ou seu representante constituído por procuração, da seguinte documentação:

I. documentos pessoais (RG e CPF ou equivalentes);

II. comprovante de residência;

III. documento do veículo;

IV. documento do reboque (quando houver);

V. habilitação do motorista;

VI. dados atualizados de contato (número de celular válido e/ou de whatsapp)

Confira o Decreto na íntegra abaixo.

#CARNAVAL 02/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Carnaval Icapuí 2024: veja as informações para o credenciamento de vendedores ambulantes

Os vendedores ambulantes interessados em comercializar seus produtos durante o Carnaval, devem cadastrar-se na Secretaria de Cultura e Turismo no período de 2 a 6 de fevereiro, das 8h às 13h, portando documento de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.

A reunião com os ambulantes cadastrados será no dia 7 de fevereiro, às 10h30, no auditório da secretaria de educação.

#Cultura 24/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município: Gabriel Furtado vence o concurso a Mais Bela Voz 2024

A Mais Bela Voz é um concurso de sucesso e tradição em Icapuí, que oferece oportunidade para os talentos locais durante a Semana do Município. Este ano, o evento aconteceu no sábado (20), na praça central Adauto Róseo, e reuniu grande público para prestigiar os artistas da terra.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento foi sonhado e idealizado por Reudson e Robson Maia, visando incentivar e dar espaço e oportunidade aos cantores da cidade. Nesta edição foram 17 inscritos, sendo 12 classificados para a apresentação no palco.

Os classificados foram acompanhados pela banda Disco de Vinil e avaliados pela comissão julgadora formada por quatro integrantes com vasto conhecimento musical, sendo todos de fora do município.

Gabriel Furtado cantou e encantou o público e os jurados ao interpretar a música "Forma Estranha" e foi o grande vencedor levando $ 1600,00 (mil e seiscentos reais), em segundo lugar ficou Nara Emilly interpretando a música "Além do Rio Azul" e foi premiada com 1.200,00 (mil e duzentos reais). Já em terceiro ficou Lara Beatriz com a música "Vai Filho Meu" ficando com 800,00 (oitocentos reais).

Em seguida, se apresentaram a banda Disco de Vinil, Guilherme Dantas e Swingão The Clapton que lotaram ainda mais a praça central e fizeram a diversão do povo, na terceira noite de festa da Semana do Município.

#Cultura 23/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí recebe festival Diagonal nos dias 26 de janeiro na Casa de Cultura e 27 em Picos

O festival "Diagonal" da "Cia As Palavras - Cláudio Bernardo" será apresentado na Casa da Cultura Cores da Vida (centro), no dia 26 de janeiro (sexta-feira) às 19h30, com entrada gratuita, e no dia 27 em Picos, na Casa das Palavras, com apoio da Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Com apresentações de Tércio Araripe, Cláudio Bernardo, Salvatore Calcagno (Bruxelas), Haroldo de Campos (SP), Mona Gadelha, Igor Luis (SP), Victor Navarro (Espanha), Antoine Neufmars (Bruxelas), Priscilla Teixeira (RJ), Macaio Upecor, André Vidal & Baudelaire (RJ) e Gabriel Vieira.

DIAGONAL

O festival DIAGONAL foi criado e teve sua primeira edição em 2021, apenas algumas semanas antes da liberação das restrições relacionadas à Covid, quando todos os teatros na Bélgica ainda estavam fechados. Esse projeto nasceu do desejo, ou melhor, da necessidade vital dos artistas de se expressarem em um momento em que foram obrigados a encontrar maneiras de existir diante das regras impostas pelo governo, que impactaram profundamente todo o setor cultural.

DIAGONAL apresenta uma série de performances ao ar livre com duração de 5 a 20 minutos. O que torna esse projeto único é seu caráter diagonal, tanto na expressão artística quanto no contexto e na natureza informal. O objetivo é oferecer aos artistas uma plataforma, onde possam criar, testar ou experimentar livremente suas ideias, concretizando seus projetos e compartilhando-os com o público em um ambiente atípico e acolhedor.

Nos últimos três anos consecutivos, em 2021, 2022 e 2023 (na Bélgica e no Brasil), cerca de cinquenta artistas prestigiados da região de Bruxelas e em Icapuí foram calorosamente recebidos tanto pelo público quanto pela imprensa.

Em 2023, Diagonal foi realizado no município de Icapuí, com ajuda da Prefeitura Municipal, precisamente em Picos na Casa das Palavras com artistas locais e de Fortaleza, o sucesso foi imediato junto a população local e convidados, por isso o evento se repete, abrindo a outros lugares como a Casa da Cultura, museus e as bocas do povo em Icapuí.

Com entusiasmo, a companhia As Palavras pretende repetir esse evento para uma nova edição em 2024 em janeiro precisamente, convidando artistas de várias disciplinas para participarem desse evento num espírito de solidariedade e com a mensagem de nunca negligenciar a cultura.

#Cultura 23/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Padre Fábio de Melo encerrou a programação comemorativa de 39 anos do Município

Nessa segunda-feira, 22 de janeiro, Icapuí completou 39 anos de emancipação política. A Semana do Município foi marcada por diversas atividades culturais, esportivas e artísticas. O encerramento aconteceu à noite com apresentações católicas e as bênçãos do Padre Fábio de Melo, na praça Central Adauto Róseo.

Com um reportório de sucessos como "Faz um milagre em mim" e "Tudo é do pai", o padre emocionou o público, reuniu pessoas de todas as idades e caravanas de municípios vizinhos.

Ainda no 22 de janeiro, o dia iniciou com a tradicional alvorada realizada pela Orquestra de Sopros no centro da cidade. Na rádio FM Educativa, a programação teve continuidade com uma conversa sobre a emancipação do município com a fala de autoridades locais.

Durante à tarde, foi realizada a Sessão Solene da entrega de Títulos de Cidadãos e Cidadãs icapuienses e a homenagem ao Dr. Orlando Rebouças (in memoriam), importante nome da emancipação. E o tão esperado, parabéns a Icapuí, com bolo comemorativo e a participação do povo.

#Cultura 18/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município 2024: confira a lista dos candidatos pré-selecionados na 1ª etapa do concurso A Mais Bela Voz

A Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí torna pública a lista, por ordem alfabética, dos candidatos pré-selecionados na 1ª etapa do Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí 2024.

Conforme Regulamento, os candidatos pré-selecionados na 1ª etapa estão aptos a participarem da 2ª etapa do Concurso, apresentando-se ao público no dia 20 de janeiro de 2024, a partir das 21h, na Praça Adauto Róseo.

#Cultura 16/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município 2024: confira o cronograma do Concurso A Mais Bela Voz

Olá, Cantores! Se você se inscreveu no Concurso da Mais Bela Voz de Icapuí 2024, fiquem ligados às datas e horários das próximas fases do concurso:

PRÉ-SELEÇÃO (1ª FASE): Dia 18 de janeiro de 2024, às 17h30, na sede Provisória da Orquestra de Sopros de Icapuí.

ENSAIOS DOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS:

- Dia 19 de janeiro de 2024, das 8h às 12h e de 13h às 18h

- Dia 20 de janeiro, das 8h às 12h

(sede Provisória da Orquestra de Sopros de Icapuí).

CONCURSO: Dia 20 de Janeiro de 2024, a partir das 21h, na Praça Adauto Róseo.

Prepare sua voz e vem cantar e encantar na Mais Bela Voz de Icapuí 2024!

Para mais detalhes e informações, confira o primeiro aditivo ao Regulamento do Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí 2024 abaixo.

#Cultura 16/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município 2024: veja a lista de inscritos no concurso A Mais Bela Voz

A Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí torna pública a lista, por ordem alfabética, dos inscritos no Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí 2024.

Conforme Regulamento, ficam os candidatos inscritos cientes de que deverão participar da Pré-seleção (1a fase), se será realizada no dia 18 de janeiro de 2024, às 17h30, na sede Provisória da Orquestra de Sopros de Icapuí.

#Cultura 04/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município 2024: veja o regulamento do concurso A Mais Bela Voz

Mais uma edição do concurso musical mais esperado da Semana do Município está chegando.

O concurso será realizado em duas etapas:

a) Primeira Fase: Pré-seleção de caráter eliminatório;

b) Segunda Fase: Apresentação ao público de caráter classificatório.

As inscrições acontecem dos dias 8 a 12 de janeiro de 8h às 12h e de 15h às 19h na sede provisória da Orquestra de Sopros, situada na Av. 22 de Janeiro, s/n, centro.

Leia o regulamento completo no link abaixo.

#Mulher 19/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Renda Gera Renda: curso de capacitação com bolsa de $480 reais está com inscrições abertas de 15 a 29 de dezembro

A Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Ministério da Educação (Governo Federal) e a Prefeitura Municipal de Icapuí promovem o curso de capacitação de Renda em Labirinto com carga horária de 160 horas.

Com o objetivo de fortalecer os coletivos de mulheres que atuam na cultura do artesanato do Ceará, com foco na formação profissional para as atuais artesãs, em situação de vulnerabilidade social e econômica, com repercussão no incremento da renda familiar e no fomento à sucessão geracional das práticas culturais de comunidades de mulheres artesãs.

A seleção das candidatas será feita de acordo com os critérios mencionados no item (público-alvo), levando em consideração o preenchimento do instrumental e conforme o edital de seleção da UECE.

PÚBLICO-ALVO:

- Mulheres;

- Artesãs da renda, que já dominam a técnica;

- Alunas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA);

- Jovens consideradas nem-nem, ou seja, aquelas que não estudam e não trabalham;

- Beneficiárias do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e do Programa de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEF).

O CURSO:

- Carga horária: 160 horas (2 meses)

- Início previsto para março de 2024;

- Frequência: de segunda a sexta-feira

- Horário: 13h:30min às 17h:30min.

- Local: a definir pelo Município (possívelmente no centro)

- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto

- Ajuda de custo (R$ 60,00/semana)

- Ajuda de custo (R$ 480,00 /mês por aluna)

- Material didático

- Material para produção

- Comercialização

- Lançamento de coleção

ESTRUTURA DO CURSO:

- Design: 40h

- Modelagem/Desenho: 8h

- Práticas motivacionais: 8h

- Precificação/gestão: 8h

- Marketing: 16h

- Aulas práticas: 80h

ONDE SE INSCREVER:

Na Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí (Av. Jardim Paraíso s/n), fone: (88) 9 8844-1883, de 8h às 13h, dos dias 15 a 29 de dezembro; Levar documento de identificação;

#Turismo 14/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 1º Seminário Icapuí Inspira Turismo reuniu empreendedores locais para fortalecimento do segmento

Icapuí é um destino turístico com as mais belas praias e paisagens do litoral leste. E para fortalecer o segmento, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com o Sebrae, realizaram o 1º Seminário Icapuí Inspira Turismo nessa terça-feira (12), no restaurante Casa da Gil, na praia da Redonda.

O Seminário promoveu a integração e o networking entre os diversos agentes do trade turístico, criando um ambiente propício para a troca de experiências e a formação de parcerias estratégicas. Além disso, possibilitou a realização de ações de benchmarking, proporcionando o compartilhamento de boas e melhores práticas no campo do turismo, impulsionando a qualidade e inovação nos serviços oferecidos.

Foram apresentados seis painéis temáticos com diferentes temas associados ao turismo, como sustentabilidade, empreendedorismo, meios de hospedagens, economia criativa, marketing digital e outros.

Participaram do evento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, a secretária de cultura e turismo, Riana Rocha, o secretário de desenvolvimento, trabalho, agricultura, meio ambiente e pesca, Iran Félix, a representante do Sebrae, Ana Carla Montenegro, empreendedores locais, servidores, vereadores, artesãs e população local.

#LEIPAULOGUSTAVO 07/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: confira o resultado da fase de habilitação documental e convocação dos projetos aprovados

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí, em cumprimento aos editais municipais, e após análise da documentação apresentada pelos proponentes dos projetos selecionados, torna público o Resultado da fase de habilitação documental dos editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí-CE.

Os proponentes habilitados estão CONVOCADOS a assinar o Termo de Execução Cultural, de forma presencial, no dia 11 de dezembro (segunda-feira), às 14h, na Casa de Cultura Cores da Vida, Centro de Icapuí.

#Turismo 06/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 1º Seminário Icapuí Inspira Turismo acontece dia 12 de dezembro na Casa da Gil; Inscreva-se

O "Icapuí Inspira Turismo" é um evento multifacetado com o objetivo principal de fortalecer o setor turístico local. Buscamos promover a integração e o networking entre os diversos agentes do trade turístico, criando um ambiente propício para a troca de experiências e a formação de parcerias estratégicas. Além disso, o evento se destaca pela realização de ações de benchmarking, proporcionando o compartilhamento de boas e melhores práticas no campo do turismo, impulsionando a qualidade e inovação nos serviços oferecidos.

O Evento Icapuí Inspira Turismo busca impulsionar o turismo local, e também desempenhar um papel ativo na construção de uma comunidade empreendedora e criativa em Icapuí. Este esforço visa consolidar a cidade como um destino turístico dinâmico e inovador, ao mesmo tempo que promove o crescimento sustentável e a vitalidade criativa na região.

Pra quem é?

Microempresas, Empresas de pequeno porte, MEI e Artesão.

Horário

9h às 17h

#LEIPAULOGUSTAVO 01/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: veja o resultado da análise dos recursos apresentados ao resultado preliminar

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí torna público o Resultado da análise dos recursos apresentados contra o resultado preliminar da avaliação técnica dos projetos inscritos nos editais da Lei Paulo Gustavo.

#LEIPAULOGUSTAVO 01/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: confira o resultado final da avaliação dos projetos inscritos

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí torna público o Resultado Final da Avaliação Técnica dos projetos culturais inscritos nos editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí-CE.

Os proponentes dos projetos SELECIONADOS estão convocados a apresentar, no prazo máximo de 05 (cinco) dias, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo-SECTUR os documentos necessários à etapa de habilitação, para posterior assinatura do Termo de Execução Cultural e recebimento dos recursos.

As certidões positivas com efeito de negativas servirão como certidões negativas, desde que não haja referência expressa de impossibilidade de celebrar instrumentos jurídicos com a administração pública.

Caso o proponente esteja em débito com o ente público responsável pela seleção e com a União não será possível o recebimento dos recursos de que trata este edital.

#LEIPAULOGUSTAVO 27/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: confira o resultado preliminar da avaliação técnica dos projetos inscritos

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí torna público o Resultado Preliminar da Avaliação Técnica dos projetos culturais inscritos nos editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí-CE.

Contra a decisão da fase de mérito cultural, caberá recurso destinado à Comissão de Seleção. Os recursos deverão ser apresentados no prazo de 03 (três) dias úteis, considerando-se para início da contagem o primeiro dia útil posterior a esta publicação. Os recursos devem ser enviados para o email: lpgicapui@gmail.com, contendo justificativa para o pedido e utilizando o formulário de recurso disponibilizado. Não será permitido o envio de novos documentos.

Os recursos apresentados após o prazo, bem como os recursos que não estiverem de acordo com o formulário disponibilizado, ou que não apresentarem justificativa, não serão avaliados.

Após o julgamento dos recursos, o resultado final da análise de mérito cultural será divulgado no site oficial do Município de Icapuí (www.icapui.ce.gov.br). Não caberá recurso contra o resultado final.

#LEIPAULOGUSTAVO 20/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: veja a 2ª convocação de pareceristas

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí CONVOCA o profissional (em anexo) a prestar serviços de análise e emissão de parecer(es) a respeito de projetos inscritos em editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

#LEIPAULOGUSTAVO 16/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: confira a ordem de colocação dos pareceristas

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí torna pública a ordem do rol de profissionais que integram o banco de pareceristas dos projetos culturais inscritos nos editais oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

A ordem foi definida por sorteio público realizado virtualmente no dia 16 de novembro de 2023. Os profissionais que integram o banco de pareceristas poderão ser convocados para contratação de acordo com a necessidade da Administração Pública, pela demanda de projetos inscritos nos editais e chamamentos públicos da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí, e de acordo com a categoria em que o(a) parecerista foi credenciado(a), avaliada a conveniência, oportunidade e disponibilidade financeira e orçamentária do Município.

#LEIPAULOGUSTAVO 16/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: veja a convocação de pareceristas

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí CONVOCA os seguintes profissionais a prestarem serviços de análise e emissão de parecer(es) a respeito de projetos inscritos em editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

#LEIPAULOGUSTAVO 14/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: confira o resultado final para pareceristas

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí torna público o resultado final, pós-recurso, de profissionais credenciados para integrar o banco de pareceristas para, preenchidos os requisitos necessários e sendo convocados, prestar serviços de análise e emissão de parecer(es) a respeito de projetos inscritos em editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

Os profissionais CREDENCIADOS, deverão comparecer à reunião virtual (link no edital abaixo) nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2023, às 9h, para realização do sorteio público de formalização da ordem no rol de credenciados.

Confira no link abaixo.

#Cultura 14/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí será um dos municípios cearenses contemplados com a qualificação profissional para rendeiras ofertada pela UECE

Pelas mãos hábeis das rendeiras cearenses, muitas histórias foram contadas e famílias sustentadas. Para contribuir com a continuidade desse artesanato tradicional cearense, valorizar as artesãs e ofertar a elas condições de ascensão econômica por meio da profissionalização, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará, em 2024, o curso "Artesã em bordado à mão". A iniciativa faz parte do programa federal Mulheres Mil e qualificará gratuitamente 500 artesãs em 12 municípios do Ceará.

"Além de ser uma das mais conceituadas instituições brasileiras de ensino superior, a Uece também possui tradição e experiência na realização de cursos profissionalizantes e de formação inicial e continuada nas mais diversas áreas. Com as qualificações ofertadas gratuitamente pela Uece à sociedade, milhares de jovens e adultos cearenses foram beneficiados e conseguiram, por meio da educação, uma melhor qualidade de vida. Agora, com o programa federal Mulheres Mil, voltaremos toda a nossa expertise para qualificar as artesãs rendeiras do Ceará, enaltecendo a tradição cultural e econômica do rendado e ofertando conhecimento capaz de promover desenvolvimento social", destaca o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

As vagas para o curso serão distribuídas em 12 turmas nos seguintes municípios: Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi. O curso possui 160 horas/aulas e terá seu conteúdo direcionado à vocação de cada município, tendo como especificidades renda de bilro ou renda labirinto. As informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve.

A iniciativa conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Ceará, das Prefeituras dos municípios contemplados e do Ceará Credi, programa de microcrédito do Governo do Ceará. Além de professores qualificados e apoio psicopedagógico, a Uece também oferta aos estudantes do curso a estrutura e o apoio do Núcleo de Acolhimento Humanizado a Mulheres em Situação de Violência; do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência; e da Incubadora de Empresas. Ao final da qualificação, as estudantes receberão certificado da Uece.

Texto: Reprodução / UECE

#LEIPAULOGUSTAVO 10/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO DIVULGADO RESULTADO PRELIMINAR DO CREDENCIAMENTO DE PARECERISTAS - LEI PAULO GUSTAVO

A Comissão de Coordenação e Acompanhamento da Execução da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí torna público o resultado preliminar de profissionais credenciados para integrar o Banco de Pareceristas para, preenchidos os requisitos necessários e sendo convocados, prestar serviços de análise e emissão de parecer(es) a respeito de projetos inscritos em editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

Após a publicação do resultado preliminar, caberá pedido de recurso no prazo de até 03 (três) dias corridos, a contar do dia seguinte à publicação do resultado.

O pedido de recurso deverá conter, OBRIGATORIAMENTE, justificativa e ser encaminhado exclusivamente para o e-mail lpgicapui@gmail.com, em formulário específico (anexo IV do edital), sendo vedada a inclusão de novos documentos.

O resultado do recurso e a lista final dos candidatos credenciados serão divulgados na página www.icapuí.ce.gov.br, sendo de total responsabilidade do candidato acompanhar a atualização dessas informações.

#LEIPAULOGUSTAVO 06/11/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO PRAZO DE INSCRIÇÃO NOS EDITAIS MUNICIPAIS DA LEI PAULO GUSTAVO É PRORROGADO ATÉ 10 DE NOVEMBRO

A Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí prorrogou o prazo de inscrição de projetos culturais nos editais de Chamamento Público nº 001/2023 (para seleção de projetos culturais do audiovisual) e 002/2023 (para seleção de projetos culturais das demais áreas da cultura), oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município.

As inscrições podem ser realizadas até 10/11 de 2023, pelo formulário disponível no site www.icapui.ce.gov.br.

A inscrição é gratuita e pressupõe o pleno conhecimento dos editais em sua íntegra e implica plena concordância com as regras e condições neles estabelecidas.

O edital de chamamento público nº 001/2023 prevê o apoio a projetos de que culminem em produção de obras audiovisuais (curta metragem, documentário, animação, games, videoclipes e outros formatos de produção audiovisual), apoio a salas de cinema e ações de formação, qualificação e difusão em audiovisual.

O edital de chamamento público nº 002/2023 objetiva a seleção de projetos das demais áreas da cultura, como forma de incentivar as diversas manifestações culturais do Município de Icapuí.

Links:

#LEIPAULOGUSTAVO 26/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí sedia Encontro Regional de Dirigentes da Cultura do Litoral Leste da Secult/CE

O município de Icapuí sediou nessa quarta-feira (25), o 5º encontro de dirigentes da cultura, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), no auditório da Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças.

Com o objetivo de promover a integração, articulação e participação dos municípios na Lei Paulo Gustavo, o momento reuniu seis cidades do Litoral Leste, sendo Icapuí, Aracati, Beberibe, Fortim, Itaiçaba e Jaguaruana.

Valéria Cordeiro, da Assessoria de Projetos Especiais da Secult/CE, abordou "é preciso ir ao campo dialogar e saber onde estão os agentes culturais e os projetos de cada município, por isso, a importância desses encontros itinerantes nas regiões do Ceará".

A Lei Paulo Gustavo destina-se ao setor cultural e prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 na cultura.

As inscrições para participar dos editais podem ser feitas até o dia 04 de novembro, disponível na matéria abaixo.

#Cultura 24/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí recebe o Circuito SESC Povos do Mar de 26 a 29 de outubro

O Sistema Fecomércio, por meio do Sesc e Senac, realiza mais uma expansão do Encontro Sesc Povos do Mar. Dessa vez, o evento que reúne mais de 200 comunidades litorâneas num grande encontro, acontecerá no município de Icapuí, nos dias 26 a 29 de outubro. A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o projeto para outras cidades do litoral cearense, valorizando os territórios, criando conexões e intercâmbios, além de proporcionar vivências.

O Encontro Sesc Povos do Mar acontece anualmente em Caucaia, no Sesc Iparana Hotel Ecológico. Há 13 anos, o projeto reúne pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos e ambientalistas, por meio de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares. O evento é gratuito e aberto ao público.

Com a expansão do encontro, neste ano, o circuito Sesc Povos do Mar já foi realizado na praia de Bitupitá, no município de Barroquinha; em Jericoacoara, praia localizada no município de Jijoca, no litoral oeste cearense; além do circuito Sesc Herança Nativa, que levou o I Circo dos Caretas para a cidade de Piquet Carneiro.

"Esse circuito oportuniza um turismo de experiência e de base comunitária, ampliando o conceito de turismo social, com uma programação socioeducativa, ao mesmo tempo em que valoriza o nosso artesanato, a nossa música e memória", afirma o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão.

Programação

O público vai poder conferir Cortejo Sociocultural com o Maracatu Vozes da África e Grupo Universo Negro do Mestre Hélio Santos do Aracati; o show da cantora Amelinha; oficinas criativas; apresentações musicais; trilhas; vivências; a Feira Onde há rede, há renda: espaço para a exposição, comercialização e troca dos produtos e artesanatos tradicionais; e outras ações. Também ganham destaque na programação o eixo o Sertão vai Virar Mar - que propõe a socialização de práticas alimentares, o movimento Reggae de Redonda e o show Caravana Sairé do cantor Marcelo Jeneci.

O Senac participa acrescentando sabores e saberes em diversas ações durante os quatro dias de programação. Para a consultora de produtos educacionais da área de Gastronomia do Senac, Vanessa Santos, uma das maiores riquezas do Encontro é a preservação das tradições e isso é especialmente importante na área da Gastronomia, onde se mantêm vivas receitas que, em sua maioria, são transmitidas apenas oralmente para as gerações futuras.

"A participação do Senac no Povos do Mar representa uma valiosa experiência para os alunos. O aprendizado adquirido durante o evento pode e deve ser ampliado para outros alunos e cursos, promovendo, assim, o fortalecimento e a promoção da cultura gastronômica do Ceará. Ao fortalecermos os hábitos alimentares de uma região, estamos contribuindo para o sentimento de pertencimento, além de impulsionar a economia local", ressalta Vanessa.

Destaques da programação

26/10 (QUINTA-FEIRA)

19h30 - Abertura oficial do Encontro Sesc Povos do Mar

20h -Show O Canto do Ceará com Amelinha

Local: Praça Central Adauto Róseo

27/10(SEXTA-FEIRA)

15h - Encontro de Artes e Troca de Experiências entre Labirinteiras

Local: Mercado de Artesanato

28/10 (SÁBADO)

19h30 -Desfile Senac

Artesanias e Vestimentas Tradicionais

Local: Praça Central Adauto Róseo

21h- Show Caravana Sairé com Marcelo Jeneci

Local: Praça Central Adauto Róseo

29/10 (DOMINGO)

9h - Diálogos Afro indígenas

Local: Casa de Cultura Cores da Vida

Reprodução: Assessoria SESC Povos do Mar

#LEIPAULOGUSTAVO 18/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura divulga edital de pareceristas da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, torna público o edital de credenciamento de interessados em integrar o Banco de Pareceristas para, preenchidos os requisitos necessários e sendo convocados, prestar serviços de análise e emissão de parecer(es) a respeito de projetos inscritos em editais e chamamentos públicos oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pelo site www.icapui.ce.gov.br (via link) no período de 19 de outubro de 2023 até às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 31 de outubro de 2023.

Poderão participar e ser credenciados neste edital PESSOAS FÍSICAS ou PESSOAS JURÍDICAS - MEI (Microempreendedor Individual), residentes e domiciliados(as) em todo território nacional, que preencham os requisitos previstos no edital.

#LEIPAULOGUSTAVO 11/10/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura e Turismo torna público editais de chamamento da Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, torna público os editais de Chamamento Público nº 001/2023 (para seleção de projetos culturais do audiovisual) e 002/2023 (para seleção de projetos culturais das demais áreas da cultura), oriundos da implementação da Lei Paulo Gustavo no Município de Icapuí.

O edital de chamamento público nº 001/2023 prevê o apoio a projetos de que culminem em produção de obras audiovisuais (curta metragem, documentário, animação, games, videoclipes e outros formatos de produção audiovisual), apoio a salas de cinema e ações de formação, qualificação e difusão em audiovisual.

O edital de chamamento público nº 002/2023 objetiva a seleção de projetos das demais áreas da cultura, como forma de incentivar as diversas manifestações culturais do Município de Icapuí.

As inscrições podem ser feitas no período de 16/10 a 04/11 de 2023, pelo formulário que será disponibilizado aqui no site nas datas citadas acima.

A inscrição é gratuita e pressupõe o pleno conhecimento dos editais em sua íntegra e implica plena concordância com as regras e condições neles estabelecidas.

#Cultura 26/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 4ª Conferência Municipal de Cultura abordou a Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais

Conferências são momentos únicos de afirmação democrática e de apontamentos para a construção de políticas públicas. Nessa perspectiva, na última-quarta (20), aconteceu a 4ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças.

O momento contou com a apresentação do grupo de libras da Escola Francisco Ezequiel e foi facilitado por José Olímpio Ferreira Neto, que apresentou o painel central "Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais", tema da conferência.

Aconteceu, ainda, a aprovação do regimento, a divisão dos grupos temáticos, a apresentação das propostas e a escolha dos delegados para a conferência estadual de cultura.

A conferência foi fruto de um trabalho construído por muitas mãos e participação popular, por meio de 5 pré-conferências, com a presença de 174 pessoas, que passou por várias comunidades, onde o objetivo principal era identificar as demandas comunitárias, que culminou nesse evento.

Participaram, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Medeiros, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, a secretária de cultura e turismo, Riana Rocha, o presidente do Comcult, Nacélio de Paula, a representante da sociedade civil, Luana Lúcia, o Mestre Gilberto Calungueiro, representante dos artistas locais, a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura no Ceará, Andréa Vasconcelos, e o coordenador de articulação regional e participação da Secult/CE, Fábio Santiago.

A conferência foi uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura.

#Cultura 13/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO IV Conferência Municipal de Cultura acontece na próxima quarta-feira (20)

O Conselho Municipal de Cultura (COMCULT) realiza a IV Conferência Municipal de Cultura, na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro, às 8h da manhã, na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças, em Icapuí.

Com o tema "Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais", a Conferência Municipal da Cultura é um importante momento de diálogo sobre o setor cultural, com a presença de artistas e fazedores da cultura, representantes do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Icapuí e toda comunidade icapuiense.

#Turismo 05/09/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Capacitação: inscreva-se nos cursos de Qualidade do Atendimento ao Turista e Técnicas de Recepção de Hospedagem

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o SENAC, está com inscrições abertas para dois cursos de turismo presenciais e gratuitos para os icapuienses.

Curso 1: QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO TURISTA (TARDE: 13h às 17h)

Curso 2: TÉCNICAS DE RECEPÇÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM (NOITE: 18h às 22h)

Os cursos acontecerão dias 11/09 a 15/09, no Auditório da Secretaria da Educação, com direito a certificado do SENAC.

REQUISITOS:

- Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto.

- Idade maior ou igual a 18 anos.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

- RG

- CPF

- COMPROVANTE DE ENDEREÇO ATUALIZADO

- COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE.

#Cultura 22/08/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Capacitação: inscreva-se para oficina de Elaboração de Projetos Culturais

A Secretaria de Cultura e Turismo oferta a oficina de elaboração de projetos culturais, orientados para a Lei Paulo Gustavo.

Visando capacitar os artistas e fazedores de cultura icapuienses na elaboração das suas propostas, para pleitear recursos da Lei Paulo Gustavo no município, por meio dos editais que serão lançados em breve.

A oficina será realizada nos dias 30 e 31 de agosto, de 8h às 12h, na Casa de Cultura Cores da Vida. Com vagas limitadas, as inscrições podem ser realizadas até 25 de agosto. Garanta já a sua!

#Turismo 22/08/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Turismo: abertas as inscrições para formação de condutores - Trilha de Olho no Mangue

A Secretaria de Cultura e Turismo realiza a formação de condutores para a Trilha de Olho no Mangue.

Oportunidade única de conhecer mais sobre a riqueza dos nossos manguezais e as técnicas de condução de grupos na trilha.

O curso é presencial, gratuito e acontecerá dias 28/08 e 29/08, na Estação Ambiental Mangue Pequeno, na Praia de Requenguela.

Público-alvo: profissionais que já desenvolvem ou desejam conduzir grupos de visitantes nas regiões de mangue em Icapuí!

Gostou de saber? Então corra e faça já sua inscrição no link abaixo! As vagas são limitadas!

#Cultura 03/08/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cultura: assinada Ordem de Serviço para reforma do Centro de Memória Chico Bagre

Aconteceu na manhã de ontem (2), a cerimônia de assinatura para início da obra de reforma do Centro de Memória Chico Bagre, local onde a escola de Sopros de Icapuí está instalada, com a participação da Aliança Energia, autoridades, representantes do poder público municipal, alunos e a comunidade local.

O projeto "Resgate do Centro de Memória Chico Bagre - Construindo Sonhos" visa a ampliação do espaço multicultural que abriga os alunos da Orquestra de Sopros durante ensaios, oficinas e apresentações culturais. A Aliança é a patrocinadora oficial deste projeto, via Lei de Incentivo à Cultura. O projeto é composto pelos seguintes produtos:

1 - "Reforma e ampliação do imóvel", que consiste na reforma que dará origem ao aumento da capacidade de atendimento e adequações referente a acessibilidade do Espaço Cultural;

2 - "Preservação de Acervo Cultural" que fará o resgate da história do poeta popular Chico Bagre;

3 - "Contrapartida Social", que atenderá crianças e jovens de escolas públicas com Concertos Didáticos gratuitos.

Conforme o Maestro da Escola de Sopros, Reudson Maia, o Projeto Resgate do Centro de Memória Chico Bagre, visa ampliar o espaço com o objetivo de atender mais pessoas. "Esse projeto só está sendo possível porque tivemos o apoio da Aliança Energia por meio da Lei Rouanet. Esse projeto é fundamental para a escola de Sopros, pois sem esse patrocínio a gente não conseguiria aumentar a capacidade de atendimento. Hoje o município não tem muitas opções para os nossos jovens, crianças e adolescentes fazerem arte, música ou qualquer outra atividade extra sala de aula. Com o projeto será possível triplicar, aumentar bastante a nossa capacidade de atendimento, tendo em vista, que temos materiais suficientes, mas o que nos limita é o espaço. Então, graças a esse patrocínio da Aliança vamos conseguir ampliar esse espaço e conseguir executar essa tão sonhada reforma," comemorou Reudson.

O Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Aliança Energia, Marcelo Werly, apontou que esse projeto é fruto de um trabalho de persistência e de muito sacrifício de quem de fato acredita na arte, na cultura e no poder transformador que a arte pode ter na vida da criança.

"Para a Aliança é um orgulho muito grande poder participar deste projeto e ver de perto a reconstrução de um espaço tão importante para essa geração e para as futuras gerações. Nós não temos dúvidas de que esse projeto, embora em um espaço antigo, já transformou muitas vidas. Ele já fez muita diferença e tem um legado construído com muita perseverança e trabalho do maestro Reudson e de todo mundo que acredita nele. Nosso desejo é que esse espaço seja um celeiro de talentos para levar o nome de Icapuí para todo o Brasil", disse Werly.

Redação: Reprodução de Aliança Energia.

#Turismo 06/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura e MTur realizam Plano do Desenvolvimento do Turismo de Icapuí Pesquisadores visitarão as comunidades do município coletando dados e informações que subsidiarão a construção do documento
#Cultura 04/07/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO CineSolar chega a Icapuí com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar, pipoca e atrações para toda a família O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado no Centro Cultural da Praia de Quitérias, com evento gratuito no sábado (08/07), a partir das 18h30
#Cultura 29/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Lei Paulo Gustavo: segundo momento de escuta popular aconteceu nessa quarta-feira (28)

A Lei Paulo Gustavo, criada em 2022, aborda ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Prevê o repasse de R$ 3,8 bilhões a estados e municípios para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural.

Nesse sentido, aconteceu na manhã dessa quarta-feira (28), no auditório da secretaria de administração e finanças, o segundo momento de escuta popular, promovido pela Secretaria de Turismo e Cultura, para construir com artistas e fazedores de cultura do município, o plano de trabalho da lei.

Esse foi o segundo momento que abordou discussões sobre a Lei Paulo Gustavo, no qual foi apresentado o plano de ação do município. No primeiro momento foram apresentadas as informações gerais sobre a lei, os recursos previstos para o município e as categorias contempladas.

O repórter cinematográfico e vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura (CONCULT), Wendel Abreu, falou da expectativa da Lei Paulo Gustavo, e da possibilidade dos profissionais do audiovisual e de outras linguagens colocarem em prática seus trabalhos e produções com o repasse do ministério da cultura, que por anos estiveram sem assistência financeira.

#Cultura 22/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Sectur promove II encontro de escuta da Lei Paulo Gustavo na quarta-feira (28)

Atenção artistas e fazedores de cultura de Icapuí! Convidamos você para o II Encontro de Escuta Pública da Lei Paulo Gustavo em nosso Município!

O momento de diálogo para aprovação do Plano de Trabalho da Lei Paulo Gustavo no Município será no dia 28 de junho (quarta-feira), às 9h, no Auditório da Secretaria de Administração e Finanças. Contamos com a presença de todos!

#Cultura 01/06/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura e Turismo promoveu II Encontro de Bibliotecas nessa terça-feira (30)

A Secretaria de Cultura e Turismo, por meio da Biblioteca Maria Maia Rebouças, realizou o II Encontro de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias de Icapuí.

O evento contou com a presença de representantes das diversas bibliotecas do município onde foi apresentado o diagnóstico das bibliotecas públicas municipais e comunitárias locais, construído a partir do levantamento de dados e informações coletados desde o I Encontro de Bibliotecas de Icapuí, realizado em 2022.

Na oportunidade, foi aberto o diálogo e a escuta sobre as diversas possibilidades de ações e projetos de incentivo ao livro, à leitura, à literatura e ao fortalecimento da rede de bibliotecas de Icapuí por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo.

Compõem a Rede de Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias de Icapuí a Biblioteca Comunitária de Retiro Grande, a Bibliopong de Redonda, a Biblioteca Comunitária da Peroba, a Biblioteca Pública Municipal Maria Maia Rebouças, no Centro, a Biblioteca da Estação Ambiental, na Requenguela, a Biblioteca do Centro Cultural da Praia de Quitérias e a Biblioteca Dona Carminha, em Peixe Gordo.

#Cultura 30/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Pré-conferências de Cultura acontecem durante o mês de junho

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em ação conjunta com o Conselho Municipal de Cultura, realizará as pré-conferências de cultura no município durante todo o mês de junho.

Com o tema "Democracia e Direitos Culturais", as pré-conferências serão espaços democráticos, com escutas de demandas e propostas para o segmento cultural, com o objetivo de criar um diagnóstico do setor no município.

De forma descentralizada, serão ouvidos artistas, gestores e fazedores da cultura de todas as regiões do município.

Os encontros acontecerão às 15h30 nas datas e locais abaixo.

Confira a programação:

01/06 - Redonda (Associação Monsenhor Diomedes)

06/06 - INCRA (Sede da Associação dos Moradores)

13/06 - Mutamba (Centro de Referência da Assistência Social - CRAS)

15/06 - Centro (Casa de Cultura Cores da Vida)

20/06 - Quitérias (Centro Cultural Praia de Quitérias)

22/06 - Peixe Gordo (Biblioteca Dona Carminha)

#Turismo 09/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Rota das Falésias: encontro marca o dia Nacional do Turismo nessa segunda-feira (8)

Em comemoração ao Dia Nacional do Turismo, o projeto de governança da Rota das Falésias reuniu ontem (8), no Hotel Parque das Fontes em Beberibe, os secretários de turismo dos oito municípios que compõem o roteiro, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Aracati, Fortim e Icapuí.

Participaram também alunos da Escola Profissionalizante de Cascavel, empresários e lideranças do setor do Turismo. Além do Secretário Executivo do Turismo do Ceará, Jonas Dezidoro, representantes do Sebrae e da diretoria da Agência de Desenvolvimento da Rota das Falésias (Adeurf).

O momento foi mediado pela Turismóloga e Secretária de Turismo de Pindoretama, Rosana Lima, que compôs a mesa convidando as autoridades presentes para discutir ações para o fortalecimento da rota, os atrativos, potencialidades e os diferenciais de cada um dos destinos turísticos.

Icapuí foi representado pela Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, que mostrou a potencialidade turística do município.

#Cultura 09/05/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Assembleia Itinerante: inscreva-se até o dia 17 para o Festival de Arte e Cultura

Que tal mostrar todo seu talento e representar Icapuí no II Festival de Arte e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará?! O evento acontecerá em Icapuí de 22 a 24 de maio, na Praça Central, como parte da programação do Projeto Assembleia Itinerante!

Podem se inscrever até 17/05 os artistas residentes em Icapuí, nas seguintes categorias:

1. Música Popular (autoral e inédita, nos estilos forró, rap, rock, pop, sertanejo, funk, instrumentais, etc.);

2. Violeiro ou repentista;

3. Humor ou esquete teatral;

4. Danças, manifestações folclóricas ou tradicionais da cultura popular.

Para a seleção dos artistas locais que representarão o Município de Icapuí no Festival, serão analisados os seguintes critérios:

A) Mapa Cultural: currículo/histórico cultural do proponente;

B) Relevância e abrangência cultural: potencial de representatividade e comunicação do proponente com as diversidades.

Os selecionados receberão ajuda de custo no valor de R$ 300,00 e concorrerão com representantes das outras cidades que compõem a Região do Litoral Leste do Ceará. Os vencedores em cada categoria, selecionados por um corpo de jurados técnicos, receberão a seguinte premiação:

1º Lugar - 2.000,00 (dois mil reais) + troféu;

2º Lugar - 1.500,00 (mil e quinhentos reais) + troféu;

3º Lugar - 1.000,00 (um mil reais) + troféu.

Contamos com a presença de todos!

#Turismo 12/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí segue no Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Icapuí teve o cadastro renovado no novo Mapa do Turismo Brasileiro, cumprindo com os critérios estabelecidos em Portaria Ministerial Nº 41/2021, com validade de (um) ano.

Sendo os critérios, a existência de uma secretaria/departamento para o turismo, Lei Orçamentária, prestadores de serviços turísticos de atividade obrigatória regular no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo ativo, entrega do termo de compromisso e preenchimento da aba referente a atividade turística do município. Além da existência de uma instância de governança regional no turismo, como um conselho, fórum, comitê ou associação.

Uma ação da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

MAPA DO TURISMO

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma política pública do governo federal que permite ampliar a potencialidade do turismo em todo o território nacional e possibilita o desenvolvimento de ações, projetos e investimentos para a estruturação da atividade turística.

A iniciativa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

#Cultura 03/04/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Sectur promove bate-papo sobre a Lei Paulo Gustavo nesta quarta-feira (5)

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove uma conversa sobre a Lei Paulo Gustavo (Lei Nº 195/2022), nesta quarta-feira (5), às 10h, no auditório da Secretaria de Administração e Finanças.

A lei aborda ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19, por meio de apoio financeiro às produções audiovisuais, às salas de cinemas, capacitação, formação e qualificação no audiovisual; apoio a cineclubes e a festivais e mostras.

O momento está aberto para todos(as) que fazem cultura no município, em todas as linguagens/categorias, além do audiovisual.

#Turismo 07/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Desenvolvimento Turístico: Encontro discute governança da Rota das Falésias

Representantes do poder público, setor privado e associações de empreendedores do turismo participaram de encontro na manhã de hoje (7), no auditório da Secretaria da Educação, com articuladoras do Sebrae e da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Rota das Falésias (Adeturf) para o fortalecimento do roteiro como estratégia de desenvolvimento regional.

O encontro teve como objetivo apresentar para os gestores do legislativo e executivo, o que é a Rota das falésias, a importância do roteiro para o desenvolvimento dos municípios agregados como estratégia para alavancar o turismo e para a geração de emprego e renda.

Participaram do momento, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix, o Secretário de Esporte e Juventude, Ronaldo Lucas Costa, vereadores, representantes das Secretarias de Turismo dos oito municípios que compõem a Rota das Falésias e empreendedores.

Também estiveram presentes, a articuladora dos escritórios regionais do Sebrae/CE no Litoral Leste, Ana Carla Luna, a Consultora de Roteirização do Turismo do Litoral Leste, Adriana Girão, e representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Rota das Falésias (Adeturf), além de Eliabe Crispim, presidente do GDTur Icapuí.

De acordo com Ana Carla, entre os temas debatidos estão a validação do modelo de gestão e adesão dos municípios à Adeturf, bem como as estratégias de mobilização e sensibilização junto a outros equipamentos turísticos do Litoral Leste visando a atração de novos associados para a agência. "A ideia é envolver outros atores no processo de governança e fortalecimento da Rota das Falésias".

O encontro acontece de forma itinerante nos oito municípios que fazem parte do roteiro.

Rota das Falésias

A Rota das Falésias é um roteiro estratégico de desenvolvimento regional que se estende por 240 km e 43 praias em oito cidades da costa leste do Ceará (Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí) com múltiplos atrativos, como praias, dunas, falésias e a rica gastronomia regional.

Além das praias, outras categorias de turismo também fazem parte da Rota das Falésias, como turismo ecológico, histórico, cultural, religioso, gastronômico e outras possibilidades espalhadas pelos municípios.

#Município 24/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município: Kézia Costa vence o concurso a Mais Bela Voz 2023

A Mais Bela Voz é um concurso de sucesso e tradição em Icapuí, que vem oferecendo oportunidade para vários talentos musicais se apresentarem ao público na Semana do Município. Este ano, o evento aconteceu na sexta-feira (20), na praça central Adauto Róseo, que reuniu grande público para prestigiar os artistas da terra.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento foi sonhado e idealizado por Reudson e Robson Maia, visando incentivar e dar espaço e oportunidade aos cantores da cidade. Nesta edição foram mais de 20 candidatos inscritos, sendo 13 deles classificados para a apresentação no palco.

Os classificados foram acompanhados pela banda Disco de Vinil e avaliados pela comissão julgadora formada por cinco integrantes com vasto conhecimento musical, sendo todos eles de fora do município.

Kézia Costa cantou e encantou o público e os jurados interpretando a música "Boa Obra" de Valesca Mayssa e foi a grande vencedora, que levou $ 1500,00 (mil e quinhentos reais), em segundo lugar ficou Lara Beatriz, cantando Cicatrizes de Bruna Carla, que levou $800,00 (oitocentos reais) e em terceiro ficou Júlia Nunes com a música Chega de Saudade de Tom Jobim, ficando com $ 500,00 (quinhentos reais).

Em seguida, aconteceu os shows da banda Disco de Vinil, Dj Nielen Costa e Forró Balancear, que lotaram ainda mais a praça central e fizeram a diversão do povo, na terceira noite de festa da Semana do Município.

#Empreendedores 13/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município 2023: cadastro de vendedores ambulantes para as festas acontece na segunda (16)

A Semana do Município acontecerá dos dias 17 a 22 de janeiro, com uma programação artística, cultural e esportiva, além das festas na praça central com as bandas Balancear, Desejo de Menina, Zézo, Zé Cantor e atrações locais.

Os vendedores ambulantes interessados em comercializar durante as festas deverão comparecer na próxima segunda-feira (16), de 8h às 13h, na Secretaria de Obras.

Documentação necessária: identidade, CPF e comprovante de residência.

Na ocasião, será feito o cadastro dos ambulantes e encaminhamento para emissão da licença de ocupação de área pública.

#Cultura 12/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município 2023: Veja o Regulamento do Concurso A Mais Bela Voz

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, torna público o regulamento do Concurso A Mais Bela Voz 2023, que acontecerá na Semana do Município.

O Concurso será realizado em duas etapas:

a) Primeira Fase: Pré-seleção de caráter eliminatório;

b) Segunda Fase: Apresentação ao público de caráter classificatório.

As inscrições acontecem do dia 12 a 14 de janeiro, de 8h às 12h e de 15h às 18h, no Centro de Memória Chico Bagre.

Leia o Regulamento completo no link abaixo.

#Festa 23/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Réveillon 2023: cadastro de vendedores ambulantes para a festa da virada acontece dia 28

Mais uma vez a praia de Barreiras será palco de uma linda festa de virada de ano com as bandas, Lagosta Bronzeada, Nataly Vox e Dieguinho Xote de Elite. O réveillon contará com a tradicional queima de fogos para festejar a chegada de 2023.

Os vendedores ambulantes interessados em comercializar seus produtos na festa da virada devem comparecer ao auditório da Secretaria de Administração e Finanças, no dia 28 de dezembro, das 9h às 12h, portando os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.

Na ocasião, será realizado o cadastro do ambulante e encaminhamento para emissão da licença para ocupação de área pública.

Mais informações, entrar em contato no WhatsApp: (88) 99810-0056.

#Cultura 21/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Circula Ceará: Encerramento do festival aconteceu no sábado (17)

Dos dias 13 a 17 de dezembro, os espaços públicos e equipamentos culturais de Icapuí foram ocupados com espetáculos, apresentações culturais em diversas linguagens e com atividades de formação, como oficinas de dança, fotografia, teatro, música, exposições de arte e outros, para estimular a circulação de artistas/coletivos e possibilitar o acesso à arte e à cultura para a população local.

Além do caráter cultural, o Circula realizou uma programação institucional, com encontro de gestores e gestoras regionais da cultura, visitas técnicas aos pontos históricos, e conversas sobre políticas culturais afirmativas, políticas de formação em arte e cultura, e políticas de patrimonialização.

Valéria Cordeiro, Secretária Executiva da Cultura do Estado do Ceará, destacou que, "o Circula apresenta também uma programação institucional bem intensa, com a participação de coordenadores das várias políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Foi um momento de reflexão, de festa, de congraçamento e de debate, onde discutimos a questão da institucionalização da cultura, com conversas em torno da profissionalização e do mercado cultural como um todo."

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com a Funarte/Ministério do Turismo. Executado pela Assum Preto Produções, apoio da Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do DiCultura.

#Cultura 16/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Circula Ceará: Posse dos membros do Conselho Municipal de Cultura marcou abertura do festival

A abertura do Circula Ceará aconteceu na noite da quarta-feira, 14, na Câmara de Vereadores, com apresentação da Orquestra de Sopros de Icapuí, o poeta Jota Gomes com a declamação dos seus poemas, e a presença ilustre do Mestre Gilberto (mestre de cultura).

Além das apresentações, aconteceu a posse dos membros do Conselho Municipal de Cultura (ComCult), formado por representantes de diferentes linguagens, agentes culturais, produtores e artistas locais escolhidos democraticamente, por meio de reuniões abertas com a população.

A posse se deu na abertura do evento, por Icapuí ter sido a cidade do litoral leste escolhida para receber o Circula Ceará, festival que leva arte e cultura para as regiões do estado, com uma programação diversificada e formativa para gestores, agentes culturais e população em geral.

Participaram do momento, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, e a equipe da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), nos nomes de Silvia Moura, Conselheira Estadual de Cultura, Cris Vale, Coordenadora Geral do Circula, Thamyle Oliveira, Coordenadora de Célula de Acessibilidade, Isaac Apolônio, Coordenador de Território e Articulação Regional e outros.

Para o Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Nacélio de Paula, "estar a frente do Conselho é muito representativo, pois abrange todas as linguagens artísticas e culturais, além de funcionar como um órgão fiscalizador, vamos lutar pelo interesse dos artistas locais e pela cultura do município", disse ele.

Silvia Moura abordou o dever dos Conselhos na articulação entre a Sociedade Civil e o Poder Executivo, além do papel de assegurar que existam investimentos em cultura.

Já Riana Rocha falou da alegria e importância em receber o Circula Ceará para o fortalecimento da cultura local e na difusão das artes em diferentes linguagens.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com a Funarte/Ministério do Turismo. Executado pela Assum Preto Produções, apoio da Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do DiCultura.

O evento acontece até sábado com uma programação gratuita.

#Cultura 12/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Circula Ceará: festival multicultural acontece dos dias 13 a 17 em Icapuí

Icapuí foi a cidade do litoral leste escolhida para receber o Circula Ceará, festival que leva arte e cultura para as regiões do estado, com uma programação diversificada e formativa para gestores, agentes culturais e população em geral, durante os dias 13 e 17 de dezembro.

Os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serão ocupados com diversos espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação, como oficinas de dança, teatro, música, exposições de arte e muito mais para estimular a circulação de artistas/coletivos e possibilitar o acesso à arte e à cultura.

Além do caráter cultural, o Circula tem uma programação institucional, com encontro de gestores e gestoras Municipais da Cultura, visitas técnicas aos Pontos de Cultura e conversas sobre políticas culturais afirmativas, políticas de formação em arte e cultura, e políticas de patrimonialização, além de atendimento ao PRÓ-Siec (Protocolo de Intenções e Sistemas de Cultura), o projeto preenche a cidade com Cultura, na prática, e no debate.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará, em parceria com a Funarte/Ministério do Turismo. Executado pela Assum Preto Produções, apoio da Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e do DiCultura.

As atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos, com vagas limitadas.

#Turismo 08/12/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí é um dos cinco municípios cearenses no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável

O município de Icapuí está no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, por boas práticas do Turismo de Base Comunitária (TBC), modelo de gestão que preza pelo protagonismo das comunidades anfitriãs e sua participação nos processos de tomada de decisão para o desenvolvimento do território.

A boa prática diz respeito à Rede Tucum, Rede Cearense de Turismo Comunitário, da Unidade de Tremembé. A Rede é uma articulação formada, desde 2008, por grupos de comunidades da zona costeira que realizam o turismo comunitário no Ceará.

O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR/UFRN), no âmbito do Projeto "Brasil, essa é a nossa praia" cujo objetivo é mapear roteiros, experiências e destinos turísticos distribuídos nas cinco macrorregiões do país, com boas práticas de sustentabilidade, turismo de base comunitária e segurança turística.

O mapa compila os dados das principais iniciativas identificadas no país, onde foi realizado a partir de ampla pesquisa e poderá servir de referência para novas iniciativas e investimentos públicos e privados, além de servir como fonte de consulta para turistas e para a sociedade em geral, em uma ferramenta on-line.

Turismo Responsável preza pelo respeito ao meio ambiente, a justiça social e a valorização da cultura e da economia local do destino, inserindo a comunidade como protagonista do desenvolvimento turístico do seu território.

Entre as localidades do estado que também fazem parte do mapa, estão Jijoca de Jericoacoara, Caucaia, Juazeiro do Norte e Fortaleza.

O mapa pode ser acessado pelo link http://mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br/

#Cultura 26/10/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Livro e da Biblioteca acontece de 31 de outubro a 4 de novembro

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a Semana do Livro e da Biblioteca nos dias 31 de outubro a 4 de novembro, de forma híbrida, com atividades virtuais e presenciais.

Com o tema "o semear da cultura por meio da leitura", a ação visa incentivar o hábito da leitura e destacar a importância do livro e da biblioteca na disseminação da informação e do acesso às diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

A programação conta com o curso de auxiliar de biblioteca, atividade infantil como peças teatrais, contação de histórias, sarau, exposição de artes plásticas e apresentações culturais.

Uma realização da Biblioteca Pública Municipal Maria Maia Rebouças, Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Casa da Cultura Cores da Vida.

Confira a programação completa no link abaixo.

#Turismo 24/10/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Brazil Travel Market: Icapuí marca presença em grande evento B2B de Turismo

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou de um dos maiores eventos B2B de Turismo do país, o 11º Brazil Travel Market (BTM) 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O BTM é um evento com o objetivo de reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado. O formato B2B (business-to-business) se refere a uma interação comercial entre empresas/instituições, que atuam como cliente e fornecedor. Este ano, o evento recebeu cerca de 5 mil profissionais do turismo e 200 estandes.

Os(as) visitantes do estande de Icapuí tiveram contato com as diferentes possibilidades de turismo local e a diversidade de paisagens oferecidas, além do conhecer um pouco sobre a cultura local, como o artesanato, produtos feitos a base de algas do projeto "Mulheres de Corpo e Algas", da comunidade da Barrinha, informação e sorteios de diversas experiências, como hospedagens, almoços, jantares e passeios.

A participação na feira é uma importante janela de oportunidade para apresentação de Icapuí como destino turístico no estado e no país, além do desenvolvimento cultural e econômico.

#Cultura 06/10/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura e Turismo reúne artistas do município para escolha dos membros do Conselho Cultural

A Secretaria de Cultura e Turismo deu um importante passo na implementação do Sistema Municipal de Cultura de Icapuí, a escolha dos membros do Conselho Municipal de Cultura (ComCult), com representantes de diferentes categorias, agentes culturais, produtores e artistas locais.

O Conselho foi instituído pela Lei Municipal N°919/2022, como órgão consultivo e deliberativo, terá composição paritária, serão 14 membros com seus respectivos suplentes, contemplando representantes da sociedade civil e do poder público.

Para escolha dos membros conselheiros da sociedade civil, a Secretaria de Cultura convidou amplamente toda classe artística do município e realizou uma série de reuniões com os agentes culturais, onde cada segmento elegeu seus representantes para o colegiado.

A criação do Conselho Municipal de Cultura permitirá de forma democrática a participação junto aos demais órgãos governamentais de elaboração, execução e fiscalização do Plano de Cultura do Município de Icapuí.

#Festa 30/09/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí recebe Orquestra Ouro Preto com concerto The Beatles no dia 16 de outubro

Um dos maiores sucessos da Orquestra Ouro Preto, o concerto The Beatles, será apresentado no dia 16 de outubro, às 19h, com entrada franca, na Praça Central Adauto Róseo.

Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o espetáculo já foi apresentado em vários estados brasileiros e na "International Beatle Week", em Liverpool. O repertório abrange os clássicos dos Beatles, como "Let It Be", "Hey Jude", "Don't Let Me Down", "Wild My Guitar Gently Weeps", entre outros.

Para a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, "para nós é uma honra e uma imensa alegria receber em Icapuí uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país. O evento tem capacidade de atrair grande público para nossa cidade, o que impacta positivamente no fortalecimento da cultura, do turismo e dos negócios locais, além da oportunidade única de reverenciar toda a musicalidade e o legado da Orquestra Ouro Preto", apontou.

O evento tem patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei Federal de incentivo à cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

#Festa 16/09/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Regata da Barrinha acontece nos dias 17 e 18

Neste final de semana, durante os dias 17 e 18, acontecerá a 13ª edição da tradicional regata da praia da Barrinha com a participação dos pescadores locais, população e turistas com muita música e diversão.

A programação do evento conta com alvorada, regata mirim, jogos esportivos, café comunitário, mutirão de limpeza da praia e várias atrações musicais, entre elas, Koka Mil, Xote de Elite, Erick Farra, Aldynha Vox e Filho Negão.

A 13ª Edição da Regata de Jangadas da Barrinha é uma realização da Associação dos Moradores da Barrinha (AMBA) com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e outros parceiros.

Confira a programação completa.

DIA 17 - SÁBADO

6h - Alvorada com concentração na Igreja Evangélica, conjunto habitacional sentido Requenguela

7h - Café Comunitário

8h - Mutirão de limpeza

8h - Jogos Esportivos

14h30 - Regata mirim

22h - Shows (Koka, Erick e Xote de elite)

DIA 18 - DOMINGO

9h - Preparativos para a regata

10h30 - Largada da regata

12h - Shows (Aldynha Vox, Filho Negão)

#Festa 23/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Orquestra de Sopros de Icapuí comemora Jubileu de Prata com Encontro de Bandas

A Orquestra de Sopros de Icapuí comemorou 25 anos educando através da arte, na noite do último sábado, 20, na praça central Adauto Róseo, com uma celebração da trajetória, história e legado para a cultura e educação do município.

A festa aconteceu por meio do encontro de bandas reunindo autoridades, figuras importantes na história da orquestra e a população icapuiense. Se apresentaram no encontro, as bandas, Caetano Guedes, de Fortim, São José do Lagamar, de Jaguaruana, Jacques Klein, de Aracati, e a Banda Filarmônica de Tibau.

Simultaneamente, aconteceu exposição de artes, gastronomia e feirinha no Mercado de Artesanato, com a participação dos empreendedores locais.

Para a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, "a Orquestra de Sopros é muito mais que uma banda de música, é uma escola que forma cidadãos conscientes e protagonistas de suas vidas. É formada por pessoas que foram transformadas e que em um ciclo virtuoso transformam a vida de todos a sua volta", afirmou.

A Orquestra de Sopros de Icapuí é um equipamento vinculado à Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

#Festa 17/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO 15ª Edição do Festival da Lagosta foi marcado pelo retorno ao formato tradicional

A 15ª edição do Festival da Lagosta, ocorreu entre os dias 12 e 14, após dois anos de distanciamento social exigido pela pandemia, o evento voltou ao formato presencial com arena gastronômica, oficinas, shows e a tradicional regata de jangadas.

Os associados ao Grupo de Desenvolvimento do Turismo (GDTur) participaram de oficinas sobre a preparação de pratos à base de lagosta, ministradas pelas chefes, Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, e Zenaide Santos, da Barraca do João Velho.

Na quinta-feira (11), ocorreu a abertura do evento, no Hotel Casa do Mar, para convidados e autoridades locais, que pontuaram a importância do Festival para o turismo, economia e cultura da cidade.

A arena gastronômica foi animada com muita música e contou com 26 estandes, sendo 20 associados ao GDTur oferecendo diferentes pratos à base de lagosta, totalizando um consumo estimado de 500 kg da iguaria, além dos expositores institucionais.

A banda Donaleda e a cantora Sandra de Sá animaram o público na sexta-feira (12), com estimativa de 8 mil pessoas, já no sábado (13) o comando da festa ficou por conta de Mimi Rocha, Munique Mendes, Rafael Rodrigues, Dorgival Dantas e Erick Farra, com estimativa de 10 mil pessoas presentes na praia de Barreias.

No domingo (14) aconteceu a regata de jangadas, com cerca de 20 embarcações guiadas por pescadores participando da competição, e muita festa por conta da banda Maresia, Erick Farra e Aldynha Vox, na praia da Redonda.

O Festival foi realizado pelo GDTur, com apoio da Prefeitura de Icapuí, do Banco do Nordeste, Secult-CE e Sebrae.

#Festa 10/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO XV Festival da Lagosta de Icapuí acontecerá de 12 a 14 de agosto

A XV Edição do Festival da Lagosta de Icapuí vai acontecer nos dias 12 e 13 de agosto, na praia de Barreiras, com shows musicais, arena gastronômica, oficinas com chefes e a tradicional regata de jangadas na praia da Redonda, no dia 14.

Entre as atrações principais estão Dorgival Dantas, Sandra de Sá e Banda Donaleda. O evento também contará com apresentações musicais de artistas locais, Geová Costa, Kôka Mil, Grupo Arte Brasil, e convidados, como Mimi Rocha, Munique Mendes e Rafael Rodrigues, além da Banda Maresia, Erick Farra e Aldynha Vox.

A arena gastronômica será animada com muita música e contará com expositores dos restaurantes associados ao Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), que comercializarão pratos à base de lagosta, proporcionando ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com o carro-chefe do evento.

Icapuí é conhecida como a "terra da lagosta", por ser a maior produtora do crustáceo do Ceará, cuja produção e exportação é a principal fonte de renda do município e atrativo para os turistas.

Há dois anos o evento não acontecia devido ao distanciamento social exigido pela pandemia da COVID-19 e será retomado este ano no formato tradicional.

A realização do Festival é do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

XV FESTIVAL DA LAGOSTA

DIA 12 - PRAIA DE BARREIRAS

19h às 22h - Arena gastronômica (música ao vivo com Geová Costa)

22h - Banda Donaleda

00h - Sandra de Sá

DIA 13 - PRAIA DE BARREIRAS

19h às 22h - Arena gastronômica (música ao vivo com Kôka Mil e Grupo Arte Brasil)

22h - Mimi Rocha e convidados (Munique Mendes e Rafael Rodrigues)

00h - Dorgival Dantas

DIA 14 - PRAIA DE REDONDA

11h - Regata de jangadas com pescadores de Icapuí

13h - Banda Maresia

14h - Erick Farra

16h - Aldynha Vox

18h - Encerramento

Mais informações no Instagram do evento @festivaldalagostadeicapui

#Cultura 12/07/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Crianças e adolescentes recebem aulas de iniciação musical

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Orquestra de Sopros e a Associação Cultural dos Artistas e Amigos da Arte (Acarte), oportuniza a formação da iniciação musical para crianças e adolescentes.

Cerca de 65 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos recebem, no contraturno escolar, conhecimentos musicais, a partir de aulas práticas de flauta doce, flauta transversal, clarinete, trompete, sax horn, trombone, bombardino e tuba, coordenadas pela Orquestra de Sopros de Icapuí.

Por meio do projeto, a música funciona como um instrumento de educação e transformação social, que possibilita um estímulo intelectual, auditivo, motor e sensorial contribuindo para o desenvolvimento de outras linguagens, melhorias na comunicação e socialização.

A Orquestra desenvolve um trabalho baseado na ressignificação social e cultural, proporcionando aos jovens um fazer artístico e musical focado na formação na área da música.

As aulas acontecem às segundas e sextas-feiras, nos turnos manhã e tarde, das 9h às 10h30 e de 15h às 16h30, no Centro de Memória Chico Bagre. A ação conta com apoio do Fundo da Criança e do Adolescente e patrocínio da Aliança Energia.

#Turismo 09/06/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura firma acordo para a realização do XV Festival da Lagosta

Ocorreu na manhã de ontem, 08, na Secretaria de Governo, a reunião para firmar a parceria entre a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e a Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), para a realização do XV Festival da Lagosta, no mês de agosto.

Reuniram-se na ocasião, o Prefeito, Lacerda Filho, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, a Secretária de Administração e Finanças, Carmem Júlia, o Presidente da Associação GDTur, Eliabe Crispim e outros representantes do turismo local.

Há dois anos o Festival não acontece devido ao distanciamento social exigido pela pandemia da COVID-19 e será retomado este ano no formato tradicional, contando com arena gastronômica e shows culturais, apontou Eliabe com expectativa positiva.

Ainda para Eliabe "a principal dificuldade para a realização é a captação de recursos, e que a prefeitura tem um papel importante, pois é parceira do evento com o objetivo de fortalecer o turismo e promover o destino de Icapuí", disse ele.

Para a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, a divulgação e organização do evento com planejamento e antecedência por parte da Associação é uma tarefa fundamental para que o festival obtenha êxito e possibilite o aumento do fluxo turístico no município.

O Festival ocorrerá no mês de agosto, com data a ser divulgada em breve, pela Associação Organizadora do evento (GDtur).

#Cinema 04/04/2022 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Praça Central Adauto Róseo se transforma em sala de cinema ao ar livre

Nos dias 02 e 03 de abril, último sábado e domingo, o município de Icapuí recebeu o Projeto Circuito Popular de Cinema - Edição Nordeste Ceará. A exibição dos filmes aconteceu na Praça Central Adauto Róseo, às 19h, nos dois dias.

O acesso às exibições foi gratuita e livre para público de todas as idades. Ao todo foram exibidos seis filmes brasileiros, sendo dois longas-metragens e quatro curtas. No primeiro dia foram apresentados "Fluxos", "Meu nome é Maalum" e "Pacarrete"; já no segundo dia foi a vez de "Tainá e a chuva", "Maria da Glória" e "O outro lado do paraíso".

O Circuito Popular de Cinema tem a intenção de aproximar moradores de cidades do interior da ampla, rica e diversificada produção cinematográfica brasileira, com sessões que ampliam as experiências de crianças, jovens, adultos e idosos com o cinema.

Para o Dep. José Airton Cirilo, que viabilizou a realização do projeto no Estado, fala da importância do cinema como um mecanismo a mais para promover a cultura e assim mostrar produções brasileiras em cidades que não possuem salas de cinema.

#Turismo 02/09/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Membros do Conselho Municipal de Turismo tomaram posse na última terça

Os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foram empossados na última terça-feira, 31 de agosto, em Cerimônia realizada no Plenário José Borges dos Reis, na Câmara Municipal de Icapuí.

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi criado pela Lei 873/2021, de 6 de agosto de 2021, e é constituído por 14 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 7 representantes do poder público municipal e 7 representantes da Sociedade Civil Organizada, para um mandato de dois anos.

Um dos principais objetivos do Comtur é implementar a política municipal de turismo, junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, como órgão consultivo e deliberativo, elegendo a promoção e o incentivo turístico como fator de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

A Secretária de Turismo e Cultura, Riana Rocha, falou da importância do colegiado e dos desafios que tem pela frente:

"A criação do Conselho Municipal de Turismo de Icapuí] trata-se portanto de um importante marco, um divisor de águas para a atividade turística de Icapuí, um instrumento vital para que aconteçam as políticas públicas e o desenvolvimento de planos e diretrizes coerentes com a realidade local, possibilitando uma gestão compartilhada e descentralizada, que é o paradigma atual não só do Ministério do Turismo, mas da administração pública como um todo. E é aqui neste conselho onde serão tratados assuntos dos mais relevantes no que diz respeito à atividade turística de Icapuí, razão pela qual é grande a nossa responsabilidade para a construção compactuada e participativa de uma nova trajetória para o setor turístico em nosso município."

Após a posse dos membros, a Presidente do Comtur, Riana Rocha, convocou o colegiado para a próxima reunião, a ser realizada em 9 de setembro de 2021, para elaboração do Regimento interno e Eleição da Diretoria.

Estiveram presentes na cerimônia a Secretária de Cultura e Turismo e presidente do Comtur, Riana Rocha, o Vice prefeito de Icapuí, Jobede Cirilo, o Presidente da Câmara, Sidivânio Honório, além de representantes do trade turístico, empresários, vereadores, secretários e sociedade civil. O evento foi transmitido pelas redes sociais da Câmara Municipal de Icapuí e da Prefeitura de Icapuí.

COMPOSIÇÃO DO COMTUR PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS:

Representantes Governamentais:

1. Secretaria de Cultura e Turismo

Riana Jéssica da Rocha Araújo (titular)

Manuel de Freitas Filho (suplente)

2. IMFLA

Lidiane de Freitas Silva

Caio Brito Reis (suplente)

3. SEINFRA

Eliseu Carlos de Freitas (titular)

Francisco José da Silva (suplente)

4. SEME

Diumberto de Freitas Cruz (titular)

Alison Rosário da Costa (suplente)

5. SEGOV:

Bruna Narciso Fonseca (titular)

Cesar Yuri Fernandes Bento (suplente)

6. Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Sedema):

Luana Rebouças Pinto (titular)

Rosineide Rebouças Maia (suplente)

7. Câmara Municipal de Icapuí:

Diego Costa Rebouças (titular)

Ronaldo Lucas da Costa (suplente)

Representantes da Sociedade Civil Organizada:

1. Astumac:

Oseias Ferreira Freitas (titular)

Otoniel Crispim da Silva (suplente)

2. Fundação Brasil Cidadão:

Carol Barbosa da Silva (titular)

Thais Silva Torquato (suplente)

3. Aquasis:

Thaís Chaves da Silva (titular)

Gabriela Pereira Ramires (suplente)

4. Córrego do Sal:

Maria Unice de Souza (titular)

Francisca Batista de Andrade Silva (suplente)

5. GdTur:

Eliabe Crispim da Silva (Titular)

Geaze Braga (Suplente)

6. Comitê Gestor APA do Manguezal da Barra Grande:

Thiago Jeronimo de Sousa Tavares (Titular)

Rosinere Ferreira da Costa Rebouças (Suplente)

7. Associação Caiçara:

Madalena Maria da Silva (titular)

Maria do Carmo de Alencar Oliveira (suplente)

#Planejamento 25/04/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cadastro das Casas de Aluguel e Segunda Residência de Icapuí

Como parte das medidas de reabertura gradual das atividades turísticas em Icapuí, a Prefeitura Municipal de Icapuí se antecipa e realiza uma importante ação junto às casas de aluguel e segunda residência no município.

A ação consiste na realização de um cadastro desses imóveis. O cadastro é online e gratuito. O proprietário do imóvel deve acessar o formulário disponível, no link ao final desta matéria, e nas redes sociais da prefeitura.

Após a realização do cadastro, o imóvel receberá uma equipe da prefeitura que fará registro fotográfico e avaliação da capacidade de hóspedes, além das condições sanitárias do imóvel, garantindo aos hóspedes e munícipes que seu imóvel segue todos os protocolos de segurança, estabelecidos pelos órgãos sanitários competentes, para o combate ao coronavírus em Icapuí.

Além disso, os imóveis cadastrados podem optar por fazer parte de um Catálogo de Casas de Aluguel, gerenciado pela gestão municipal e divulgado nos canais virtuais oficiais da Prefeitura de Icapuí, dando visibilidade e gerando novas oportunidades de negócio.

Nesse sentido, além de garantir a segurança de icapuienses e turistas, no que se refere às medidas sanitárias adotadas na pandemia da Covid-19, a ação é também uma forma de promover e incentivar o empreendedorismo local, ampliando a publicidade do serviço.

Se você é proprietário ou responsável por casa de aluguel ou segunda residência em Icapuí, acesse já formulário e realize o seu cadastro.

Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Icapuí, no caminho do desenvolvimento!

Dúvidas e maiores esclarecimentos sobre o Cadastro das casas de aluguel e segunda residência de Icapuí:

Contato: (88) 99365-8304

Link para acesso ao Formulário:

#Turismo 01/02/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeito Lacerda Filho recebe o Secretário de Turismo do Estado do Ceará

Belezas naturais, praias paradisíacas, mergulhos na costa, passarela de acesso ao mangue, culinária diversificada, paisagens de encher os olhos além de vários outros atrativos turísticos e ainda com um povo hospitaleiro e acolhedor, você só encontra em Icapuí.

Diante dessa realidade, na última sexta-feira, 29, o Prefeito, Lacerda Filho, recebeu em seu Gabinete o Secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, a nova Secretária de Cultura e Turismo de Icapuí, Riana Rocha, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças e representantes do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí - GDTUR; onde na oportunidade foram debatidos assuntos relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas para promoção da atividade turística no município.

É indiscutível a vocação turística de Icapuí, e por isso o Prefeito Lacerda Filho pretende buscar parcerias com o Estado e fazer investimentos para alavancar a economia da cidade focando principalmente no terceiro setor e apoiando as iniciativas dos pequenos empreendimentos oportunizando assim distribuição de renda para as famílias.

#Cultura 18/01/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Confira o Regulamento do Concurso A Mais Bela Voz

O Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí de 2021 será realizado de forma virtual, atendendo as normas e critérios da Vigilância Sanitária.

O concurso será composto por duas fases, sendo a

1º fase pré-seleção de caráter eliminatório e a 2º fase que acontecerá em local determinado pela produção, e será realizado de forma virtual (Live).

Leia o Regulamento completo clicando no link abaixo:

#LeiAldirBlanc 15/12/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura de Icapuí divulga Resultado Definitivo do Edital 001 e 002 de Incentivo às Artes e Linguagens Artísticas

A Secretaria de Cultura e Turismo torna público o resultado definitivo dos Editais 001/2020 e 002/2020 que trata dos Apoio a Artistas/Grupos e Manutenção de Espaços Culturais, respectivamente.

A etapa do Resultado Definitivo cumpre a determinação do Edital, em que os proponentes poderiam apresentar recurso contra o Resultado Preliminar casou não concordasse com o resultado apresentado. No entanto não foi apresentado nenhum recurso contra o que fora decidido pela Comissão Julgadora das Propostas.

Os resultados definitivos dos Editais estão disponíveis nos links abaixos:

#LeiAldirBlanc 09/12/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura e Turismo publica o resultado preliminar dos Editais 001/2020 e 002/2020 - Lei Aldir Blanc
#LeiAldirBlanc 01/12/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Inscrições abertas para os Editais de Chamamento Público 001 e 002 da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, torna público os Editais Nº. 001 e 002 de Incentivo às Artes, Linguagens Artísticas e Culturais de Icapuí.

Esta iniciativa visa à realização de ações emergenciais relacionadas ao setor cultural do Município, nos termos da Lei 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc) e Decretos Federais nº 10.464, de 17 de agosto de 2020, e 10.489, de 17 de setembro de 2020, que a regulamenta, Lei Municipal 844/2020 e Decreto Municipal nº 065/2020.

O Edital 001 tem por finalidade a seleção para incentivo e fomento de artistas, grupos artísticos, enquadrados como pessoas físicas e sediados em Icapuí-CE, que apresentem propostas artísticas, para ações de estímulo nas diversas expressões artísticas (blocos carnavalescos, teatro de rua, cultura popular, grupos musicais, música solo e quadrilhas juninas), nos termos da Lei 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc) e Decreto Federal nº 10.464, de 17 de agosto de 2020, Lei Municipal Nº 844/2020 e Decreto Municipal nº 065/2020.

Já o Edital 002 tem como propósito a concessão de subsídio mensal para manutenção de Espaços Artísticos e Culturais, nos termos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020, inciso II do art. 2º.

As inscrições de participação nos Editais começam hoje, dia primeiro, e se estendem até o dia 07 de dezembro.

Todas as informações, bem como os anexos com as fichas de inscrições e documentos necessários para efetivar a participação dos grupos e ou pessoas físicas, estão disponíveis nos links abaixos. Maiores informações na Secretaria de Cultura e Turismo, sediada à Avenida Jardim Paraíso, S/N, Centro.

#LeiAldirBlanc 13/08/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prorrogado o prazo para Cadastro de Artistas e Grupos Culturais

A Secretaria de Cultura e Turismo prorroga o prazo para o Cadastramento Cultural do município, que vai até segunda-feira dia 17 de agosto de 2020.

Poderão se inscrever no Cadastro de Entes e Agentes Culturais - CEAC, a pessoa física ou jurídica que exerce atividade relativa à produção, difusão ou fornecimento de bens ou serviços culturais necessários à cadeia produtiva, nos seguintes segmentos artísticos e culturais:

I - artesanato;

II - artes plásticas e visuais;

III - artesanato;

IV - audiovisual;

V - arte-tecnologia e cultura digital;

VI - circo;

VII - cultura popular e manifestações tradicionais;

VIII - design e moda;

IX - dança;

X - gestão, pesquisa, difusão e capacitação artístico e cultural;

XI - livro, leitura, escrita, literatura e contação de histórias;

XII - música,

XIII - ópera ou musicais;

XIV - patrimônio histórico e artístico material e imaterial;

XV - produção cultural;

XVI - rádio e tv educativas e culturais (sem caráter comercial);

XVII - teatro;

XVIII - demais segmentos artísticos e culturais do município de Icapuí

Para se cadastrar clique no link abaixo.

#LeiAldirBlanc 06/08/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Município de Icapuí cadastra artistas para recebimento do recurso da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo começa hoje, 06, o Cadastramento Cultural do município, que além de contribuir para a formação do Mapa Cultural Local, passará a inscrever artistas de diversos segmentos para o recebimento dos recursos previstos na Lei Aldir Blanc.

A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

A Lei Aldir Blanc prevê três linhas de ações emergenciais, cujos beneficiários dividem-se em artistas e espaços artísticos. Para além desta iniciativa, a lei prevê ainda linhas de créditos para fomento em atividades culturais.

Poderão se inscrever no Cadastro de Entes e Agentes Culturais - CEAC, a pessoa física ou jurídica que exerce atividade relativa à produção, difusão ou fornecimento de bens ou serviços culturais necessários à cadeia produtiva, nos seguintes segmentos artísticos e culturais:

I - artesanato;

II - artes plásticas e visuais;

III - artesanato;

IV - audiovisual;

V - arte-tecnologia e cultura digital;

VI - circo;

VII - cultura popular e manifestações tradicionais;

VIII - design e moda;

IX - dança;

X - gestão, pesquisa, difusão e capacitação artístico e cultural;

XI - livro, leitura, escrita, literatura e contação de histórias;

XII - música,

XIII - ópera ou musicais;

XIV - patrimônio histórico e artístico material e imaterial;

XV - produção cultural;

XVI - rádio e tv educativas e culturais (sem caráter comercial);

XVII - teatro;

XVIII - demais segmentos artísticos e culturais do município de Icapuí

Os interessados poderão realizar a sua inscrição até o dia 13 de agosto no próprio site da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Para saber mais sobre a Lei Aldir Blanc, a mesma está disponível na íntegra no link no final da matéria e para se cadastrar clique no link abaixo.

#SemanaCultural2020 18/01/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO SEMANA CULTURAL: Candidatos e candidatas participam da pré-seleção do Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí Aconteceu ontem, 17, no Centro de Memória Chico Bagre, a pré-seleção dos candidatos e candidatas ao Concurso A Mais Bela Voz de Icapuí.

Participaram deste momento mais de 20 pessoas que se apresentaram cantando suas músicas à capella, e sendo avaliados pela equipe de jurados composta por músicos da Banda Disco de Vinil.

Obedecendo critérios definidos no regulamento, somente 15 pessoas foram selecionadas a participar da segunda etapa do Concurso, que é a apresentação em Praça Pública, no dia 21 de janeiro, às 20h.

Em sua oitava edição, o Concurso A Mais Bela Voz já se tornou tradicional no município e aparece como uma das programações mais esperadas pela população no período de realização da Semana Cultural, onde é comemorado o aniversário da emancipação política de Icapuí.

Para o Secretário de Cultura e Turismo Freitas Filho, a realização do Concurso A Mais Bela Voz é um momento de grande entretenimento para população e acredita que as famílias gostam muito de participar, quer seja na torcida pelos seus familiares participantes, quer seja para conhecer e apreciar um belo espetáculo musical.
#SemanaCultural2020 15/01/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO SEMANA CULTURAL: Convocação para ambulantes e barraqueiros A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo convoca os ambulantes e barraqueiros do município que estiverem interessdos em comercializar na Festa da Semana Cultural 2020, pra realizarem as suas inscrições hoje, 15, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

Informamos que a reunião com os inscritos acontecerá amanhã, 16, às 9h na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, situada à Aveida Jardim Paraíso, S/N, Centro, Icapuí-CE.
#SemanaCultural2020 13/01/2020 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Cultura e Turismo divulga o regulamento do Concurso A Mais Bela Voz A Secretaria de Cultura e Turismo torna público o regulamento da oitava edição do concurso A Mais Bela Voz que será realizado dentro da programação da Semana Cultural 2020. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 13 a 17 de janeiro, na própria Secretaria (Avenida Jardim Paraíso, S/N, Centro e no Centro de Memória Chico Bagre), entre 8h e 13h. Outro detalhe importante é que os candidatos deverão ter no mínimo dois anos de residência fixa no município de Icapuí.

A premiação será de R$ 1.500,00 para o primeiro lugar, R$ 800,00 para o segundo e R$ 500,00 para o terceiro.

Mais informações sobre as regras do concurso podem ser conferidas no documento abaixo:
#Evento 26/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Réveillon na Praia de Barreiras promete animar o público Felipão, Daniella Campelo e Forró Balancear irão animar a noite da Festa de Réveillon para a chegada do ano de 2020 em Icapuí. Momento de se confraternizar entre amigos e famílias, alegria, queima de fogos e muita música vão brindar o ano novo. A festa, mais uma vez, será na praia de Barreiras, a partir das 22h e promete ir até o sol raiar.
#Evento 26/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Convocação para ambulantes e barraqueiros A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convoca os barraqueiros e ambulantes do município, que estiverem interessados em comercializar na Festa do Réveillon 2020, para uma reunião na Praia de Barreiras na segunda-feira, 30, às 9h, onde será discutido e definido os locais de vendas e demarcação dos espaços das barracas.
#Evento 19/12/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO A Árvore de Cristo promete emocionar Icapuí em mais uma edição A emocionante história do nascimento de Jesus Cristo será mais uma vez, cantada e interpretada, na Praça Central Adauto Róseo, no dia 25, às 19h. O Espetáculo: Árvore de Cristo - Cantata de Natal traz nesta terceira edição o tema: DEUS, O VERBO ETERNO, SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS! NASCEU JESUS SALVADOR! ALELUIA!

Idealizado e realizado pelo Grupo Renascer em Cristo e pelo Projeto: Eu me vi criança, com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude.

Será mais um momento de fé, solidariedade e vivência cristã que o Grupo apresentará na noite de natal mostrando o verdadeiro sentido do Natal: JESUS. E, pensando em um gesto concreto e solidário, o Grupo Renascer em Cristo solicita que cada presente, na noite do espetáculo, possa doar 1 kg de alimento não perecível, pois todo alimento arrecadado será doado para as famílias carentes.

Outra grande novidade é que a Prefeitura de Icapuí disponibilizará transporte para as comunidades como meio de proporcionar acesso às pessoas que moram longe e que gostariam de assistir e participar desse momento.

Josilene Freitas, coordenadora geral do espetáculo ressalta a alegria que é proporcionar esse momento para a população de Icapuí e visitantes.

“Acredito mais uma vez, no potencial cultural da nossa gente, sobretudo aos 98 participantes efetivos do Grupo Renascer em Cristo, pela extrema dedicação que vem tendo para que o Espetáculo Árvore de Cristo - Cantata de Natal se concretize. Não posso deixar de enfatizar que, a força, a garra e a doação de Dedé de Zé de Liliza, foram e são fundamentais nesse nosso Projeto que já é marca registrada e que faz parte da história cultural de Icapuí. Acredito também que, mais uma vez, vai ser um grande e emocionante espetáculo, um evento muito lindo, feito por gente simples, de diferentes idades, e que vai passar o verdadeiro sentido do Natal que é Jesus com uma belíssima mensagem de amor e paz.”
#Cultura 12/11/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Exposição itinerante com acervo de Luiz Gonzaga chega à Icapuí Objetos usados pelo rei do baião poderão ser vistos bem de perto pelos icapuienses. A Expozaga Brasil, exposição itinerante e gratuita que conta a história de Luiz Gonzaga, estará em Icapuí nos dias 14, 15, 16 e 18 como uma das atrações da 6ª Amostra de Produtores e Empreendedores do município com a realização da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da SEDEMA e patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, SENAR - CE, SEBRAE - CE e Governo Federal.

São cerca de 300 objetos pessoais do cantor: gibão de couro, chapéus, óculos, fotografias, livros, artes plásticas, entre outros objetos do artista que estão sob os cuidados do pernambucano Reginaldo Silva, que foi amigo de Luiz Gonzaga e trabalhou com o artista por 12 anos.

Além dos utensílios, o público pode conhecer ainda mais da vida de um dos maiores ícones da música brasileira através das palestras que Reginaldo Silva profere contando detalhes da convivência com o artista por mais de uma década.

Serviço:
Dia 14, 15, 16 e 18/11 - Exposição - Mercado de Artesanato - A partir das 18h
Dia 18/11 - Palestras - Escola Gabriel Epifânio dos Reis - manhã, tarde e noite
#Cultura 07/11/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí recebe a terceira edição do Festival Cassimiro Coco do Ceará Icapuí receberá mestres bonequeiros do país inteiro nesta sexta-feira, 8, e sábado, 9, durante a terceira edição do Festival Cassimiro Coco do Ceará, um evento que apresenta uma das manifestações culturais mais tradicionais que é a arte do teatro de bonecos.

A programação começa amanhã com uma oficina em que os mestres bonequeiros vão ensinar como produzem seu material de trabalho. Será no auditório da Secretaria de Educação, a partir das 14h.

No sábado, 9, as apresentações artísticas dos bonecos Cassimiro Coco acontecem na Praça Central Adauto Róseo a partir das 16h com várias atrações e apresentações. Antes disso, pela manhã, os mestres se reúnem para discutir os assuntos de interesse da categoria.

Icapuí conta com importantes representações dessa arte milenar e que tem ajudado na sua difusão pelo país: são os mestres Gilberto Calungueiro, Marquinhos Calungueiro e Miguel Calungueiro, um dos mais novos calungueiros do país, com apenas seis anos de idade, fruto do aprendizado tradicional da arte da qual a família é porta voz há mais de seis décadas.

"Os Mestres estão percorrendo as cidades onde existem os Mestres como uma forma de incentivo, de valorização da cultura e que serve também para uma troca de experiências", explicou Manoel de Freitas Filho, secretário de Cultura e Turismo.

A realização do evento é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cidadania, com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.
#Cultura 31/10/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO FM Educativa deve voltar ao ar na próxima semana A Rádio FM Educativa esclarece aos seus ouvintes que está fora do ar temporariamente em razão do rompimento da antiga fiação que liga o seu transmissor à rede elétrica, fato ocorrido em 21 de outubro e detectado no mesmo dia.

A direção da emissora, imediatamente, requisitou à Enel a mudança de endereço do medidor UC/1059402 para a nova instalação recentemente construída, já que a antiga já não oferece segurança para uso.

Em resposta ao Ofício N° 082/2019, a empresa de fornecimento de energia elétrica, através da ordem de serviço 0011589785, com data de 28/10/2019, garante a execução do serviço no prazo máximo de até cinco dias úteis, ou seja, até segunda- feira, 4 de novembro.

A Rádio FM Educativa pede desculpas ao público pelos transtornos e, assim como os ouvintes, estamos ansiosos pelo restabelecimento da operação normal desta emissora, que faz parte da história de Icapuí e dos icapuienses.
#Turismo 18/10/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Guia Turístico Icapuí 2020 é lançado oficialmente Uma importante ferramenta de divulgação do turismo local foi lançada hoje, 18, na Pousada Amor a Mar. O Guia Turístico de Icapuí 2020 traz informações sobre lugares, passeios, atrativos, belezas naturais e serviços que o município pode oferecer aos turistas.

O material foi produzido através de uma parceria entre o Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Prefeitura Municipal de Icapuí.

No coquetel de lançamento e distribuição do material, o presidente em exercício do GDTur, Eliabe Crispim, ressaltou que o município tem estrutura, belezas e um povo acolhedor. Todos os fatores juntos condicionam a uma maior e melhor exploração do turismo ao longo dos 65 quilômetros de praia.

O investimento que a gestão "Quem ama cuida" faz nas mais diferentes áreas favorece o desenvolvimento do setor.

"Para fazer turismo precisamos ter acessos às praias, abastecimento de água, segurança pública e infraestrutura para receber bem nossos visitantes e isso nos estamos fazendo nesses quase três anos", destacou o prefeito Lacerda.

A articuladora regional do Sebrae, Ana Carla Luna, disse estar feliz em ver o resultado de um longo trabalho, com muita articulação e planejamento, ser concretizado. "Estamos muitos satisfeitos. Icapuí tem um potencial muito grande. Estamos juntos nessa e em outras parcerias", acrescentou.

O secretário de Cultura e Turismo, Freitas Filho, parabenizou todos os envolvidos no projeto que surge como um marco no turismo icapuiense, reunindo informações que destacam as potencialidades locais.

O deputado estadual Osmar Baquit gostou tanto do material que se comprometeu a levar alguns exemplares para serem distribuídos em Fortaleza. "Aqui tem muita coisa importante que quem é de fora não conhece, mas deve conhecer", disse exibindo um exemplar.

Na visão do vereador e presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Lucas, todos os icapuienses devem ser multiplicadores desse projeto de uma área tão importante na geração de emprego e renda.

TEOR

Além das dicas de hospedagem e alimentação e lugares, o material gráfico possui quatro roteiros sugeridos aos turistas: emoção e aventura entre praias e falésias; conecte-se com a natureza; vivenciando a cultura Caiçara; e encante-se com a nossa história, cultura e gastronomia.

"O turista vai se encantar e voltar aqui várias vezes para fazer todos esses roteiros", comentou a analista do Sebrae, Lucieuda Bezerra.

O empresário Geraldo Menezes, dono de uma pousada, diretor do GDTur e um dos idealizadores do guia, ressaltou que o material vai ser bastante útil para os turistas que chegam a Icapuí e não sabe o que vai fazer no município.
#Turismo 15/10/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Guia Turístico de Icapuí 2020 será lançado nesta sexta-feira, 18 Belezas naturais, história, cultura, hospedagens, onde comer e demais atrativos para turistas e moradores estão reunidos no Guia Turístico de Icapuí 2020 que será lançado nesta sexta-feira, 18, a partir das 9h, na Pousada Amor a Mar, na praia de Barreiras. O lançamento contará com a apresentação e distribuição do material impresso, música ao vivo e coquetel.

O guia contém informações sobre localizações, passeios, mergulhos, trilhas ecológicas, observação de aves, turismo comunitário, artesanato, lista de pousadas e hotéis e serviços de alimentação em diversas regiões do município que tem 65 quilômetros de belíssimas praias.

O material foi produzido através de uma parceria entre o Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Prefeitura Municipal de Icapuí.
#Cultura 26/09/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Festival Cassimiro Coco do Ceará chega a Icapuí em novembro Icapuí será palco para o Festival de Cassimiro Coco do Ceará nos dias 8 e 9 de novembro. O evento apresenta uma das manifestações culturais mais tradicionais da região, a arte do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Oficinas, palestras e apresentações artísticas com mestres bonequeiros são algumas das atrações a se apresentarem na Praça Central Adauto Róseo.

O município conta com importantes representações dessa arte milenar e que tem ajudado na sua difusão pelo país: são os mestres Gilberto Calungueiro, Marquinhos Calungueiro e Miguel Calungueiro, um dos mais novos calungueiros do país, com apenas seis anos de idade, fruto do aprendizado tradicional da arte da qual a família é porta voz há mais de seis décadas.

A iniciativa tem o propósito de promover a Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, garantindo valorização, promoção e sustentabilidade a essa arte, além de promover a arte manual e secular de confecção de bonecos, fortalecendo o trabalho através da ligação com outras linguagens artísticas locais.

A realização do evento é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
#Turismo 27/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Icapuí está inserida no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 Icapuí é reconhecida como uma cidade turística figurando no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Isso implica diretamente na participação das políticas do Ministério do Turismo, como editais, investimentos, entre outras ações para o desenvolvimento do setor.

"Essa certificação quer dizer que Icapuí está de acordo com a nova atualização do Mapa e atingiu todas as etapas exigidas pelo Ministério do turismo", explicou Eliabe Crispim, da Secretaria de Cultura e Turismo e diretor do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), acrescentando que o município está classificado na categoria C.

A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Ao todo 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pelo Ministério e incluídas na atualização da plataforma.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta, ainda, com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, de A a E. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
#Cultura 21/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Orquestra de Sopros de Icapuí lança processo seletivo de novos músicos A Orquestra de Sopros de Icapuí lançou processo seletivo público simplificado para a seleção de músicos para atuar como músico do grupo e bolsista monitor. As inscrições vão acontecer entre os dias 26 e 28 deste mês, no horário das 8h às 10h30 e de 15h30 às 19h, no Centro de Memória Chico Bagre. São 14 vagas para músicos nível I, 11 para músicos nível II e 13 músicos de nível III.

Para participar da seleção, o candidato deverá ser componente da Orquestra de Sopros por no mínimo seis meses. A seleção, que será classificatória e eliminatória, ocorrerá às 9h do dia 31 de agosto de 2019 para todos os níveis.

Todos os candidatos terão que executar aulas práticas direcionadas para o seu respectivo instrumento, de acordo com os conteúdos para cada nível.

Confira o edital clicando no link abaixo:
#Evento 19/08/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Ocupação da rede hoteleira de Icapuí chegou aos 100% durante o Festival da Lagosta A 13ª edição do Festival da Lagosta foi um sucesso de público e crítica. Os shows musicais levaram uma multidão à praia de Barreiras nesse final de semana. A ocupação na rede hoteleira chegou aos 100%.

A tenda gastronômica apresentou deliciosos pratos que levavam a lagosta como ingrediente principal. A programação contou ainda com oficinas, cursos, palestras e regata de botes.

Daniela Campello (forró como antigamente) e Forró Real animaram o público na sexta-feira, 16. Ricardo Maia (cover de Tim Maia) e Tribo de Jah contagiaram com sucessos da Música Popular Brasileira e reggae, respectivamente.

"A avaliação que fazemos é bastante positiva e a cada ano o Festival reafirma Icapuí como destino turístico no Ceará, levando como ícone a nossa lagosta, nossos restaurantes, nossas praias. Estamos recebendo um feedback muito positivo", avaliou Eliabe Crispim, do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur), realizador do evento que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Icapuí.
#Evento 27/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Assinatura de lei que garante bolsa para músicos da Orquestra de Sopros e show musical encerram programação de férias Assinatura da Lei 805/2019 que institui o Programa Bolsa Orquestra de Sopros de Icapuí, recital junino e a atração musical Sax In The House marcaram o encerramento da programação Tô de Férias Icapuí Sunset 2019 na noite de ontem, 26, no Mirante da Serra do Mar.

A orquestra de Sopros de Icapuí iniciou a programação com um recital junino seguida da assinatura da Lei. E, para encerrar, o público ficou com a animação de Sax In The House.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho reforçou a importância da orquestra para o desenvolvimento cultura de Icapuí e relembrou a conquista do aumentou em 100% do convênio para o grupo no início do seu mandato.

"Falo da minha satisfação e alegria, como prefeito da minha cidade, em poder fomentar e estimular essa cultura tão importante, nossa orquestra. Meus parabéns ao maestro e músicos que têm trabalhado muito a resistência. Como estímulo, já aumentamos o valor do convênio em 100% e, hoje, estamos dando mais um passo", disse.

O secretário de Cultura e Turismo, Manoel de Freitas Filho, destacou a atuação do grupo e o papel que desenvolvem no município.

"Sempre defendi a Orquestra de Sopros de Icapuí como resistência. Vocês são resistência no panorama cultural de Icapuí. Além de ser uma orquestra, é uma escola que forma não só músicos, mas cidadãos. Gerações que têm passado pela orquestra têm feito a diferença em Icapuí e por onde passam. Nesse momento, a administração ‘Quem ama cuida’ sela mais um compromisso, reconhecendo a importância do grupo", complementou.

UMA HISTÓRIA DE CONQUISTAS

Em 1997 um grupo de jovens resolveu criar um coro de flautas. No mesmo ano, através da aprovação de um projeto encaminhado pela Associação Cultural Icapuiense (ACICA) em parceria com a Prefeitura de Icapuí o grupo conseguiu 18 instrumentos para dar prosseguimento ao sonho. A cerimônia de entrega dos instrumentos aconteceu em 21 de agosto do mesmo ano, fato este que marcou a data comemorativa do surgimento da Orquestra de Sopros de Icapuí.

Atualmente a orquestra conta com sede própria para desenvolver suas atividades. No ano de 2017, reconhecendo a Orquestra como um dos principais movimentos de cultura e cidadania na nossa cidade, o prefeito Lacerda Filho assinou a ordem que aumentou em 100% o convênio da Prefeitura Municipal de Icapuí com esta importante organização.
#Evento 17/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Divulgada programação oficial do 'Tô de Férias Icapuí Sunset 2019' A Prefeitura de Icapuí, através das secretarias de Cultura e Turismo e Esporte e Juventude, preparou uma programação especial para agitar icapuienses e turistas nesse período de férias. Atividades esportivas, artísticas e culturais fazem parte do 'Tô de Férias Icapuí Sunset 2019' que acontece entre os dias 19 e 27 de julho.

Confira a programação completa:

Sexta-feira, 19/07
9h - Esporte com a juventude - Ginásio da Redonda

Sábado, 20/07 (Redonda)
8h - Lazer esportivo (Vôlei de Areia e Beach Soccer)
12h às 15h - Atrações artísticas (A Base, Katamar, Reldon e Maresia).

Domingo, 21/07 (Retiro Grande)
8h - Torneio de Beach Soccer
10h - Regata de Jangadas
13h - Atrações artísticas (Koka Mil).

Quinta-feira, 25/07
16h - Esporte com a juventude - Areninha Mutamba

Sexta-Feira, 26/07
9h - Esporte com a juventude - Ginásio do Mizinha
16h - Recital Junino - Orquestra de Sopros de Icapuí - Mirante Serra do Mar
17h - Sunset - Sax In The House - Mirante Serra do Mar

Sábado, 27/07 (Praia de Quitérias)
8h - Esporte com a juventude (Vôlei de Areia e Beach Soccer)
12h às 17h - Atrações artísticas (Leão Cantor e Banda).
#Cultura 08/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Orquestra de Sopros de Icapuí recebe visita do secretário de Cultura do Ceará O município de Icapuí recebeu no último sábado, 6, a visita do secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba. O secretário esteve no Centro de Memória Chico Bagre, sede da Orquestra de Sopros de Icapuí, conversando com os músicos sobre projetos para a orquestra e assuntos relacionados à cultura do município e do Estado.

"Foi um momento muito proveitoso, de troca de experiências e ensinamentos em relação à importância da música na vida dos cidadãos", disse o maestro da orquestra, Reudson Maia.
#Cultura 01/07/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Quadrilha junina icapuiense é destaque em Festival de Quadrilhas do Rio Grande do Norte A tradicional quadrilha junina Canoa Veloz foi destaque no Festival de Quadrilhas do Mossoró Cidade Junina 2019, na categoria brasileiro. Com o espetáculo 'Profecias de esperança, gotas de alegria: Viva os profetas das chuvas do Nordeste' o grupo icapuiense alcançou o quinto lugar do festival.

Desbravar a sabedoria popular do povo nordestino e levar para o São João o que torna esse povo forte diante dos obstáculos da vida, é assim que o grupo descreve o espetáculo nas redes sociais da quadrilha.

A quadrilha Ceará Junino foi a campeã da categoria, a Junina Babaçu alcançou o segundo lugar seguidas das quadrilhas Girassol do Sertão e Nova Emoção, terceiro e quarto lugar, respectivamente.

O quadrilheiro Anderson Rodrigues, noivo do espetáculo, descreveu o sentimento do grupo.

"O sentimento é de gratidão e reconhecimento por todo o esforço e dedicação, de um trabalho feito com muito carinho e amor. Estar entre as cinco melhores do Cidade Junina, ficando atrás somente dos grandes nomes Juninos do Ceará, pra gente é uma honra sem igual", disse.

APRESENTAÇÕES

A quadrilha Canoa Veloz é só alegria, além do destaque em festival do Rio Grande do Norte, o grupo é finalista, representando a região do Litoral Leste, no Festival de Quadrilhas Estadual Ceará Junino.

O festejo Ceará Junino, "O Sertão Vai Virar Mar no Coração do Ceará", acontecerá em Quixeramobim, de 18 a 21 de julho.

INCENTIVO

A Prefeitura Municipal de Icapuí sabe da importância e do talento de dezenas de jovens que representam o nosso município por meio das quadrilhas juninas. E é por isso que apoia essa manifestação cultural. Grupos juninos contam, anualmente, com apoio financeiro da prefeitura.

#Turismo 10/06/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Parceria oferta curso de prevenção e combate a princípios de incêndio Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Icapuí, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) vai ofertar o Curso de prevenção e combate a princípios de incêndio voltado aos meios de hospedagem e segmento de alimentação de Icapuí. A capacitação vai acontecer de terça-feira, 11, à quinta-feira, 13, na Pousada Amor a Mar, das 13h às 17h.

Os interessados devem se inscrever através dos telefones (88) 99431-0796 (Eliabe) e 99607-6388 (Lucieuda), fornecendo nome completo, CPF, nome da empresa e número para contato.
#Cultura 14/05/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Inscrições para novos integrantes da Orquestra de Sopros de Icapuí iniciam dia 1º de junho A tradicional Orquestra de Sopros de Icapuí estará recrutando novos músicos para fazer parte do grupo. As inscrições vão de 1º a 15 de junho de 2019, na Secretaria de Cultura e Turismo. Serão ofertadas 35 vagas para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos. Não é necessário possuir instrumentos ou conhecimentos musicais.

Os interessados devem procurar a Secretaria, localizada na Avenida Jardim Paraíso, das 7h30 às 13h30, ou o Centro de Memória Chico Bagre, no período mencionado. É necessário ter em mãos a cópia do boletim escolar do ano passado (2018) e estar acompanhado por um responsável legal.

As aulas acontecerão no Centro de Memória Chico Bagre, nas segundas e quartas-feiras, de 9h às 10h30, turma única.

#Cultura 02/05/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura e Sebrae ofertam curso de atendimento ao cliente com foco em garçons A Prefeitura Municipal de Icapuí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estão com inscrições abertas e gratuitas para o curso de Atendimento ao Cliente - com foco em garçons. A capacitação vai acontecer nos dias 7, 8, 14 e 15 deste mês, manhã e tarde, na Pousada Amor a Mar, em Barreiras.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo (no Centro Administrativo) e também Sebrae. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (88) 99431-0796 (Eliabe), (88) 99607-6388 (Lucieuda) e pelo email lucieuda.silva@ce.sebrae.com.br.

O interessado deve encaminhar por email ou whatsapp uma mensagem com nome completo, CPF, telefone para contato e nome da empresa a qual trabalha ou é proprietário para se inscrever. A confirmação se dará mediante disponibilidade de vagas.

OBJETIVO DO CURSO

Contribuir para a capacitação de empreendedores e colaboradores atuantes na função de garçom em empresas do segmento de alimentação fora do lar e hospedagem, com técnicas de atendimento ao cliente, englobando conceitos relacionados à postura profissional, ética no ambiente de trabalho, técnicas relacionadas às boas práticas na manipulação de alimentos e procedimentos básicos relacionados à forma correta de como servir refeições e bebidas para uma melhor experiência dos clientes atendidos pelos estabelecimentos do município.
#Esporte 05/02/2019 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Esportes e Turismo convoca vencedores de competições da Semana Cultural A Secretaria de Turismo e Esportes convoca os ganhadores das competições esportivas realizadas durante a Semana Cultural 2019 a comparecerem à Secretaria com as cópias da identidade e CPF e o número da conta corrente. Essas informações são necessárias para dar agilidade ao pagamento das premiações.

A Secretaria fica situada à Rua Rosa Rebouças, em frente ao Centro de Memória Chico Bagre.
#Esporte 03/10/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Turismo e Esporte faz doação de kimonos para atletas de jiu-jitsu O incentivo ao esporte é uma característica forte da gestão municipal. Na última segunda-feira, 1, a Secretaria de Turismo e Esportes fez uma doação de 10 kimonos para a Associação Icapuiense de Jiu-Jitsu (AIJJ) beneficiando diversos jovens.

"Sabemos que o material é caro e muitos não tem condições de comprar. Todos os atletas poderão usar esses equipamentos, que era uma necessidade antiga", explicou o secretário Segundo Paz.

Pelas redes sociais, a Associação agradeceu a parceria e o apoio aos atletas locais. "Isso mostra o respeito e o comprometimento para com os jovens atletas do município", escreveu o professor e presidente, Markiolki Fernandes.

Parcerias, convênios, patrocínios, construção de estruturas e fornecimento de material são algumas das ações implementadas para manter crianças e jovens no universo esportivo e longe da ociosidade.
#Esporte 10/09/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Segunda Maratona da Independência agita o feriado de 7 de setembro Sol forte, subidas e descidas e superação. A Maratona da Independência reuniu diversos atletas de Icapuí e de outras cidades numa competição de 6 quilômetros de Ibicuitaba ao Centro na sexta-feira, 7 de setembro, pela manhã.

Os atletas icapuienses participaram em seis categorias: iniciante, aberto, feminino, sub 17, veterano 40 e veterano 50. Os corredores de outras cidades competiram nas categorias aberto, veterano e feminino. Ainda houve uma categoria especial que premiou um atleta deficiente físico que completou a prova de muletas.

Confira abaixo os resultados:

FEMININO (local):
1° lugar: Daniella da Silva
2° lugar: Ana Carla
3° lugar: Cláudia Lúcia

VETERANO 40 (local):
1° lugar: Ednaldo Borges Costa (Incra)
2° lugar: José da Silva Moura (Redonda)
3° lugar: Manassés da Silva (Incra)

VETERANO 50 (local):
1° lugar: Antônio César da Costa (Centro)
2° lugar: Ari Amâncio de Souza (Manibu)
3° lugar: Maurílio Holanda (Ibicuitaba)

ABERTO (local)
1° lugar: Ismael Pereira (Ponta Grossa)
2° lugar: José Leonardo (Centro)
3° lugar: António Erasmo (Olho D’água)

INICIANTE:
1° lugar: Márcio Júnior (Tibau)
2° lugar: Adriel (Tibau)
3° lugar: Antônio Alisson (Icapuí)

JUVENIL:
1° lugar: Josiel da Silva (Redonda)
2° lugar: Luiz Carlos (Serra de Cajuais)
3° lugar: Carlos Henrique (Redonda)

ABERTO (visitante):
1° lugar: Marcelo dos Santos (Aracati)
2° lugar: Rony Gleyson (Fortaleza)
3° lugar: Elvis Oliveira Sousa (Beberibe)

VETERANO (visitante)
1° lugar: Andiro Cleiton Pereira (Grossos)
2° lugar: Juarez Pereira da Silva (Tibau)
3° lugar - Francisco Segundo da Silva (Tibau)
FEMININO (visitante):
1° lugar: Cíntia Gabriely (Jaguaruana)
2° lugar: Ângela Maria (Aracati)
3° lugar: Ana Caroline (Jaguaruana)

ESPECIAL:
1° lugar: Eliel Simões (Aracati)
#Esporte 05/09/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Maratona da Independência será realizada nesta sexta, 7 Nesta sexta-feira, 7 de setembro, a Prefeitura de Icapuí realizará a segunda Maratona da Independência. A largada será às 8h, em Ibicuitaba, com direção à Praça Central Adauto Róseo, Centro, com um percurso de 6 quilômetros.

Os interessados em participar devem efetuar a inscrição gratuitamente na Secretaria de Esportes e Turismo portando um documento original. Podem se inscrever até mesmo no dia da prova, tanto na secretaria como no local da largada, uma hora antes da prova.

Os atletas icapuienses podem participar em seis categorias: iniciante, aberto, feminino, sub 17, veterano 40 e veterano 50. Os corredores de outras cidades têm como opção as categorias aberto, veterano e feminino. A premiação aos vencedores será com medalhas, troféus e dinheiro.
#Esporte 15/08/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Atleta icapuiense vence Campeonato Brasileiro de Taekwondo no Rio de Janeiro O atleta icapuiense, Vitor Hugo, 20 anos, sagrou-se campeão brasileiro de taekwondo pela competição que aconteceu no último final de semana, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. Mais de 400 atletas de diversos estados brasileiros participaram da competição, segundo a FECET (Federação Cearense Esportiva de Taekwondo). Além de Vitor Hugo, categoria adulto -74kg, o também filho de Icapuí, João José, representou o Ceará na categoria adulto -80kg, nesse evento.

Após combater com os representantes do Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Norte, Vitor Hugo chegou à final disputando com o campeão brasileiro de 2017, Bruno Castro, de Goiás, adquirindo o título de campeão brasileiro com placar de 3x2.

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Turismo e Esporte, parabenizou e homenageou o atleta entregando-lhe troféu de honra ao mérito.

Vitor Hugo disse sentir-se lisonjeado e afirma ser uma honra representar sua cidade e Estado.

"Estou muito grato e honrado por essa homenagem. É uma honra poder representar minha cidade, meu Estado e até meu país em todas as competições que eu vou. Essa [competição], para mim, teve um peso especial. Foi a primeira vez que fiz um tour, eu já estava viajando há 15 dias. Participei de uma competição na Argentina, e por pouco não trouxe a medalha de lá também. Retornado fiquei no Rio de Janeiro para essa competição, a qual conclui com resultado favorável. Estamos [agora] com planos em outras competições que estão por vir", acrescentou.

Em 2015, o atleta conquistou medalha de prata nos jogos sul-americanos da juventude que aconteceu em Lima, no Peru.

O secretário da pasta, Segundo Paz, disse estar feliz em poder contribuir com projetos como esses e parabenizou os atletas e a Associação Icapuiense de Taekwondo (AIT).

"Os benefícios são muitos, vemos o aumento do número de crianças que estão treinando, isso é o que nos gratifica. Faremos o possível para que Icapuí se torne um grande polo de práticas esportivas, que não só forma campeões, mas que está formando cidadãos para o futuro", acrescentou.

O atleta João José, que infelizmente não conseguiu medalhar, nesse campeonato, disse estar focado nos treinos, visando a Copa do Brasil de Taekwondo.

"É uma grande satisfação ter participado, pela segunda vez, do Campeonato Brasileiro de Taekwondo. Voltamos agora a rotina de treinos, corrigindo os erros. Vou dar o meu melhor nas próximas competições. Estou feliz por poder representar nosso município e nosso Estado. Vamos lutar para que outras conquistas venham para nosso município", agradeceu.

PARCERIA

A AIT treina crianças e jovens icapuienses que desejam ingressar nesse esporte. Atualmente, a associação possui dois pontos de treinamento, no Centro de Juventude e Cidadania (CJC), no Centro e na comunidade de Mutamba. Atende crianças e jovens a partir de 4 anos de idade.

A Prefeitura de Icapuí, até o momento, já investiu em torno de R$ 72 mil, através de convênio firmado com a associação, no ano passado. O presidente, Adriano Rebouças, agradeceu o apoio da prefeitura.

"O convênio vem ajudando muito o projeto. No ano passado, alcançamos quase 180 medalhas, entre atletas e participantes. Alavancamos as turmas de 30 a quase 80 atletas no ano passado. Esse ano estamos em uma média de 75 a 90 atletas, a turma só vem crescendo".

Segundo Paz enfatizou a importância da associação que, "há muitos anos está nessa luta e os atletas vêm correspondendo todo esse esforço. Nós [Secretaria de Esporte e Turismo] e Prefeitura Municipal de Icapuí nos sentimos honrados em poder contribuir por meio desse importante convênio que dá possibilidade aos atletas para competir em outros estados e fora do país".
#Esporte 13/08/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Secretaria de Esporte e Turismo realiza Torneio dos Pais e inauguração da iluminação da quadra de Melancias de Baixo A Secretaria de Esporte e Turismo realizou nesta sexta-feira, 10, o Torneio dos Pais, em alusão ao Dia dos Pais, na comunidade de Melancias de Baixo, atendendo solicitação da Associação dos Moradores . O torneio de futsal marcou a inauguração da nova iluminação da quadra. Os jogos aconteceram na quadra da Escola Maria Edilce Barbosa, com a participação de seis times.

O time da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento de Icapuí venceu a disputa e voltou para casa com o troféu de vencedor.

O secretário de Esporte e Turismo do município, Segundo Paz, ressaltou que a ideia é "incentivar as práticas esportivas nas comunidades mais distantes e o lazer de forma geral".
#Turismo 25/06/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Gastronomia e shows musicais marcam a 12ª edição do Festival da Lagosta de Icapuí Icapuienses e turistas degustaram deliciosos pratos que levam a lagosta como ingrediente principal e se divertiram com shows musicais durante a 12ª edição do Festival da Lagosta de Icapuí entre os dias 22 e 24.

A realização do evento foi do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Uma arena gastronômica foi montada no calçadão da praia de Barreiras onde, nos dois primeiros dias, foi apresentada uma variedade de pratos do crustáceo com receitas criadas pelos empreendedores locais. Os pratos foram comercializados a um preço único de R$ 15.

Os shows musicais ficaram por conta de Daniella Campelo, os Alfazemas, Maresia, Art Brasil, Monomotor, Mimi Rocha, Pegue Xote, Reldon Roots, Base, Katamar e Cacimba de Aluá.

Também foram ofertadas oficinas de gastronomia ministradas por Luciano Ferreira, presidente da Associação de Chefes de Cozinha do Ceará (ACC-CE); de produção musical, facilitada pelo músico, Mimi Rocha; e a oficina de audiovisual, ministrada pelo historiador, diretor, produtor e pesquisador Ted Rafael.

Para encerrar a programação, a praia de Ponta Grossa foi palco da realização da tradicional regata de botes e apresentações musicais.
#Esporte 16/05/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Escolinhas de futebol e natação estão com inscrições abertas em Icapuí Crianças e jovens interessados em participar da escolinha de futebol e aulas de natação no Espaço Esportivo O Geraldão já podem se inscrever gratuitamente na Secretaria de Turismo e Esporte e nas escolas municipais de Icapuí.

As aulas de futebol serão nas segundas e quartas-feiras em dois horários, das 7hs às 9hs e de 15hs às 17hs. As vagas são destinadas a quem tem 14 anos ou menos. Já as aulas de natação acontecem nas terças-feiras, de 8hs às 10hs e de 15hs às 17hs.

Hamilton, Tony, Jerri Brasil, Silvinho, Dotor, Monteiro, Leonardo, Maxwel, Edivanio, Hadeilton e Ricardo são os instrutores nas duas modalidades.

Outras atividades como hidroginástica, totó, vôlei de areia, futevôlei, dama, xadrez, tênis de mesa e recreação são ofertadas diariamente no espaço esportivo gerido atualmente pela Prefeitura Municipal de Icapuí.

CALENDÁRIO:

- Segunda-feira
7hs às 9hs - escolinha de futebol
15hs às 17hs - escolinha de futebol
16hs às 18hs - hidroginástica

- Terça-feira
8hs às 10hs - natação
15hs às 17hs - natação

- Quarta-feira
7hs às 9hs - escolinha de futebol
15hs às 17hs - escolinha de futebol
18hs às 21hs - futebol livre

- Quinta-feira
8hs às 10hs - hidroginástica

- Sexta-feira
7hs às 11hs - dia das escolas
13hs às 17hs - dia das escolas
16hs às 21hs - futebol livre das secretarias

- Sábado
Eventos agendados das secretarias

-Domingo
Piscina, tênis de mesa, jogos de mesa
#Lazer 14/05/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Mães e crianças de escolas de Icapuí aproveitam tarde de lazer em espaço esportivo O novo ambiente de lazer da Prefeitura Municipal de Icapuí, o Espaço Esportivo O Geraldão, proporcionou no último sábado, 12, momentos de lazer e diversão para mães dos alunos da Escola Gabriel Epifânio dos Reis, pela manhã, e os alunos da Escola Raimunda Lacerda Damião, no período da tarde.

Além das atividades já contidas no cronograma, como espaço para natação, futebol, hidroginástica, zumba e recreação, a Secretaria de Turismo e Esportes dispõe de horários destinados às escolas.

"Nesse projeto, deixamos espaço para os professores e gestores escolares levarem seus alunos para um momento de lazer. Damos essa possibilidade e a iniciativa parte da própria escola", acrescenta o secretário de Turismo e Esportes, Segundo Paz.
#Esporte 16/04/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Parceria vai construir arena de vôlei de praia e futevôlei em escola estadual A Prefeitura de Icapuí está sempre preocupada em fomentar o esporte entre os icapuienses. Prova disso foi a uma parceria fechada hoje entre a Secretaria de Turismo e Esportes com a Escola Estadual Gabriel Epifânio dos Reis. No local, será construída uma arena de vôlei de praia e futevôlei com recursos do município.

"Apesar de ser uma escola estadual, vemos a importância da extensão esportiva naquela escola porque todos os jovens estudantes de lá são jovens de Icapuí", destacou o secretário de Turismo e Esportes, Segundo Paz.
#Esporte 10/04/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Primeira etapa do Circuito Cearense de Taekwondo será realizada em Icapuí Icapuí sediará a primeira etapa do Circuito Cearense de Taekwondo neste final de semana. A competição que será realizada na Escola Professora Mizinha nos dias 14 e 15 é uma seletiva para os campeonatos brasileiros nas categorias menores, adulto e master. O evento esportivo valerá três pontos para o ranking estadual, além dos campeões garantirem vaga na seleção do estado.

O campeonato terá as categorias: Mirim (nascidos em 2010 e depois); Infantil (nascidos entre 2009 e 2007); Cadete (nascidos entre 2006 e 2004); Junior (nascidos entre 2003 e 2001); Adulto (nascidos de 2001 pra trás); Master 1 (nascidos entre 1984 e 1987); Master 2 (nascidos entre 1983 e 1974); Master 3 (nascidos entre 1973 e 1964); Master 4 (nascidos entre 1963 e 1959) e Master 5 (nascidos de 1958 pra trás).

A premiação será de medalha de ouro e camisa do evento para o primeiro lugar, medalha de prata para o segundo e medalha de bronze para o terceiro colocado. As melhores equipes receberão troféus.

A primeira etapa do Circuito Cearense é realizado pela Associação Icapuiense de Taekwondo, organizado pela Federação Cearense Esportiva de Taekwondo (FECET) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Turismo e Esporte.
#Esporte 23/01/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Maratona da Emancipação reúne mais de 100 atletas locais e de fora em prova de 6km Sol forte, concorrência de peso e seis quilômetros de pista pela frente foi o que encontraram os mais de 100 atletas de Icapuí e de outras cidades que participaram da Maratona da Emancipação realizada ontem, 22, no feriado de aniversário dos 33 anos do município.

A largada foi dada por volta das 16hs na Praça da Liberdade, em Mutamba. Pouco minutos depois, os primeiros colocados ultrapassaram a faixa da chegada no Icapel, Centro.

A comissão organizadora avaliou que o evento esportivo superou as expectativas no número de atletas locais e visitantes.

"Nós tivemos o cuidado de atender aos pedidos dos atletas locais quanto a escolha dos pontos de distribuição de água, como também na divisão da premiação. Eles preferiram diminuir os valores dados aos três primeiros colocados para estender a premiação até a sétima colocação, em algumas categorias. Isso é importante porque chama mais atletas pra participar das provas", destacou Segundo Paz, secretário de Esporte e Turismo.

A organização se preocupou também em filmar a chegada dos atletas pra sanar dúvidas quanto ao resultado e não cometer nenhuma injustiça. Com as imagens foi possível perceber que dois corredores da categoria Sub-18 chegaram empatados em segundo lugar.

A cada ano, a tendência é de que a prova evolua mais e a expectativa para as próximas edições é usar a tecnologia para profissionalizar ainda mais a competição.

Confira a seguir a relação com os nomes dos vencedores e mais abaixo uma galeria de fotos com as principais imagens da Maratona da Emancipação.

CATEGORIAS:

- VETE
RANO 40 (LOCAL)
1° Manaces da Silva - Incra
2° José Osemir de Assis - Centro
3° João José da Silva - Barreiras
4° José da Silva Mora - Redonda
5° Francisco de Gois - Serra de Olho D'água

- VETERANO 50 (LOCAL)
1° Antonio Cezar da Costa - Centro
2° Rafael Pereira da Cruz - Incra
3° Ari Amâncio de Souza - Manibu
4° Francisco Moreira da Silva - Serra de Cajuais
5° Josimar Falcão - Barrinha de Manibu

- ABERTO MASCULINO (LOCAL)
1º Ismael Pereira Lima - Ponta Grossa
2° Wilson Rodrigues da Silva - Redonda
3° Francisco Pereira Filho - Vila Nova
4° José Leandro de S. Ramos - Centro
5° Antonio Carlos M. Santos - Serra de Cajuais
6° Victor Hugo Lima - Mutamba
Lucas da Silva Rebouças - Barrinha

- ABERTO MASCULINO (VISITANTE)
1° Gilson Souza - Fortaleza
2° Silvio Agostinho S. Filho - Currais Novos
3° Marcelo dos Santos - Aracati
4° Welvis de Oliveira
Souza - Fortim

- ABERTO FEMININO (LOCAL)
1° Daniele da Silva Pereira - Mutamba
2° Ana Carla dos Santos Silva - Barrinha
3° Francisca Luana da Silva - Barreiras
4° Antoniete da Silva Santos - Serra de Mutamba
5° Lucia Elizabethe
Cordeiro - Mutamba

- ABERTO FEMININO (VISITANTE)
1° Mikele Pricila de O.Silva - Currais Novos
2° Aline Prudêncio de Freitas - Fortaleza
Fernanda Ferreira da Silva - Mossoró

- VISITANTE 40
1° Oziel José da Silva - Antônio Martins
2° Deusdeth Gonçalves Alves - Riachuelo
3° Juarez Pereira das Neves - Grossos

- SUB-18 (LOCAL)
1° Josiel da Silva - Redonda
2° Luiz Carlos Uchoa - Serra de Cajuais
2° André Victor da Silva - Redonda
3° Ernandes da Silva Bezerra - Vila Nova
4° Mateus Souza Nunes - Redonda
5° Francisco Luís da Silva - Barreiras
#Esporte 18/01/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Torneio de Futsal contará com quatro equipes de Icapuí e quatro visitantes Após duas noites de seletivas, foram definidas as quatro equipes de Icapuí que vão enfrentar quatro times visitantes no Torneio de Futsal do município que será realizado neste sábado, 20, na quadra poliesportiva de Ibicuitaba, a partir das 13hs. O campeonato integra a programação da tradicional Semana Cultural.

Os classificados locais foram Ibicuitaba, Araújo, Icapuí Futsal e Carlos Alexandre que vão enfrentar os times Mossoró, Portal Mossoró, Aracati e Cajazeiras. Todos duelam numa fase de mata-mata até sobrarem as duas melhores equipes para disputar a grande final.

"A final pode ter dois times de Icapuí, dois times dos outros municípios, como pode também ter uma equipe local contra uma visitante", explicou Segundo Paz, secretário de Esporte e Turismo.
#Esporte 11/01/2018 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO SEMANA CULTURAL: Secretaria de Esporte e Turismo recebe inscrições para modalidades esportivas A Secretaria de Esporte e Turismo está recebendo inscrições para as competições esportivas que integram a programação da Semana Cultural 2018 de Icapuí. O procedimento deve ser feito na própria secretaria, no horário das 8h às 13hs. No ato, serão informados os detalhes e horários dos jogos.

A programação esportiva conta com as seguintes modalidades:

- Futsal veterano 40
- Futsal sub 15
- Futsal feminino
- Seletiva FUTSAL
- Vôlei quadra (masculino)
- Vôlei de areia (masculino e feminino)
- Basquete masculino
- Corrida de Jegue
- Maratona (categorias aberto, veterano 40, veterano 50, feminino, sub 18 e visitantes)
- Jogos de Mesa (dama, dominó, xadrez, pitoco).
- Poker
- Tênis de mesa
- Cavalgada
#Esporte 23/11/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Final do 9º Copão de Futsal de Ibicuitaba terá quatro jogos em diferentes categorias A final do 9º Copão de Futsal de Ibicuitaba acontecerá na noite desta sexta-feira, 24, na quadra poliesportiva da comunidade. Oito equipes de quatro categorias disputam medalhas e troféus nas partidas que começam a partir das 19hs.

O primeiro jogo será da categoria sub-15, com o time de Quitérias enfrentando a equipe Ibicuitaba. Biodivas mede forças com Ibicuitaba na categoria feminina. Entre os veteranos, a disputa será entre Mutamba e Araújo. E pra finalizar, na categoria aberto, os Patetas jogam contra Ibicuitaba.

Além da premiação dos vencedores da atual edição, haverá a entrega dos prêmios aos vencedores da oitava edição do Copão que não foram agraciados naquela oportunidade. “A gestão municipal atual entende a importância de premiar as equipes finalistas do torneio passado, declarando todas elas campeãs”, destacou Segundo Paz, secretário de Turismo e Esporte.

A realização do campeonato se deu através da parceria da Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Turismo e Esporte, com a Associação de Moradores de Ibicuitaba.

JOGOS
Quitérias x Ibicuitaba (sub-15)
Biodivas x Ibicuitaba (feminino)
Mutamba x Araújo (veteranos)
Patetas x Ibicuitaba (aberto)
#Turismo 18/10/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Belezas e qualidades de Icapuí são tema de reunião entre Prefeitura e Sebrae Mar calmo, ventos constantes, dunas, coqueirais e a receptividade ímpar dos moradores fazem de Icapuí um destino turístico muito importante no estado do Ceará. Não é à toa que o município faz parte da Rota das Falésias. Tais qualidades foram ressaltadas no evento realizado na manhã de hoje, 18, pela Prefeitura Municipal de Icapuí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). No auditório da Secretaria de Educação, foram apresentadas as ações do Projeto para Estruturação do Destino Icapuí com Oferta Turística Qualificada.
A Rota das Falésias é um roteiro com deslumbrantes paisagens, em um total de 43 praias, numa área de 240 km de litoral do Nordeste brasileiro integrando os estados do Ceará e Rio Grande do Norte. É formada pelos municípios de Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, no Ceará, e Tibau, Grossos, Mossoró, Areia Branca e Porto do Mangue, no Rio Grande do Norte.
Faz parte do programa de regionalização do turismo, buscando usar estratégias mercadológicas para transformar o roteiro e tornar o produto turístico ainda mais rentável e viável.
O prefeito Lacerda Filho ressaltou a importância de visibilidade do potencial turístico da cidade através de ações como a de hoje. O chefe do poder executivo municipal pensa em realizar ações de divulgação das belezas icapuienses. Uma delas é espalhar outdoors e mini outdoors indicando os acessos às praias.
O Projeto para Estruturação do Destino Icapuí será dividido em três etapas. A primeira acontece nos meses de outubro a dezembro de 2017, identificando e hierarquizando os atrativos do município, formatando e adequando os roteiros locais. A segunda e terceira etapas acontecem no primeiro semestre de 2018 contemplará outros segmentos.
Uma das ações do projeto é qualificar comerciantes, empresários e demais profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o turismo. Os primeiros a receber treinamento são dos segmentos de hospedagem e alimentação.
Inicialmente, a capacitação abrange 15 empresas que trabalham com hospedagem e alimentação. Os interessados poderão se inscrever até 27 de outubro na Secretaria de Turismo.
“Temos que capacitar o povo de Icapuí que é um dos integrantes da Rota das Falésias, que se manifesta como roteiro de sustentabilidade e preocupação ambiental”, reforça Eliabe Crispim, presidente do Grupo de Desenvolvimento do Turismo Em Icapuí (GDTur) e supervisor de desenvolvimento turístico do município.
Estiveram presentes na reunião de hoje, empreendedores que direta ou indiretamente trabalham na área do turismo.
#Esporte 04/09/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO SEMANA DA PÁTRIA 2017 O nosso dever cívico está na garantia de direitos. Com o tema “Quem ama cuida. Esporte, cultura e educação - juntos fazemos cidadania”, a Prefeitura de Icapuí abre a programação da Semana da Pátria. A partir de segunda-feira (4) acontecem os Jogos Escolares, seguindo até quarta. Na quinta-feira, estaremos todos a postos no Desfile de 7 de Setembro, a partir das 8h. A Maratona da Independência começará às 15h. E não para aí: no sábado (9) acontece um passeio ciclístico da Praça Central até Tremembé, finalizando com um matinê na Praia. Vamos participar!

DÁ ou não dá ORGULHO tudo isso?

#SemanadaPátria #esporteculturaeducação #Icapuí #QuemAmaCuida #PrefeituradeIcapuí
#Esporte 01/09/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO MEDALHAS PARA O BRASIL, MEDALHAS PARA O CEARÁ E MEDALHAS PRINCIPALMENTE PARA ICAPUÍ! Hoje é um dia em que, do início ao fim, é de pensar no orgulho que temos pela nossa juventude icapuiense. Estão aí a prova: Ruan Pablo e Ronald Silva, que conquistaram a medalha de prata na nona edição do Pan-Americano cadete de Taekwondo, na Costa Rica. A nossa cidade está em festa. Há duas semanas, a Prefeitura Municipal firmou convênio inédito com a Associação Icapuiense de Taekwondo. Alguém duvida que nossos atletas merecem?

Parabéns, atletas guerreiros de Icapuí!!

DÁ ou não dá ORGULHO tudo isso?

#taekwondo #panamericano #icapuí #PrefeituradeIcapui #QuemAmaCuida
#Turismo 26/07/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Quer Curtir o Final das Férias??? Vem pra Icapuí!!! Amostra de Quadrilhas Municipais de Icapuí
#Turismo 06/07/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Prefeitura Municipal de Icapuí lança programação de férias! A Prefeitura Muncipal de Icapuí, através das Secretarias de Turismo e Esporte, e Cultura e Juventude, preparou, para toda a população, uma Programação de Férias que acontecerá durante todo o mês de julho, contemplando atrações culturais, artísticas e esportivas.
As férias deste ano vão estar ainda mais animadas, afinal você merece diversão!
#ProgramaçãoDeFériasIcapuí #EuVou!
#Icapuí #QuemAmaCuida!

PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS - JULHO 2017


DIA 02-DOMINGO
ATIVIDADE LOCALIDADE
HORÁRIO
Torneio de vôley Quadra de Ibicuitaba 08:00

DIA 08-SÁBADO
ATIVIDADELOCA
LIDADEHORÁRIO
Apresentações esportivas, recreação e Karaokê. Praça Central 17:30

DIA 09-DOMINGO
ATIVIDADE
LOCALIDADEHORÁRIO
Matinê de Praia com Vôley e torneio Beach Soccer Tremembé 09:00

DIAS 13 E 14-QUINTA E SEXTA
ATIVI
DADELOCALIDADEHORÁRIO
Torneio de Futsal Ibicuitaba 19:00

DIA 15-SÁBADO
A
TIVIDADELOCALIDADEHORÁRIO
Futsal/crianças (sub-13, sub-14 e sub-15) Escola Mizinha 09:00
Torneio Vôley de Areia 13:00

DIA 22-SÁBADO
ATIVIDADE LOCALIDADE HORÁRIO
Torneio de Basquete Escola Raimunda Lacerda 09:00
Apresentações culturais e artísticas Praça Central 19:00

DIA 23-DOM
INGO
ATIVIDADE LOCALIDADE HORÁRIO
Matinê de Praia, Vôley e torneio Beach Soccer Redonda 09:00

DIAS 27 E 28-QUINTA
E SEXTA
AT
IVIDADE LOCALIDADE HORÁRIO
Dia 27/ 07: Abertura da V Amostra dos Agricultores e Empreendedores de Icapuí, com o Encontro de Mulheres Empreendedoras. Auditório da Secretaria de Educação 9:00
Dia 28/07: V Amostra dos Agricultores e Empreendedores de Icapuí. Centro Das 07 às 23:00

DIAS 29 E 30- SÁB
ADO E DOMINGO
ATIVIDADE LOCALIDADE HORÁRIO
Dia 29
/07: Matinê Barreiras 09:00
Dias 29 e 30/07: Shows e Festival de Quadrilhas A definir 19:00
#Turismo 13/06/2017 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO GDTur em parceria com a Prefeitura de Icapuí realizam o XI Festival da Lagosta - Icapuí de todos os sentidos. O GDtur em parceria com a Prefeitura de Icapuí e patrocinado pelo SEBRAE, Instituto Agropolos, Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Governo Federal, realizam nos dias 15 a 18 de junho de 2017, o XI Festival da Lagosta, com o tema: Icapuí de todos os sentidos. O evento consta de uma programação cultural bastante diversificada e fazendo uma homenagem a Belchior. Veja a programação abaixo:

Programação Cultural
15 de junho de 2017 - Quinta-Feira (Praia de Barreir
as)
· 19h30 - Salão Gastronômico com Música ao Vivo - Koka
· 22h - Lapada Louca (Forró)
· 00h - Forró dos 3 (Forró das Antigas)

16 de junho de 2017 - Sexta-Feira (Praia de Ba
rreiras)
· 19h30 - Salão Gastronômico com Música ao Vivo - Gildasio
· 22h - Vitrola Mágica (Rock Anos 60, 70 e 80)
· 00h - Thathi (Tributo a Cássia Eller)
· 01h30 - The Clapton (Axé)

17 de junho de 2017 - Sábado (Praia
de Barreiras)
· 19h30 - Salão Gastronômico com Música ao Vivo - Koka
· 21h - Paulo Façanha (MPB)
· 22h30 - Maria Gadú
· 00h - Brasas do Sertão (Forró)

18 de junho de 2017 - Domin
go (Praia de Redonda
· 11h - Regata de Jangadas
· 12h - Reldon Roots (Reggae)
· 13h30 - Maresia (Reggae)
· 15h - Renata Falcão (Forró e Sertanejo Universitário)
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 23:01:43